Você não Precisa Ser Um Gênio para Aprender Matemática

19 Flares Facebook 17 Google+ 2 Twitter 0 19 Flares ×
 

Embora a busca por aprovação em algum concurso público onde cai Matemática vai exigir dedicação de sua parte, você não precisa ser um gênio, nerd, cdf ou qualquer ser parecido.

Em concursos, muitos estudantes se esquecem do que é básico, esquecem do como estudar, das técnicas que existem e principalmente do embasamento teórico necessário para dar continuidade a aprendizagem em determinado assunto.

Neste artigo, apresentaremos algumas noções básicas que são esquecidas no momento da preparação relacionadas não só com a Matemática, mas que podem ser aplicadas a outras áreas.

O motivo deste artigo veio após uma análise dos diversos comentários sobre as dificuldades em aprender Matemática tão rapidamente para concursos. Logo abaixo, descrevo um pouco sobre este tema baseado na experiência adquirida em sala da aula ao longo do tempo e já adiantando como descrito acima, para aprender Matemática será necessário dedicação, mas não ser um gênio!

Preciso de um Objetivo

Antes de começar a estudar, uma dica que sempre passo para os estudantes é que eles procurem definir um objetivo, ou seja, por que devo estudar isso ou para quê? Procure definir o concurso que deseja ser aprovado ou o cargo que deseja exercer um dia, estabeleça um foco.

Bem você estabeleceu seu objetivo, o cargo que deseja. Você olha o que vai cair na prova e lá está a Matemática. Pronto! Neste momento muitos ficam pensativos “vou ou não vou”, pelo menos aqueles que não tem embasamento necessário de Matemática ficam pensando em como aprender todo conteúdo se a data da prova está próxima.

Como Aprender Matemática se a Data da Prova está em cima do Prazo?

Simples, se não possui uma base sólida não vai conseguir a tempo! É duro ouvir isso? Sim, mas é a pura verdade que muitos não querem escutar e que outro tanto não tem coragem de dizer para o candidato.

O que aprendi com minha experiência adquirida como aluno/candidato e professor é que como aluno/candidato nos inscrevemos pensando que vai dar tempo de aprender todo o conteúdo em dois meses antes da prova ou geralmente pensa-se em acertar um número maior de questões em outras disciplinas e fazer somente o “arroz com feijão” no caso da Matemática. Mas só isso não é suficiente.

Como professor, sei que é uma correria para “empurrar” a matéria toda em dois meses, somente os estudantes com bom embasamento terão condições de acompanhar e poder praticar de modo eficaz, realizando muitos exercícios e simulados.

Tudo isso baseado em minha experiência referente a aulas presenciais.

Se você não tem embasamento suficiente, não aprendeu de fato nem a Matemática do sexto ano na escola, fica uma dica de que será muito difícil se preparar para o dia da prova de forma a conseguir ser aprovado.

Não adianta querer aprender tudo em cima da hora, se você não tem o mínimo de embasamento, procure antes saber o que sabe do assunto. Até que ponto eu sei?

Qual a Solução?

O ideal aqui é parar, analisar e não jogar dinheiro fora com cursos, inscrição sabendo que não vai se preparar adequadamente. Muitos programas de Matemática em concursos abordam temas que precisam de outros, mas que não estão descritos no edital, para serem de fato aprendidos.

Por exemplo: já vi em editais a cobrança de logaritmos, mas em momento algum no programa consta o assunto potências. Para ter um certo domínio de logaritmos é necessário saber pelo menos as propriedades de potências.

Muitos se inscrevem em cursos preparatórios achando que conseguirão acompanhar e logo após as primeiras aulas desistem, pois por se tratar de turmas de curta duração, os professores vão direto ao assunto sem se preocupar com a base.

Até por que, caso contrário, não há tempo suficiente para uma abordagem mais abrangente, do básico. Assim somente aqueles que já possuem determinado conhecimento logram êxito.

Procure se preparar com antecedência para poder de fato verificar quais são suas dificuldades e saná-las.

Em Matemática para concursos é necessário antes dominar pelo menos assuntos como: expressões numéricas, potências, radicais, frações, regra de sinais, etc. De modo geral é bom saber o conteúdo do sexto ano do ensino fundamental para dar continuidade.

Leia o artigo: Como Montar um Programa de Estudo Eficaz em Matemática para Concursos

Se for este o seu caso procure primeiro aprender a base, seja em um curso presencial, curso online ou com professor particular. Novamente, faça um check up de sua situação!

Saiba também quais os assuntos de Matemática mais cobrados em concursos.

Chamo a atenção para o fato do que estou escrevendo não ser uma regra em si, sempre há casos a parte. Descrevo somente o que observei acontecer com um grande número de estudantes.

Há Várias Maneiras de Estudar

Ao longo de seu período escolar básico, acredito que como eu, você não foi ensinado a como estudar e nem se interessou por tal. Este é um assunto para outro artigo, mas chamarei a atenção para alguns pontos.

Precisamos saber como estudar, como fazer provas, pois saber a matéria não é a mesma coisa que saber fazer provas. Você sabia que existe até técnica para “chutar” uma questão, o chamado chute consciente?

Já vi alunos que mal sabiam 50% de teoria serem aprovados pelo simples fato de saberem fazer uma prova, enquanto outros dominarem mais de 80% do conteúdo e mal conseguirem acertar metade da prova.

Existem diversas técnicas para otimizar o tempo de estudo, técnicas para aprender mais e melhor, técnicas para uma melhor leitura, técnicas para fazer provas. Enfim, tem muito mais assunto para ser apresentado, mas vamos terminar este artigo com uma dica que explica muito bem o que chamamos de aprender a aprender.

Conclusão

Este tema não termina com o artigo, sabemos que existem muito mais informações a serem discutidas, não listamos ou descrevemos nenhuma técnica aqui, isso pode ser assunto para um outro post.

Entretanto, desejamos que por hora, apesar de não tratar exatamente de Matemática, sirva para abrir caminho no sentido de uma melhor preparação, aprendizagem e conquista de seu objetivo.

Enquanto isso, quais as técnicas que você usa para estudar?

Aguardamos seu comentário. Até mais!

Insira o seu email abaixo para receber o ebook!

Sobre o Autor

autor-70x70 Thieres Machado é Professor em cursos preparatórios para diversos concursos. Autor do e-book Raciocínio Lógico Quantitativo para concursos com 40 questões resolvidas passo a passo. Continue lendo aqui.


Comentários

  • valkiany disse:

    olá boa tarde , quando você disse no artigo aprender a fazer uma prova não e a mesma coisa que saber a matéria , gastaria se possível esclarecer como aprender fazer prova, pois eu sempre faço a prova toda. depois vem revisando e acabo perdendo meu raciocínio e marcando outra resposta e quando sai o resultado percebo que fiz burrada pois se tivesse deixado a marcação anterior teria um melhor resultado , principalmente em matemática
    atenciosamente
    valkiany

    • Thieres Machado disse:

      Valkiany, existem diversas técnicas sobre como estudar, mas estudar não é somente aprender a matéria. Quando estamos falando de concursos, precisamos de mais, precisamos verificar COMO estamos aprendendo de fato e depois vem as provas, pois temos que trabalhar o lado emocional e diversas outras técnicas, como por exemplo, o chute, saber chutar consciente é um técnica que todo aquele que vai participar de um concurso, deve aprender. Um curso muito bom que sempre indico é esse aqui, dê uma olhada quem sabe te ajuda. Esse assunto, aborda muito mais pontos, mas o espaço aqui é pequeno. Continue acompanhando o blog, baixe nosso e-book que sempre envio outras dicas complementares por e-mail. Abraço!

  • Graça Vasconcelos disse:

    Professor bom dia,

    Não tenho muito tempo para estudar, mas estudar para mim é um prazer enorme….,logo nada justifica, não há barreiras para se chegar àquilo que nos acena.
    Com referência ao e-book, acuso recebimento e pergunto:estudado os 40 exercícios do e-book,até a exaustão, reviso todo o conteúdo da matemática? É claro que o assunto não se esgota,por isso aceito sugestões.

    Agradecida

    Graça Vasconcelos

    • Thieres Machado disse:

      Oi Graça, muito obrigado por comentar. Continue firme em seu objetivo, tempo nenhum de nós têm, apenas nos organizamos de forma a produzir com eficácia e eficiência, siga em frente. Meus parabéns pela sua disposição!

      Com relação ao ebook, ele não cobre todo o conteúdo de Matemática, apenas uma pequena parte, bem pequena (rsrsrs). Para revisar todo o conteúdo de Matemática, primeiro defina um objetivo e veja se é realmente necessário rever tudo (só uma sugestão). Agora caso queira de fato, vai precisar rever o conteúdo do fundamental e médio, isso se tratando de Matemática básica, ok? Abraço.

  • Rose disse:

    Olá, obrigada pelas dicas.
    Eu tenho muita dificuldade com matemática, não entra muita coisa na cabeça. Alguma dica a mais ?

    • Thieres Machado disse:

      A dica é o artigo. Abraço.

    • Joaquim Paulo disse:

      Professor, eu até domino alguns tópicos de matemática, faço provas de concurso, quando me vejo com a questão,me perco todo não sei interpretar a questão, qual dica o senhor me dá, tendo em vista que isso pode mudar minha vida, pois sempre acerto quase todas de direito e português. Ou seja, só falta matemática para eu passar em um concurso, obrigado professor, está me ajudando muitooooooooo.

      • Thieres Machado disse:

        Joaquim, muito obrigado por comentar. A dica para você melhorar está no próprio artigo. Leia novamente e se tiver dúvida comente. Temos um outro artigo também pra te ajudar: dicas para resolver problemas de Matemática. Sucesso!

        • Joaquim Paulo disse:

          Professor, boa tarde! mais uma vez eu aqui te enchendo o saco kkk, senhor Thieres, sinto que para aprender de verdade, tenho estudar tudo de novo, assim como fiz com português, será de grande ajuda se o senhor me indicar quais livros e por onde eu tenho que começar a estudar, tendo em vista que não sei nem por onde começo, se tiver dicas de livros também agradeço. Muito obrigado que deus abençoe você e sua família.

  • Camilla disse:

    Parabéns pelo site! Hoje em dia temos muitos professores mais preocupados em realizar a grade do cursinho/escola do que ensinar. Infelizmente o tempo é curto e encontrar seu site me ajudou a sentir mais confiante. Estudei em escola pública a vida inteira e fui uma daquelas alunas que odiava matemática kk mas hoje percebo que é possível se houver dedicação e até admiro a mesma. Atualmente sou vestibulanda de medicina e meu maior obstáculo é a área de exatas, tenho uma boa base nas outras áreas, e gostaria de pedir um conselho: esse ano vou dedicar 6 meses para as exatas, o que você acha disso? Tem alguma dica, etc.? Fico agradecida desde já! Parabéns pelo trabalho novamente!

    • Thieres Machado disse:

      Camilla, muito obrigado por seu comentário. Com relação ao seu estudo da área de exatas, acho importante você se dedicar muito, já que tem dificuldade, mas jamais deixe de praticar com as outras disciplinas (cuidado). Faça bastante exercícios e resolva muitas questões anteriores do concurso que deseja. Vestibular para medicina é concorrido demais, então procure aprender de fato, inclusive como se faz provas (se já sabe desconsidere).

      E quando sentir vontade de desistir, lembre-se do seu objetivo, tenha foco. Grande abraço e sucesso.

  • Katia Mendes disse:

    Parabéns e obrigada por disponibilizar esse material, está sendo essencial para meus estudos. Valeu professor!

  • mary silva disse:

    parabéns! suas sugestões são de grande ajuda para mim! e seu e-book é ótimo! aprendi muito com ele! um grande abraço!

  • Lucas Barreto disse:

    Olá Thieres. Parabéns pelo trabalho. Minha dúvida é sobre quanto tempo estudar para fazer faculdade de matemática na federal do Ceará. Ainda estou dominando a matemática do fundamental, mas digamos que eu estude por 8h todos os dias durante 1 ano ou 2, poderei fazer uma boa facul de matemática? Obrigado, abraço!

    • Thieres Machado disse:

      Oi Lucas, a quantidade de horas de estudo vai depender muito da qualidade de seu estudo, isto é, tem gente que aprende o conteúdo x em duas horas, mas outras podem gastar mais ou menos tempo (só exemplo!). Agora, com relação a faculdade de Matemática, você precisará dominar as técnicas de demonstrações, pois ao contrário do que muita gente pensa, na faculdade de Matemática (Federais) pouco se trabalha com números (isso de modo geral) como estamos acostumados no ensino médio. Geralmente na escola básica pouco se trabalha demonstração, mesmo as mais básicas e isso é um choque muito grande para alunos oriundos principalmente da escola pública. Para você ter um melhor direcionamento, pesquise mais sobre o que faz um Matemático ou mesmo visite o instituto de Matemática da universidade se possível. abraço.

  • Geraldo disse:

    Parabenizo a iniciativa de compartilhar conhecimento e a sinceridade abordada no artigo. Com a boa Paz, sucesso.

  • rodrigo disse:

    Excelente dica Professor! estou me preparando para o concurso da petrobras, realmente tem que ter foco no objetivo!

  • Idailtonsa disse:

    Bom dia professor!!

    Gostei muito de seu blog, tem muitas coisa de matemática que estou relembrando, é de pessoas assim que o mundo estar precisando… continue ajudando a quem precisa, Deus vai te recompensar, um grande abraço.

  • Maria de Lourdes dos Santos disse:

    Muito grata professor, por dicas e aulas bem preciosas. Que Deus te abençoe hoje e sempre. Um abraço.

    • Thieres Machado disse:

      Maria,

      eu é que agradeço sua visita e comentário. Nosso desejo é ajudar cada vez mais pessoas. Continue acompanhando o blog, ok?

      Grande abraço.

  • Madalena Bremm disse:

    O material que você proporciona ajuda muitoa entender e resolver os problemas de matemática . Tens razão quanto as resoluções dos exercício temos que saber o básico. O Cálculo básico é fundamental para meus estudos, é um presente para nós concursados. Muito obrigada pela iniciativa. Tem como criar um ebook de mt financeira e estatística? Bahhh seria uma mão na roda! Abraço.

    • Madalena Bremm disse:

      Quis dizer, concurseiros…

    • Thieres Machado disse:

      Madalena,

      em primeiro lugar muito obrigado pela sua visita e por seu comentário. Aproveite o blog e volte sempre que precisar, ok?

      Com relação ao e-book que você sugeriu, temos outros projetos a frente, outros e-books! Mas sua sugestão está anotada e a analisaremos com todo carinho.

      Obrigado por sua participação e sucesso sempre!

  • Isabela disse:

    Olá, baixei o e-book e achei ótimo, as questão estão explicadas de forma clara e simples, facilitando a compreensão. Nesse artigo, as dicas são fundamentais para um bom aproveitamento e estudo, muito bom! Parabéns pelo excelente trabalho e sempre estou acompanhando.

    • Thieres Machado disse:

      Isabela,

      o que dizer de um comentário como esse? Simples … muito obrigado :-) obrigado pelo seu tempo em nos acompanhar. Se comentário reforça em muito nossa busca por oferecer material de qualidade para que pessoas como você tenham sucesso na busca pela aprendizagem.

      Grande Abraço.

  • joao disse:

    ei cara quero participar o que eu faço ?

  • Gabriel de Moura disse:

    Grandes orientações !

    Sobre as técnicas de estudo e como fazer provas, indicaria o livro do Doutor W.Douglas é ótimo.

  • Flávia Daiana disse:

    Muito bom!!!
    Tenho aprendido muito, com seus e-books e suas sugestões.

  • roberto disse:

    Verdade! Sem ter uma base não dá para seguir adiante com sucesso e agora aprendo a lição disso por tirar nota baixa e mesmo assim é verdade quem não sabe fazer uma prova direito mesmo dominando todo o conteudo fica perdido mesmo eu que não tive uma base escolar boa na zona rural nos ultimos concursos tive uma nota muito superior de quem teve uma ótima formação escolar e por isso agora to buscando fechar essas lacunas de aprendizado que tanto tem me afetado a conseguir o sucesso.

    • Thieres Machado disse:

      Roberto,

      continue firme no seu objetivo. Devemos sempre ter atenção ao seguinte fato: fazendo ou não fazendo algo o tempo vai passar de qualquer jeito, então é melhor que se faça.

      Valeu pela visita e comentário.

      Grande Abraço.

  • RAWLINSON disse:

    acho que só vou aprender matemática com aulas presenciais, porque, estudo pelo só matemática, faço exercícios, leio, copio… mas, chegou na hora da prova… rendimento é de 35%, 40%. em português, tenho 75% a 80% de aproveitamento, quero equilibrar em média com matemática e assim ter uma colocação entre os 10 primeiros, já que nas outras matérias também tenho média maior que matemática. eu gosto de estudar, é possível aumentar minha média através de um de seus cursos?

    • Thieres Machado disse:

      Rawlinson

      somente estudar não é suficiente. Verdade seja dita! Em concursos existe uma diferença entre saber a matéria e saber fazer prova. Procure além de estudar, aprender técnicas sobre aprendizagem, sobre como fazer provas.

      Um curso que sempre indicamos que ajuda muita gente é o Manual do Concurso (clique para ver)

      Um forte abraço e sucesso!

  • bruna disse:

    muito bom!!!

  • Ivanilde disse:

    Olá professor, boa noite!

    Você de técnicas para fazer uma prova, fiquei curiosa! Será que eu estou usando as técnicas certa para aprender ou fazer uma prova de concurso?
    Gostaria que deixasse algumas técnicas.

    Também gostaria de alguns exercício embasado nas leis de Morgan.

    • Thieres Machado disse:

      Ivanilde,

      em breve pretendo escrever um artigo sobre técnicas de estudos. Com dicas sobre como estudar, como fazer uma prova, etc. Continue acompanhando o blog para ficar atualizada sobre as novidades. Sua sugestão para exercícios está anotada!

      Um abraço e sucesso! :-)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *