Prova Resolvida do Concurso Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro – parte 2

3 Flares Facebook 1 Google+ 2 Twitter 0 3 Flares ×

Mais uma prova do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMRJ) resolvida. Como descrito em postagem anterior, veja abaixo a segunda parte sobre o concurso para o CBMRJ. Desta vez, você ficará por dentro de novas questões, novos conteúdos e uma outra abordagem para a prova do referido concurso.

Para aqueles que desejam uma vaga no meiom militar, aqui está uma grande oportunidade para treinar, pois a prova está comentada passo a passo, mas antes leia as informações abaixo.

Sobre a Prova

A prova resolvida é a prova de 2012, elaborada pela organizadora Fundação de Apoio ao CEFET – FunCEFET – talvez pouco conhecida dos candidatos. No edital, a banca faz referência ao raciócino lógico como programa de conteúdo de Matemática, mas ao ler perceberá que se trata do conteúdo do ensino fundamental.

Prova CBMRJ resolvida – parte 1

O número de questões é de dez, observe que no concurso do ano 2008 foram vinte questões. Podemos considerar também que as questões estavam mais contextualizadas em relação aos anos anteriores. Percebe-se facilmente várias mudanças, claro muda-se a organizadora do concurso, as questões da prova tomam outra forma.

Mesmo assim, consideramos a prova relativamente fácil, não apresentando grandes dificuldades para aqueles que estudaram com zelo. Analisando as questões da prova, pode-se verificar que conteúdos anteriormente cobrados continuam a aparecer.

Assuntos como triângulos, áreas, porcentagem e equações cobrem cerca de quatro das dez questões da prova. O restante aborda conteúdo como sequências lógicas, noção de função, problemas envolvendo operações básicas e conjuntos. Aqui vale sempre a máxima: conheça a banca que elabora as provas.

Todo candidato deve procurar por provas anteriores elaboradas pela banca do concurso em questão, pois assim ficará até certo ponto por dentro da maneira como a banca pergunta, qual conteúdo a banca foca mais, enfim conhecer melhor o avaliador, pode ter certeza que isso lhe ajudará muito.

Pratique Bastante!

A prática fará total diferença na hora da prova, pois assim não haverá tantas surpresas. Muitos procuram por provas anteriores, como descrito acima, é importante refazer estas para conhecer a banca organizadora e além do mais reforçar a teoria aprendida.

Como de costume no blog CB, resolvemos a prova de Matemática do CBMRJ, concurso 2012 para o cargo de Soldado Motorista, faça download da prova e resolução, depois volte aqui e comente o que achou, poi assim poderemos lhe ajudar de forma eficiente.

Para download clique aqui.

Um forte abraço e sucesso!

Curso de Raciocínio Lógico para Concursos

Curso de Redação para Concursos

Insira o seu email abaixo para receber o ebook!

Sobre o Autor

autor-70x70 Thieres Machado é Professor em cursos preparatórios para diversos concursos. Autor do e-book Raciocínio Lógico Quantitativo para concursos com 40 questões resolvidas passo a passo. Continue lendo aqui.


Comentários

  • Anonymous disse:

    Visto que ¾ do raio da maior circunferência equivale ao raio da menor circunferência, temos também que área do circulo menor dividida pela área do circulo maior = ¾
    Assim, a área do menor círculo assume valor igual a 120cm² (120/160 = ¾) , comprovando a proporcionalidade.

    Para o menor círculo:
    Para 360° temos a área completa de 120cm²
    Para 72° (90°-18°), temos 24cm², provada em uma regra de três simples:
    360° – 120
    72° – x

    X= 24cm²
    Solicito alteração da resposta no gabarito.
    Responder Bo a noite o que os senhores acham dessa resposta? tem fundamento ou não? Desde ja agrade a atenção.

  • Olá!

    A razão (“proporcionalidade”) a qual você se refere não se aplica no caso de áreas, isto é, áreas de circunferências não estão na mesma razão que os raios.

    Por exemplo, suponhamos que o raio da maior seja igual a 4 e para o valor de pi vamos utilizar 3,14, então sua área seria igual a
    3,14.4² = 3,14.16 = 50,24.

    Bem,como o raio da menor é 3/4 da maior, então 3/4 de 4 é igual a 3, logo sua área seria de 3,14.3² = 28,26.

    Fazendo do seu modo seria 3/4 de 50,24 = 37,68, o que não se verifica.

    A razão entre o raios não é a mesma que a razão entre a áreas, pois os raios são elementos lineares (“reta”) e a área é a medida de uma superfície. Na verdade tem-se que “A razão entre as áreas de duas superfícies semelhantes é igual ao quadrado da razão de semelhança”.

    Voltando ao que você escreveu acima:

    “Visto que ¾ do raio da maior circunferência equivale ao raio da menor circunferência, temos também que área do circulo menor dividida pela área do circulo maior = ¾”

    O correto seria:

    área do circulo menor dividida pela área do circulo maior = (3/4)².

    A resposta do gabarito está correta e não é passível de alteração ou anulação.

    Caso ainda fique com dúvidas, fique a vontade para perguntar.

    Esperamos ter ajudado e agradecemos pelo contato.

  • Anonymous disse:

    confesso que boiei na ultima

  • Olá!

    Consulte algum livro de Matemática, um bom livro é o volume 9 da coleção fundamentos de Matemática elementar dos autores Osvaldo Dolce e José Nicolau Pompeo.

    Veja o assunto sobre área do círculo e suas partes (área do setor circular) e veja também a parte sobre razão entre áreas.

    Para resolver a questão, basta encontrar o raio da circunferência menor através da área da maior e utilizando a relação sobre os raios, dada no problema.

    Após, utilize a fórmula para cálculo da área do setor circular cujo ângulo é 72° (90° – 18°), pois a área que está em destaque é um setor circular.

    Sempre esclareça suas dúvidas, nos procure!

    Abraço,
    Thieres Machado

  • Anonymous disse:

    Caramba não entendi nada na questão do Antonio, marcos e joão…que explicação é essa gente!!!

    • Meu caro,

      o que exatamente você não entendeu? Exatamente nada?

      O conteúdo desta questão está relacionado a desigualdades, é necessário que pelo menos saiba resolver e interpretar uma inequação do 1° grau.

      Veja que temos desigualdades ( > maior do que ). Procuramos um valor mínimo e não um valor qualquer.

      Aqui, nos colocamos a disposição para esclarecer dúvidas e também para dar indicações. Caso encontre uma maneira mais simples de resolver a questão, pode nos apresentar que caso autorize publicaremos em seu nome.

      Sucesso!

  • fabioGMRJ disse:

    olá! como estudar matematica em ordem certa,por exemplo,começar com razão e proporção…… para esse concurso de combatente bombeiros rj? me ajudem.desde já, obrigado.

    • Thieres Machado disse:

      Fabio,

      antes é necessário verificar no edital o conteúdo de Matemática. Se você viu no edital o programa de Matemática é chamado de raciocínio lógico que não é nada mais nada menos do que o conteúdo do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano. Para estudar, pode seguir a ordem começando pelo conteúdo do 6º ano até o 9º ano. Você encontra nos livros. Pode também seguir a ordem do próprio programa no edital.

      O ideal é antes você dominar o conteúdo básico: conjuntos, números naturais e operações, frações, etc. geralmente é o conteúdo do 6º e 7° anos para depois avanças para, por exemplo, geometria ou funções. Também vai depender de sua base em Matemática, pois talvez certos conteúdos você já domine.

      Espero ter esclarecido esta situação, mas se ainda tem dúvidas comente.

      Um abraço e obrigado pela visita.

  • fabioGMRJ disse:

    muito obrigado,Machado,pela atenção. conheci este site pesquisando alguma coisa em relaçao a matematica, materia q tenho muita dificuldade, por nao ter uma base boa no colégio, por isso sofro as consequecias hoje em dia. enfim, vou indicar este site para todos. vlw…. e vou me esforçando na matéria.

  • Lucas disse:

    Bom dia ,
    Estou estudando para prova de soldado combatente que terá este ano , no começo dos meus estudos peguei e fiz essas 10 questões , acertei 6 , sendo que as 4 que errei , duas errei por ter esquecido fórmula o que é facil lembrar , e as outras duas que errei como a última por exemplo , fiz da mesma maneira que o amigo abaixo fez , calculando com regra de 3 em proporcionalidade porém entendi agora que está errado , só me diga uma coisa , existe um maneira de fazer com regra de 3 , pois no fim vi que você colocou … ” (3/4) ²

    Se elevássemos o resultado ao quadrado no momento da terça parte do círculo teríamos o resultado correto , ou não e por que ?

    Desde já muito obrigado ,
    e os meus sinceros parabéns pelo trabalho realizado ,
    Que Deus lhes abençoe !

    • Thieres Machado disse:

      Lucas,

      está questão não tem como fazer por regra de três, pois como já descrevi nos comentários abaixo estamos lidando com medida de área.

      A área não cresce em um único sentido e sim em dois, medidas de superfícies são grandezas bidimensionais, crescem em comprimento e largura. Por exemplo,

      para pintar uma parede quadrada, gasta-se duas latas de tintas. Se dobrarmos o lado da parede quadrada, quantas latas de tinta vamos gastar?

      Muitos alunos responderiam 4 latas para este problema o que está errado. Como o lado foi dobrado, a parede aumenta tanto em comprimento como em largura e passamos a ter quatro paredes de mesma área da primeira, logo serão necessário 8 latas de tinta.

      A área não cresce na mesma razão que o comprimento, por isso não se usa, neste caso, regra de três.

      Estude sobre razão entre áreas e vai entender melhor este problema. Acredito que a maioria dos candidatos errou esta questão, pois este assunto é pouco abordado. Se ainda tiver dúvidas comente.

      Um abraço e sucesso.

  • Michael de jesus disse:

    Boa noite

    Venho através desta pedir ajuda na medida do possível para obter êxito em tentar realizar este concurso dos Bombeiros de 2014 no momento não tenho condições de estudar em locais particular caso alguém poder me ajudar com material desde já lhes agradeço fica meu email para quem interessar que abençoe a cada um graça e paz

    • Thieres Machado disse:

      Michael,

      no blog Cálculo Básico você encontra bastante conteúdo para lhe ajudar em concursos com relação a Matemática. Caso tenha dúvida em algum artigo, fique a vontade para comentar.

      Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *