Como se Resolve uma Expressão Numérica?

161 Flares Facebook 156 Google+ 4 Twitter 1 161 Flares ×

Nesta postagem, temos o objetivo de esclarecer algumas dúvidas com relação à resolução de expressões numéricas com números naturais, por se tratar de um assunto tão comum em concursos.

Veremos o que é uma expressão numérica e como se desenvolve o processo de resolução envolvendo as operações de soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.

Veremos também qual procedimento seguir quando aparecem parênteses “( )”, colchetes “[ ]” e chaves “{  }”.

Observe que, vamos trabalhar somente com números naturais, deixaremos para outra oportunidade o desenvolvimento com números inteiros (positivos e negativos) e racionais (frações, decimais, dízimas), já que estamos iniciando o assunto, vamos desenvolvê-lo a partir do básico.

VídeoAula Resolvendo Expressões Numéricas

Sugerimos que antes de ver os exemplos abaixo, você assista nossa vídeoaula sobre resolver expressões numéricas. Clique aqui para assistir.

Mas, o Quê é Uma Epressão Numérica?

É uma sequência de operações matemáticas envolvendo números.

Imagine a seguinte situação:

O senhor Vendravar é um comerciante e tinha 80 tubos de cola COLATUDO. Nesse mesmo dia, ele vendeu 35 tubos. No dia seguinte, vendeu outros 32. Como o estoque estava acabando, ele comprou 60 tubos dessa cola. Com quantos tubos de cola o comerciante ficou?

Veja que podemos representar todos os passos dessa situação com operações matemáticas ( + e – ):

clip_image002

Vamos calcular o valor da expressão numérica acima, assim teremos a resposta do problema:

clip_image002

Note que, para determinar o valor da expressão numérica acima que envolve adição e subtrações, efetuamos essas operações na ordem em que se apresentam, isto é, da esquerda para a direita.

Bem, veremos as expressões numéricas que envolvem todas as operações. Na resolução das expressões numéricas, as operações devem ser efetuadas na seguinte ordem:

1ª. Potenciações e Radiciações, na ordem que aparece.

2ª. Multiplicações e Divisões, na ordem que aparece.

3ª. Adições e Subtrações, na ordem que aparece.

Nas expressões em que aparecem sinais de associação eles devem ser eliminados na seguinte ordem: parênteses clip_image002colchetes clip_image002chaves.

Agora, vamos aos exemplos!

Determine o valor das expressões:

clip_image002ERRADO! clip_image004CERTO!

 

clip_image002           clip_image002

Veja que a única diferença entre essas duas expressões b1 e b2 é a posição dos parênteses. Repare que os resultados das duas expressões são diferentes. Por isso, a posição dos parênteses é muito importante.

clip_image002

clip_image002

Conclusão

Com estes exemplos, acreditamos que nosso objetivo foi atingido, o de mostrar basicamente como se resolve uma expressão numérica. É claro que este assunto não se esgota com esta postagem, vem muito mais pela frente!

Agora, acesse o link abaixo e faça os exercícios para fixar a teoria aprendida.

Exercícios de expressões numéricas

Ainda tem alguma dúvida? Quer fazer a sugestão de algum tópico? Quer fazer algum comentário?

Compartilhe no espaço abaixo para comentários, sua dúvida pode ser a dúvida de outros e você contribui para a melhoria do blog.

Acompanhe o blog, preencha em “Receba material gratuita para concursos em seu e-mail” acima a direita na barra lateral e fique por dentro das novidades. :-)

“Não deixes para a tarde o que puderes realizar pela manhã.” A Vós Confio

Curso de Raciocínio Lógico para Concursos

Insira o seu email abaixo para receber o ebook!

Sobre o Autor

autor-70x70 Thieres Machado é Professor em cursos preparatórios para diversos concursos. Autor do e-book Raciocínio Lógico Quantitativo para concursos com 40 questões resolvidas passo a passo. Continue lendo aqui.


Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *