Como Resolver uma Expressão Numérica?

Baixar ebook expressões numéricas

Nesta postagem, temos o objetivo de esclarecer algumas dúvidas com relação à resolução de expressões numéricas com números naturais, por se tratar de um assunto tão comum em concursos.

Veremos o que é uma expressão numérica e como se desenvolve o processo de resolução envolvendo as operações de soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.

Veremos também qual procedimento seguir quando aparecem parênteses “( )”, colchetes “[ ]” e chaves “{  }”.

Observe que, vamos trabalhar somente com números naturais, deixaremos para outra oportunidade o desenvolvimento com números inteiros (positivos e negativos) e racionais (frações, decimais, dízimas), já que estamos iniciando o assunto, vamos desenvolvê-lo a partir do básico.

VídeoAula Resolvendo Expressões Numéricas

Sugerimos que antes de ver os exemplos abaixo, você assista nossa vídeoaula sobre resolver expressões numéricas. Clique aqui para assistir.

Mas, o Quê é Uma Expressão Numérica?

É uma sequência de operações matemáticas envolvendo números.

Imagine a seguinte situação:

O senhor Vendravar é um comerciante e tinha 80 tubos de cola COLATUDO. Nesse mesmo dia, ele vendeu 35 tubos. No dia seguinte, vendeu outros 32. Como o estoque estava acabando, ele comprou 60 tubos dessa cola. Com quantos tubos de cola o comerciante ficou?

Veja que podemos representar todos os passos dessa situação com operações matemáticas ( + e – ):

clip_image002

Vamos calcular o valor da expressão numérica acima, assim teremos a resposta do problema:

clip_image002

Note que, para determinar o valor da expressão numérica acima que envolve adição e subtrações, efetuamos essas operações na ordem em que se apresentam, isto é, da esquerda para a direita.

Bem, veremos as expressões numéricas que envolvem todas as operações. Na resolução das expressões numéricas, as operações devem ser efetuadas na seguinte ordem:

1ª. Potenciações e Radiciações, na ordem que aparece.

2ª. Multiplicações e Divisões, na ordem que aparece.

3ª. Adições e Subtrações, na ordem que aparece.

Nas expressões em que aparecem sinais de associação eles devem ser eliminados na seguinte ordem: parênteses clip_image002colchetes clip_image002chaves.

Agora, vamos aos exemplos!

Determine o valor das expressões:

clip_image002ERRADO! clip_image004CERTO!

 

clip_image002           clip_image002

Veja que a única diferença entre essas duas expressões b1 e b2 é a posição dos parênteses. Repare que os resultados das duas expressões são diferentes. Por isso, a posição dos parênteses é muito importante.

clip_image002

clip_image002

22 Questões para Você Praticar!

Baixar ebook expressões numéricas

Com estes exemplos, acreditamos que nosso objetivo foi atingido, o de mostrar basicamente como se resolve uma expressão numérica.

É claro que este assunto não se esgota com esta postagem, vem muito mais pela frente!

Então, para você verificar sua aprendizagem na prática, disponibilizamos um ebook com 22 questões de expressões numéricas resolvidas totalmente GRÁTIS.

» Clique aqui para baixar o ebook agora!

Ainda tem alguma dúvida? Quer fazer a sugestão de algum tópico? Quer fazer algum comentário?

Compartilhe no espaço abaixo para comentários, sua dúvida pode ser a dúvida de outros e você contribui para a melhoria do blog.

Acompanhe o blog, preencha em “Receba material gratuita para concursos em seu e-mail” acima a direita na barra lateral e fique por dentro das novidades. 🙂

“Não deixes para a tarde o que puderes realizar pela manhã.” A Vós Confio

261 Comentários


  1. Professor……. oque não entendo, é que muitos dizem que quando tem divisão e multiplicação se resolve a que vier primeiro.. mas muitos outros também dizem que primeiro se resolve apenas a mutiplicaçao, mesmo que a divisão venha primeiro..
    e interfere no resultado sim!
    no caso dessa questão: 2 + 6 : 2 x 3.
    resolva pf, obrigada

    Responder

    1. Oi Bianca, deve-se resolver na ordem em que aparecerem. Se aparecer primeiro multiplicação, faça a multiplicação ou se aparecer primeiro a divisão, faça a divisão. Estude a aula novamente e com atenção nesse ponto. Abraço!

      Responder

    1. Que bom Arsenio. Obrigado pela visita e comentário. Abraço 🙂

      Responder

  2. seguindo o seu raciocinio, penso que vc parece ter errado no final da resolução ou nao entendi, no final da resolução da questão d, vc resolveu assim:
    =10:10×3
    = 1 x 3
    = 3
    se seguirmos a ordem de prioridade que voce disse, seria multiplicação e divisão, na ordem assim relatada, então, nao seria esse o resultado?
    =10:10×3
    =10:30
    = 0,333…

    segundo a prioridade, sabemos que multiplicação e divisão estão na mesma prioridade, mas a multiplicação, segundo ate sua explicação vem primeiro, o que altera o resultado final, ou se sua resolução estiver correta, então a ordem é o contrario, seria divisão e multiplicação…

    Responder

    1. Oi Vilson, como vai? Estude a aula novamente. Observe que quando aparecer multiplicação e divisão, devemos executar as operações na ordem em que aparecer, ok? O que você entende sobre isso? Abraço!

      Responder

      1. Oi eu sou uma estudante do sexto ano e tenho muita dificuldade na matematica e preciso de ajuda teria como me ajudarem?

        Responder

        1. Oi karina, tudo bem contigo? Desejo que sim. Se você tiver alguma dúvida sobre algum conteúdo do blog, fique a vontade para comentar, ok? Abraço!

          Responder

  3. Gostei muito, me ajudou bastante nas minha provas e tbm nas minhas dúvidas! Obgd!!!

    Responder

    1. Que bom, Antônia. Ficamos felizes em saber que estamos ajudando. Aproveite sempre que precisar.

      Abraço!

      Responder

  4. a expressão 4 + 3 .2 = ? em seu comentários seria 10 , logo um professor de curso preparatório para concurso seria 14, e agora ?

    Responder

    1. As regras estão claras : 1° radiciacão, potecias, 2° multiplicação, divisão e 3° soma, subtração. Então fica o valor 10 mesmo: 4+3.2 = 10 = (3.2=6) agora pega o 6 e soma mais 4 certo. 4+6= 10

      Responder

    2. 4+3.2=primeiro resolvemos a multiplicação
      4+6=três vezes dois e igual á 6
      quando não aparece o sinal e + então… +4+6=10,,

      Responder

    1. olá, Thieres
      Encontrei teu blog e adorei a forma de abordagem simples e da qual compreendi por sua forma de se expressar clara e objetiva!!!!
      Tenho me esforçado pra revisar alguns assuntos evidenciando a necessidade de passar em um concurso, mas estou sentindo dificuldades nos conteúdos de equações de 1 e 2 graus, pode me ajudar!?
      Desde já agradeço por tua atenção, se me enviar alguns exercícios e explicações básicas de resoluções!
      Obrigada!!!

      Responder

      1. Oi Jupiranan, muito obrigado por comentar. Com esforço e persistência tenho certeza que vai atingir seu objetivo. Veja na barra lateral em Exercícios ou Questões resolvidas sobre os temas que procura, ok? Abraço!

        Responder

  5. Eu queria saber com resolver expressões numéricas com : Parênteses, Colchetes, Chaves, e Raiz Quadrada. Porquê na minha sala estamos no Capitulo de Expressões, e eu não entendi bem as Expressões Numéricas. :(, Por Favor, me ajudem…

    Responder

  6. não entendo muito mas quero aprender como fazer a espreçao numérica de .

    Responder

    1. as expressões numéricas de matemática são muito dificil estou estudando bastante para aprender eu ja sei outras expressões mais facil que tem

      Responder

  7. Eu adoro fazer contas, principalmente divisão.Mas eu estou em época de aprender expressões numericas.Mais logo no dia que a professora ensinou para a turma eu estava no Grêmio Estudantil, eu adorei estar lá, mais quando voltei a professora não quis explicar.Então quero saber como posso aprender rápido. ( segunda-feira teve uma prova, e teve expressões, tive que fazer uni duni te )kkk !!!!

    Responder

  8. aprendi!!!mais queria exercicios online como problemas com igual a 1° questão da blog!!!entendi!!!!

    Responder

  9. Ola, eu queria perguntar a regra de mais e menos para que nao fique com numeros negativos pois isso esta me embaralhando toda , e meu professor e eum lixo entao me explica pf 🙂

    Responder

  10. Eu entendi tudo até passei na minha prova mas quero saber como é que si resolve uma expressão numéricas com frações

    Responder

  11. Eu amo muito fazer contas, olhando assim parece ser bem facil mais quando se vai fazer é bem dificinho… Mais mesmo assim eu gosto de fazer.

    Responder

  12. Olá, gostei do seu blog mas surgiu uma dúvida ao analisar os seguintes exercícios:
    No exercício a) 2+3×5 começou por multiplicar 3×5 e o resultado final foi 17. Mas no exercício d) num dos passos 10:10×3 primeiro dividiu 10:10 e o resultado multiplicou por 3 e o resultado final também foi 3. Não devia multiplicar primeiro e depois dividir? Isto é 10:30? O resultado final não devia ser uma dízima periódica infinita? 0,3333…
    Aguardo pelo seu comentário. Obrigada

    Responder

      1. Ola,a ordem preve multiplicaçao e apos divisao, e no exemplo vc resolveu primeiro divisao apos multiplicacao. Entendo a inversao no final da expressao,mas muda o resultado. Tipo essa :
        -conteúdo editado-
        se resolver multiplicacao primeiro sai -7 e se divisao primeiro -4. E agora????

        Responder

        1. Lurivero, você estudou o artigo? Com relação a multiplicação ou a divisão estas devem ser realizadas na ordem em que aparecerem. Se aparecer multiplicação primeiro, faça a multiplicação. Se aparecer divisão primeiro, faça a divisão. Estude novamente o artigo, no ponto sobre a ordem das operações. Abraço.

          Responder

    1. mutiplicações e divisões, são o mesmo, vc resolve pela a ordem da esquerda para a direita, como explicado acima.

      Responder

    2. Olá, Boa tarde, a regra diz o seguinte: Resolve_se primeiro multiplicação e divisão na ordem que vier, então se divisão vier na frente será a primeira, se quem vier na frente for multiplicação, multiplica. …

      Responder

  13. Adorei seu blog. Recordei como resolver expressões numéricas.
    Parabéns e obrigada por me ajudar. Valeu mesmo!!

    Responder

    1. Que bom que gostou Eni. Obrigado por participar. Forte abraço!

      Responder

      1. Eu adorei muito aprender com voce isso e bom pk nao era fa dji matematica e agora tiri 3 mais tenho dji aumenta para 4/5 obrigada

        Responder

  14. gostei porque na primeira lida ja aprendi e muito bom pro comteudo do 7 ano

    Responder

  15. aprende bastante, muito legal agora consigo respoder minhas atividades do 6 ano

    Responder

  16. legal!! ele esclarece muito bem as dúvidas !! espero ki você continui pondo mais matéria

    Responder

  17. Estou aprendendo expressões no 7º ano, e isso serve de mais um estudo pra mim. Já entrei na parte de equação de 1º grau e aqui é um lugar onde posso tirar duvidas que não foram tiradas em aula. Esse site é ótimo para quem tem dificuldades em matemática. Obrigado.

    Responder

    1. Nós é que agradecemos sua visita e comentário. Comente sempre que quiser Gabriel, ok? Abraço.

      Responder

  18. Muuuuito fácil…Muito simples!
    Aprendi com 8 anos e sozinha!
    …Mas gostei da explicação!

    Responder

  19. Thieres Machado, nos exemplo B1 e B2, não é simplesmente o parênteses a diferença, a rigor, o Sinal negativo se distribui através da multiplicação nos numeros 5 e 3, ou seja, -(5 + 3)= -5 -3, ja que quando efetuamos a distribuição do sinal todos ficam negativos. Nesse caso o Parênteses serve para simplificar uma Soma e explicar porque dois números de sinais igual se somam e não se subtraem mesmo quando o sinal é negativo.

    Responder

    1. Querido Mauricio, em primeiro lugar muito obrigado por participar. Seu comentário contribui em muito para ajudar outros e somar ao blog. Sobre sua afirmação, de fato, você está correto quando estamos no conjunto dos números inteiros (…,-3,-2,-1,0,1,2,3,…). Só chamo a atenção para o fato de que esse artigo aborda expressões numéricas no conjunto dos números naturais (logo no início), por isso não faz sentido seguir pelo caminho que você sugere no comentário. Nesse artigo, só trabalhamos com o zero (0) e os números inteiros positivos (os naturais), ok? Nesse artigo aqui, abordamos o que você comentou. Forte abraço!

      Responder

      1. Exatamente por isso, no conjunto dos números naturais não existe a Subtração. já que não se admite a existência do +(-5), mas admite a existência do -(-5), assim como os números naturais não comportam as divisões a/b, quando b é maior que a. Ao falar de Expressões é mais adequado o uso dos números Reais. Nessa vertente que abordo, a operação 80 – 35 -32 + 60 só existiria no conjunto dos números inteiros, já que a premissa dos números naturais é a contagem de quantidades, e não podemos expressão quantidades com números negativos. Por isso, 80-(+35)-(+32) + 60, para expressarmos quantidades.
        Quando ministrei aulas sobre Expressões Numéricas um erro muito grande é do aluno não distinguir o conjunto numérico que ele está trabalhando, nem se quer para que ele serve. E é interessante essas considerações para matemática. Aí o aluno tira aquela mecanização de dizer que sempre 1+1=2, ou que x^(0)=1.

        Responder

  20. Gostaria de saber se você já ouviu falar do método da árvore para a resolução expressões numéricas?? Minha irmã tá aprendendo isso e eu não sei o que é, pode me ajudar??

    Responder

    1. Oi Mariana, já vi esse método num livro uma vez (é somente um nome), mas não dei muita atenção, pois na verdade, para resolver uma expressão numérica basta saber a ordem das operações e dos sinais de associação. Se a criança está sentido dificuldade, temos que analisar onde está a dificuldade. Será que é no método em si? Ou será que é nas operações (adição, subt. mult., div,. pot. ou rad.)? Ou ainda, a própria pessoa que está aprendendo?

      Não gosto muito de ficar preso a métodos, mas não sei te dizer muito sobre tal método. Se souber mais alguma coisa, postarei aqui, ok? Enquanto isso, assista a nossa vídeoaula sobre expressões numéricas. Abraço.

      Responder

  21. ola eu aprendi isso ano passado no começo do ano do 6° ano mas agora que estou no 7° a prof fez uma revisão de td isso e o seu site me ajudou muito obrigada

    Responder

    1. Que bom Ana, devemos estar fazendo sempre revisões para lembrar do conteúdo. Tudo de bom.

      Responder

  22. Gostei muito.Está me ajudando pois eu tinha dado esse assunto no começo do ano e não lembrava mais muito obrigado ajudou de mais nota 100000

    Responder

    1. Valeu Luis pelo comentário. Que bom que estamos ajudando. Sucesso sempre.

      Responder

  23. Valeu me ajudou muito…pq exame é meio difícil e vcs me ajudaram muito.:)

    Responder

  24. eu intendi um pouco minha prova sera segunda e eu estou muito anciosa tomara q eu tire 10 na prova

    Responder

  25. eu intendi as expressões numéricas e só eliminar as chaves e colchetes eu gosto de expressoes

    Responder

    1. Muito obrigado pela resposta,continua assim ajudando pessoas como eu que tem algumas dificuldades em matemática,valeu!!!

      Responder

  26. Muito obrigado pelo vídeo aula,me ajudou a entender melhor,mas estou querendo explicações de Sistema Monetário,Sistema de Medidas, Regras de Três Simples e Composta. Continue assim Professor,ajudando pessoas como eu,com algumas dificuldades em MATEMÁTICA,mas com essa ajuda vou conseguir uma ótima pontuação no concurso, se DEUS quiser, VALEU mesmo, OBRIGADO.

    Responder

  27. eu agradesso muito por ter me ajudado amanhã é minha prava e sem saber expressões eu não pssaria . te agradesso muito

    Responder

  28. Meu filho acha o resultado sem montar a expressão está errado . Ja que na matemática o resultado correto não é mais importante

    Responder

    1. Janderson, não há nada de errado no fato de seu filho encontrar o resultado sem montar a expressão. Mas, em algumas provas discursivas o cálculo é necessário. Há também situações em que cálculos mais complexos podem aparecer, logo ele pode ter um certa dificuldade em desenvolver. É sempre bom pelo menos saber o mínimo em cada disciplina.

      Que bom que seu filho tem essa habilidade bem desenvolvida, mas é importante também que a escrita (matemática) seja também explorada no mínimo.

      Não entendi muito bem, por que você disse que em Matemática o resultado correto não é importante. Acredito que ambos são importantes, tanto o desenvolvimento (resolução) bem como o resultado. A resolução apresentada pelo estudante diz muito sobre sua aprendizagem sobre tal assunto, mas o equilíbrio deve ser sempre almejado. Abraço.

      Responder

  29. Olá meu filho está com muita dificuldade em expressões algébricas e calcular o valor numérico das expressões onde usa números e letras é onde ele tem maior dificuldade, se puder postar alguns exemplos e algumas regrinhas básicas para que ele possa gravar para assim poder resolver suas tarefas sem nervosismo porque é isso que acontece nas provas ele pode estudar mas chega na hora da prova da um branco, ele está na 6º série 7º ano. Desde já agradeço se for atendida!

    Responder

  30. mim perdi todinho mais nao por causa do seu blog e pq minha professora mim faz eu mim perder mesmo sabe ai ela mim esplica uma coisa ai quando eu faço do jeito que eu entende ela bota errado ai meu amigo eu mim perco todinho

    Responder

    1. Jonatas, acredito que num primeiro momento você deve conversar com a professora e apresentar onde está tendo dificuldades, peça a ela ajuda, mostre que quer aprender! Abraço.

      Responder

  31. olá … estou achando o blog ótimo e de grande serventia, está me ajudando muito a estudar. Porem estou com bastante duvida em expressões numéricas com números negativos e não achei exemplos e explicações de como resolver.

    Responder

  32. Ola parabéns vc explicou muito , minha filha está aprendendo na escola e com este post posso ajuda-la pois ela esta com dificuldade ainda mais que o jeito que ela estava fazendo não tinha nada a ver olhei o que ela trouxe feito da escola e apaguei e fizemos juntas com a ajuda do seu post, obrigado

    Responder

    1. Maria, muito obrigado pelo comentário. Estamos felizes por saber que você conseguiu ajudar sua filha utilizando o conteúdo do blog, esse é nosso principal objetivo, ajudar. Visite e comente no blog sempre, ok? Tudo de bom.

      Responder

    1. Adriele, o que você não está entendendo de fato? Explique com mais detalhes para que possamos te ajudar. Leia o artigo novamente e comente, ok? Abraço.

      Responder

  33. Oie , adorei a explicação , mas acho que deveria conter como se resolve potencia de fração nas expressões… 😉

    Responder

  34. Muito boa a explicação de resolução, porém tenho ainda dúvidas quando se trata de uma expressão numérica que aparece multiplicação solta e outra operação entre parenteses. Qual resolver primeiro? A multiplicação ou a outra entre parênteses?
    Obrigada!!!

    Responder

    1. Que isso Juliana! Obrigado pela visita e comentário. Sucesso.

      Responder

      1. não comseguio resolver expressoes numericas com fraçoes e mmdc o que eu fasso alguem pode me ajudar a aprender a fazer las obg!!!

        Responder

  35. Você está de parabéns viu… Gostei muito do que você ensinou , mi ajudou bastante… Agradeço

    Responder

    1. Ficamos felizes em saber Tamile. Obrigado pela visita e comentário. Todo sucesso pra você.

      Responder

  36. Olá, Thieres eu gostaria de saber como se resolve uma expressão de fração agradeço desde já !

    Responder

    1. Danielle, antes de tudo é preciso saber trabalhar com frações. Você sabe adicionar e subtrair frações? Pois as regras para expressões com frações são as mesmas descritas acima.

      Dê uma olhada nos seguinte artigo pra começar: adição e subtração de frações.

      Espero que ajude. Abraço.

      Responder

    1. Melhorar onde Ana? Sua crítica é importante para nós. Abraço.

      Responder

  37. quando se tem uma potência fora do parêntese e uma radiciação dentro do mesmo,pode resolver primeiro a potência ?

    Responder

  38. ola Thieres tudo bem? estou me preparando para fazer a prova do concurso publico para professor e tenho muita dificuldade. poderia me dar uma dicas.. obrigada forte abraço

    Responder

    1. Janice,
      qualquer dúvida sobre os artigos do blog, fique a vontade pra comentar. Concurso para professor requer um maior domínio dos conceitos matemáticos e em alguns é cobrado até conhecimento de nível superior. Você tem que ficar atenta ao programa do edital, ter conhecimento da banca organizadora procurando por provas anteriores, enfim cada estado, município ou mesmo o governo federal tem sua forma de selecionar os candidatos, então cada caso é caso distinto. Abraço.

      Responder

  39. E como que fazemos a conta quando tem 3 contas dentro de um mesmo parênteses ?
    “conteúdo editado” Me ajudem ai pfvr!

    Responder

    1. Giovanna,
      se você entendeu os exemplos acima, a procedimento é o mesmo para duas, três, quatro, … contas. Basta resolver o que está dentro do parênteses primeiro, seguindo ordem das operações. Grande abraço.

      Responder

  40. Vcs estão de parabéns!!!
    como faço para resolver uma expressão envolvendo divisão com números decimais ?

    Responder

    1. Cacá,
      quando há número decimal numa expressão numérica (com números inteiros, fracionários), podemos seguir dois caminhos: transformar todos para decimais ou todos para fração. Mas isso depende, cada caso é um caso. Obrigado pela visita. Abraço.

      Responder

  41. Já tinha me esquecido como se faz,mas vcs são ótimos em ensinar,obrigado

    Responder

    1. Thiago,
      agradecemos gentilmente seu elogio, obrigado. Isso nos motiva a procurar melhorar cada vez na arte de ensinar. Abraço.

      Responder

  42. o zero dividido pelo um numero dentro da expressão teria qual resultado

    Responder

    1. Carlos,
      se entendi sua pergunta, você que saber qual o resultado do número zero dividido por qualquer número? Estude um pouco sobre divisão de números naturais que vai aprender isso. Abraço.

      Responder

  43. admiro toda facilidade, pois qto a mim não consigo nem começar a desenvolver pois parei de estudar a muito tempo, agora comecei de novo maais não consigo nem começar a fazer exercicio de progressão aritimética me ajude. obrigada

    Responder

  44. Como fazer para eliminar parenteses que contem apenas um numero? ex se aparecer assim >> (-10)

    Responder

  45. sera q vc podeia colocar mas problemas pra nos resolvermos pq dai a gente treina mais!!? obg

    Responder

    1. Maria Eduarda,
      estamos sempre postando novos conteúdos com exercícios, continue acompanhando o blog que sempre temos novidades. Aliás, nesse artigo, acima tem links para mais exercícios, você viu? Abraço.

      Responder

    1. Junio,
      não entendemos seu comentário, por favor, seja mais claro. Abraço.

      Responder

        1. Isali,
          se entendi sua pergunta, o método mais fácil pra fazer uma expressão não existe. O que existe é prática, ao praticar você desenvolverá sua maneira própria de resolver, siga somente a ordem das operações. Abraço.

          Responder

    1. Rafael,

      no blog não resolvemos questões enviadas. Para você “montar uma conta” é necessário antes dominar a teoria envolvida no assunto conhecendo operações e símbolos, pois você vai transformar da linguagem textual para a simbologia matemática.

      Abraço.

      Responder

  46. Aii me ajude pois estou estudando sobre expressoes numericas com fração e aquelas que tem traço grande tipo assim “conteúdo editado”
    Deu pra vc entender professor?

    Responder

  47. Mas oque fazer quando a expressão começa com “colchetes”?!

    Responder

    1. João,

      não importa muito se a expressão começa com colchetes. Basta você manter a ordem das operações conforme o artigo.
      Caso ainda tenha dúvidas, comente. Abraço.

      Responder

      1. Euu estou procurando dee Divisão 🙂 Pra Olimpiadas de matematica 🙂 , Obrigado 😉

        Responder

  48. muito bom,só que eu quero saber como se resolve uma conta de expressões com 2 parentes?

    Responder

    1. Camille,

      não entendemos seu comentário. Conta com 2 parênteses?

      Responder

  49. eu gostei , só que ainda estou com duvida do resultado final, como que vc faz para achar ele ???

    Responder

    1. Ana Julia,

      sobre que resultado final você se refere? Explique com mais detalhes sua dúvida.

      Abraço.

      Responder

    1. Junior,

      obrigado pelo visita e comentário. Sempre que precisar, volte, ok? Abraço.

      Responder

  50. Esses aí o nível é “básico”

    Estou com dúvida em expressões que envolvem frações, exemplo:

    “conteúdo editado”

    Responder

  51. Eu agradeço pkeh eu estavah em dúvidah e graças a esse site ei consegui resolver o keh eu keria….
    😉

    Responder

    1. Letycia,

      obrigado pela visita e que bom que sua dúvida foi resolvida.
      Abraço.

      Responder

    1. Yuri,

      valeu pelo comentário. Que o conteúdo lhe ajude muito!
      Abraço.

      Responder

    1. Dylan,

      que bom que ajudou é essa nossa missão. Obrigado pela visita e comentário.

      Sucesso.

      Responder

  52. Oi, eu sou uma estudante eu sou 5 serie, eu fiz uma prova de expreções numericas no ano passado, mas eu nao lembro como se faz, e suas explicações nao me ajudaram muito

    Responder

  53. Olá. Você tem exemplos de expressões numericas com fração, raiz quadrada, e potência, tudo junto?

    Responder

        1. Monique,

          se você escrever exatamente o que não entendeu, que sabe poderemos lhe ajudar.
          Abraço.

          Responder

    1. Rayane,

      pra te ajudar, preciso saber onde você tem dúvida, exatamente. Tem certeza que não entendeu nada? Leia o artigo novamente, utilize lápis e papel, vá refazendo os exemplos do artigo.

      Abraço.

      Responder

    1. Kamile,

      para ajudar, preciso saber exatamente o que você não entendeu? Por acaso, chegou a ler todo o artigo? Re-fez todos os exemplos?

      Abraço.

      Responder

  54. gostei muito cara e bom esse seu blog tenho certeza q vai me ajudar bastante

    Responder

  55. oi Thieres Machado

    aki fala douglas eu queria saber como eu posso resolver calculos tipo

    “Conteúdo editado”
    Por favor me ajude obrigado

    Responder

    1. Douglas,

      agradecemos sua vista.
      Aqui no blog, não resolvemos questões enviadas. Não dispomos tempo para tal.
      Mas, caso tenha alguma dúvida em algum artigo do blog, fique a vontade para comentar.

      Abraço.

      Responder

    1. Matheus,

      é só você dizer exatamente o que não entendeu que assim posso te ajudar.

      Abraço.

      Responder

  56. por favor professor me ajuda a resolver essa expressão

    “Conteúdo editado por não estar de acordo com a política do blog.”

    Responder

  57. Não entendir ainda,tenho prova nesta terça- feira e não consigui entender ainda..:-(

    Responder

    1. Higor,

      caso não esteja entendendo algum tópico do artigo e só dizer qual a sua dúvida, pois assim poderei lhe ajudar. Se você não descrever qual a sua dúvida, como vou saber?

      Abraço.

      Responder

  58. Ah ,minha salvação !
    Tenho prova final de matemática .. ée me ajudou bastante !
    Parabéns ! 😉

    Responder

    1. Lorrane,

      obrigado pela visita e comentário. Continue assim, sempre procurando soluções para suas dificuldades, temos certeza de que sendo proativa, você vai conseguir para si grandes feitos.

      Abração e sucesso na prova.

      Responder

    1. Leonam,

      muito obrigado pelo elogio. Que bom que lhe ajudou!

      Valeu pela visita. Abração.

      Responder

  59. estou grata por ter encontrado, uma maneira simples eficaz para resolver; um trabalho de matamatica; obrigada vc e mesmo uma pessoa muito eficiente (parabéns por sua pedogogia

    Responder

    1. Dalva,

      muito obrigado pelo elogios. Agradeço também pela sua visita. Procuramos fazer o que é simples para que todos tenha condições de entender com um mínimo de esforço.

      Tudo de bom!

      Responder

    1. Maria,

      assim fica difícil responder sua pergunta, pois não sei o que você domina, mas de um modo geral comece estudando as relações métricas no triângulo retângulo. Se não sabe sobre triângulo retângulo, estude antes.

      Comece por aprender sobre a definição de seno, cosseno e tangente. É o básico.

      Abraço.

      Responder

  60. Poderia me ajudar a calcular a seguinte expressão:
    “conteúdo editado”

    Não consegui chegar à resposta do exercício da faculdade.

    Obrigada.

    Renata

    Responder

    1. Renata,

      com todo carinho e respeito, mas nossa política no blog é de não resolvermos problemas enviados, pois não dispomos de tempo para tal.

      Estude a aula acima. Veja também que esta aula possui links para outras aulas com exercícios resolvidos, estude também. Vai te ajudar muito!

      Esperamos que compreenda. Obrigado pela visita.

      Responder

  61. mto obrigado esse site me ajudou mto, tenho uma prova hje e concegui estudar graças a esse site vlw…vlw meesmoo

    Responder

    1. Ana,

      ficamos felizes pelo fato do blog estar lhe ajudando! Além do mais, agradecemos gentilmente pelo seu tempo e sua confiança em nosso conteúdo. Obrigado. Continue acessando o blog sempre que precisar!

      Sucesso na prova!

      Responder

        1. Gika,

          obrigado pela visita e pelo comentário. Visite sempre que precisar.

          Tudo de bom!

          Responder

  62. Bom…
    Adorei o site, mas acho que não encontrei uma solução para o meu problema…
    Que é esta expressão: (2/5)².1\2+2\3= ?
    Na verdade, só quero uma explicação para estes tipos de expressões.
    Obrigada

    Responder

  63. vlw mt obrigado tenho uma prova sobre isso amanhã minha professora nunca me explicou muito bem dai eu vi esse site e POM! derrepente aprendi

    Responder

  64. Contribuiu tanto para estudar que nem sei como agradecer. está muito claro e objetivo.Muito obrigada

    Responder

    1. Cléia,

      obrigado pelo retorno. Fique a vontade, a melhor forma de agradecer é fazendo bom uso do material disponível. Sucesso!

      Tudo de bom.

      Responder

    1. Cléia,

      muito obrigado pelo comentário. Que bom que ajudou!

      Abraço. 🙂

      Responder

    1. George,

      que bom que gostou. Obrigado pela comentário. Abraço.

      Responder

  65. Boa tarde fica mais complicado por causa das trocas desses paretenses colchetes chaves etc..so e isso

    Responder

    1. Ana Lucia,

      é tem fazer “devagar” com bastante atenção seguindo as ordens das operações. Sucesso!

      Responder

  66. Ola ! Expressao numerica somente de subtração com () e [ ] . Vc pode explicar? Estou agarrada nisso ! Obrigada

    Responder

    1. Luiza,

      não entendi sua pergunta. Você se refere as expressões com números negativos, que tem que fazer multiplicação de sinais?

      Para o momento não temos nenhum artigo sobre.

      Dúvidas, comente.

      Abraço.

      Responder

  67. bringadinha, seu site me ajudou muito, amanhã eu tenho prova e sei que vou arrasar ..

    Responder

    1. Ananda,

      fico feliz que tenha lhe ajudado. 🙂 Qualquer dúvida comente.

      Obrigado pela visita e pelo seu comentário.

      Sucesso sempre.

      Responder

  68. Esse blog e maravilhoso, estava precisando mesmo disso. Irei fazer prova para o Colégio Militar do Rio> E depois dessas dicas irei conseguir!

    Responder

    1. Mariana,

      em breve teremos um post no blog sobre o assunto. Acompanhe o blog.

      “Como fazer” uma expressão numérica em fração vai depender da expressão, mas em geral, procure reduzir ao mesmo denominador caso estes sejam diferentes. Não há somente um método de resolução.

      Um abraço e bom estudo. 🙂

      Responder

  69. Aí já tou com dor de caeça de tato tenta fazer uma expressão númerica certa mas nunca consigo sempre erro o que eu faço pra tirar pelo menos um 6 no teste e na prova !

    Responder

    1. Jeovania,

      começa pelas mais simples, aquelas bem fáceis que alguns chamam de ridículas acreditando que não servem pra nada, respeitando a ordem das operações. Isso serve pra fixar a ordem. Também não sei qual o seu nível de conhecimento, pode ser que sua dificuldade esteja na base ou não!

      Bom estudo!

      Responder

  70. Thieres, gostei muito do seu blog mais ainda estou com dúvidas, preciso resolver esta questão
    4 7 (1 4 ) 1
    ___ + ___x ___+___-___
    3 5 2 9 5

    o resultado final tem que ser de 221
    ____
    90

    Obs: os números que estão entre parentese é da fração toda.
    Me ajudaaaaaaaa….

    Responder

    1. Juliana,

      com todo carinho e respeito, mas no blog nossa política é esclarecer dúvidas com relações aos artigos publicados, devido ao nosso tempo fica um pouco difícil resolver as questões enviadas toda semana pelos leitores, recebo até listas com vários exercícios com pedido de que sejam feitas, não disponibilizamos tempo para este fim.

      Uma dica para você é utilizar forúns que resolvem questões enviadas pelos leitores, um deles e que até eu uso e respondo quando tenho tempo é o yahoo respostas. Funciona do seguinte modo: você coloca a questão na área desejada e alguém responde, tem vários participantes o endereço é

      http://br.answers.yahoo.com/

      Agradeçemos sua visita e compreensão. Aproveite o blog sempre que precisar.

      Sucesso sempre!

      Responder

  71. Oi, o seu site me ajudou bastante no trabalho de matemática, que pra mim e uma matéria difícil achei o seu site uma maravilha adorei obrigada! 🙂

    Responder

    1. Larissa,

      meu muito obrigado pelos elogios! Aproveite bastante o blog e qualquer dúvida é só comentar.

      Abração e sucesso! 🙂

      Responder

    1. Maria Clara,

      muito obrigado! Fico feliz em saber que o blog contribui para seu aprendizado!
      Fique a vontade para tirar suas dúvidas!

      Valeu pelo comentário e tudo de bom! 🙂

      Responder

  72. Vou fazer uma olimpiada brasileira de matemática terca feira e vai cair isso e eu n sabia espressão numérica esse site é muito interessante esclaresceu todas as minhas duvidas Obgd

    Responder

    1. Naeli,

      que bom que o site ajudou, ficamos felizes! 🙂 Visite quando quiser. Desejo sucesso na olimpíada!

      Valeu pela visita e comentário!

      Responder

  73. Pode me ajudar nessa aqui? Calcule o valor de 16x-² – 8x-¹ + 4-¹, sendo x=(1/2)elevado a -4?
    Não consigo entender totalmente.

    Responder

    1. Aline,

      com todo carinho e respeito, mas no blog nossa política é esclarecer dúvidas com relações aos artigos publicados, devido ao nosso tempo fica um pouco difícil resolver as questões enviadas toda semana pelos leitores, recebo até listas com vários exercícios com pedido de que sejam feitas, não disponibilizamos tempo para este fim.

      Uma dica para você é utilizar forúns que resolvem questões enviadas pelos leitores, um deles e que até eu uso e respondo quando tenho tempo é o yahoo respostas. Funciona do seguinte modo: você coloca a questão na área desejada e alguém responde, tem vários participantes o endereço é

      http://br.answers.yahoo.com/

      Agradeçemos sua visita e compreensão. Aproveite o blog sempre que precisar.

      Sucesso sempre!

      Responder

  74. Obrigado , pelas dicas e por me ajudar , eu estava com muita dificuldades mas agora nn estou 😀 obrigado agradeço-lhe pela ajuda ! O senhor me ajudou muito lhe agradeço bastante seu site é ótimo muito esclarecido e tirou todas as minhas duvidas em relação a matemática muito obrigada !

    Responder

    1. Ana,

      valeu pelos elogios! Estou feliz que tenha ajudado-a. E disponha sempre.

      Responder

  75. Me ajudou Muuuuiito!!!!!!!!1 Tenho Uma Prova amanha sobre isso….Obg seu Site é Excelente

    Responder

    1. Isahh,

      fico muito feliz em saber que o blog lhe ajudou, pois ele foi criado para este objetivo.
      Obrigado pelo seu comentário, pois nos incentiva acriar mais conteúdo para que outras pessoas possam ser ajudadas.

      Um abraço e tudo de bom! 🙂

      Responder

    1. Oi Thavilla!

      Fico feliz que tenha ajudado, pois o blog é para isto. Muito obrigado pelo elogios! 🙂
      Acesse sempre que precisar.

      Tudo de bom!

      Responder

        1. Adriano,

          não resolvemos questões enviadas. Mas caso tenha alguma dúvida em algum artigo do blog, fique a vontade para comentar. Esperamos que compreenda.
          Abraço.

          Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *