Prova Resolvida do Concurso Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro – parte 1

8 Flares Facebook 6 Google+ 2 Twitter 0 8 Flares ×

Diante da busca incansável por muitos candidatos a aprovação em algum concurso público, em especial, os concursos militares o blog CB também se insere nesta busca contribuindo com diversos materiais, entre eles as provas resolvidas passo a passo.

Para aqueles que residem no estado do Rio de Janeiro uma boa opção é o concurso para o corpo de Bombeiros Militar (CBMRJ) cujo cargo é o de Soldado Combatente.

Portanto, veja neste artigo dicas para sua aprovação e uma prova de Matemática comentada passo a passo do CBMRJ para lhe ajudar nesta busca.

A Matemática da Prova do Concurso para CBMRJ

Começo escrevendo que esta prova não apresenta grandes dificuldades, baseando-se em provas anteriores. As questões são pouco contextualizadas de nível relativamente “fácil” para aqueles que de fato aprenderam ou dominam grande parte do conteúdo do ensino fundamental.

As últimas provas de Matemática apresentaram cerca de vinte questões com cinco alternativas cada. O conteúdo cobrado foi o de ensino fundamental. Os conteúdos mais cobrados são: porcentagem, equações, triângulos e áreas de figuras planas.

Dicas para  Prova

Lembre-se: há diferença entre saber a matéria e saber fazer prova. Presenciei muitos candidatos que dominavam quase cem por cento do conteúdo e mal conseguiram ser aprovados, quem dirá classificados! Por outro lado, presenciei também candidatos com menos de cinquenta por cento de conteúdo serem classificados. Por qual motivo isto acontence?

Bem, uma série de fatores podem estar envolvidos, mas o comum que verifiquei foi o fato dos candidatos que em sua maioria não sabem realizar uma prova. Como? Não controlam o tempo, começam a realizar a prova pelas questões mais difíceis, não dormem bem na véspera de realização da prova, se alimentam mal e um pouco mais.

Não mencionarei aqui, neste artigo, com se realiza uma boa prova, isto é assunto para um outro post que publicarei mais a frente. Enquanto isso sugiro que pesquise e aprenda mais sobre este assunto.

Sobre a prova para o CBMRJ de Soldado Combatente é necessário que você domine todo o conteúdo do ensino fundamental, estamos nos baseando em concursos anteriores. Mas, sempre leia o edital do concurso em questão para ficar por dentro do conteúdo, aliás o edital é o primeiro conteúdo a ser estudado por todo candidato.

Agora … as Provas!

Considerando o nível de conhecimento de muitos candidatos, isto é, a Matemática do ensino fundamental mal compreendida ou pouco ensinada na escola básica e somando a isto o pouco interesse dos estudantes, pode levar muitos candidatos a reprovação em concursos como este.

Portanto, para lhe ajudar a elevar o nível de conhecimento, estamos disponibilizando a prova de Matemática inteiramente resolvida para você praticar. A prova é a de 2008 para o cargo de Motorista do CBMRJ.

Para baixar a prova clique aqui e veja também a parte 2 desta série, onde disponibilizamos a prova de 2012 comentada, clique abaixo.

Prova CBMRJ 2012 resolvida

Caso tenha necessidade de fazer algum comentário, fique a vontade!

Um abraço e ótimo estudo! ;)

Curso de Raciocínio Lógico para Concursos

Curso de Matemática para Concursos Públicos

Insira o seu email abaixo para receber o ebook!

Sobre o Autor

autor-70x70 Thieres Machado é Professor em cursos preparatórios para diversos concursos. Autor do e-book Raciocínio Lógico Quantitativo para concursos com 40 questões resolvidas passo a passo. Continue lendo aqui.


Comentários

  • Anonymous disse:

    muito obrigada pela ajuda

  • Agradecemos sua visita, fique a vontade!

  • Anonymous disse:

    muito bom …onde posso imprimir as resoluções ???

  • Olá!

    Obrigado pelo elogio e pela visita, fique a vontade!

    Por enquanto, não estamos disponibilizando as resoluções para download, mas você pode verificá-las a qualquer momento.

    Pode também fazer downloads das provas do CBMRJ e outras no menu acima, em Downloads.

    Caso tenha alguma dúvida, fique a vontade para postá-la.

    Um abraço,

    Prof. Thieres Machado

  • Marcos André disse:

    Estou precisando de ajuda para resolver a prova de combatente de 2008 (bombeiros do Rio de Janeiro),pode me ajudar? Estou estudando para o concurso deste ano…

    • Thieres Machado disse:

      Marcos André,

      a prova de combatente de 2008 é semelhante a prova para soldado motorista, essa resolvida acima. As questões são bem parecidas!

      Se tiver dúvida sobre alguma questão comente aqui no blog, que assim poderemos lhe ajudar.

      Caso queira, uma ajuda mais individual, específica, algo personalizado para sua situação envie um e-mail para calculobasico@email.com explicando sua situação que podemos estabelecer um projeto. Já trabalhei com vários alunos que obtiveram excelentes resultados com este tipo de “consultoria on line” com um investimento compátivel com a realidade financeira de cada um.

      Caso tenha interesse, no e-mail explique sobre sua dificuldades, para qual concurso deseja se aprovado, enfim explique sua situação através do e-mail calculobasico@email.com que com certeza poderei lhe ajudar.

      Um abraço e obrigado pela visita!

  • Bianca disse:

    Olá Thieres,

    agradeço a ajuda e a resposta imediata do email ! Sucesso !

  • hudson disse:

    Caríssimo n consegui acessar a prova resolvida o senhor poderia me enviar por email ?

    • Thieres Machado disse:

      Hudson,

      não entendi, pois verifiquei e está tudo certo com o arquivo. Qual o problema? Para baixar o arquivo, você precisa do descompactador de arquivos winrar.

      Descreva o problema que está acontecendo, assim poderei lhe ajudar.

      Abraço.

  • hudson disse:

    O arquivo nem vai abrindo varias paginas e n chega na pagina de download

  • hudson disse:

    Não precisa mais Obrigado

  • Raphael disse:

    Gostei muito das dicas…n to conseguindo baixar!!! tm cmo enviar por e-mail? por favor?

    • Thieres Machado disse:

      Raphael,

      verifiquei o link para baixar e está tudo ok. Qual é o problema pra eu poder lhe ajudar? Para baixar o arquivo, você precisa ter o descompactador de arquivos winrar instalado no seu computador.

      Qualquer dúvida comente!

      Até mais!

  • Christiane disse:

    nao me lembo que envie esta pergunta

    to com muita duvida em triangulo equilatero fiz curso no degrau para bombeiro a prova de combatente nao consegui resolver nao acho a resposta me ajude e me mande exercicios reslvidosobrigado

    • Thieres Machado disse:

      Christiane,

      tendo dúvida em algum artigo do blog fique a vontade para perguntar. Se tem dúvida isso é bom, pois está praticando e aprendendo o conteúdo.

      Para receber material atualizado do blog, é só inscrever um endereço de e-mail válido em “receba material gratuito para concursos em seu e-mail” na barra lateral à direita acima.

      Sempre acompanhe o blog, pois temos novidades!

      Abraço.

  • Bom dia , estou tentando estudar pro concurso bombeiro 2013 mais é dificil saber por onde começar

    • Thieres Machado disse:

      Arleir,

      o ideal é seguir o programa do edital, caso já tenha saído. Mas, em se tratando de Matemática, uma coisa é certa: saber a Matemática do 6° ano será necessário.

      Caso você já domine bem, então siga mesmo o programa do edital. Tente fazer um diagnóstico com algum professor para verificar quais são sua dificuldades básicas, caso tenha, para começar a partir daí.

      Qualquer dúvida, comente!

      Sucesso!

  • Felipe disse:

    Olá boa tarde!
    Sabe quais são os testes físicos do Bombeiro ?
    Combatente!

  • carlosaberto disse:

    se puder me enviar as provas resolvidas eu agradeço, este é meu email:

  • Ronan Motta Passos disse:

    Diante da busca incansável, lutamos para vencer. Objetivos que colocamos em nossos corações para realizar um sonho que ofuscamos para nossa vida futura, sem ter com que se preocupar com que a de vim. As dificuldades vem, mas negado para aqueles que pensão em desistir. Faz parte os desafios, pois é com eles que nós fortificamos. Aqui deixo para vocês esse recado presados leitores e um dilema do Corpo dos Bombeiros( VIDA ALHEIA RIQUEZAS SALVAR ) Brasil acima de tudo e abaixo de Deus.

  • Ronan Motta Passos disse:

    Moro em frente a um quartel do Corpo dos Bombeiros e isso me emotiva muito. Assisto quase todos os dias eles saindo com suas ambulâncias e seus caminhões de combate ao encende-o . Quem sabe um dia seja eu ali e o meu filho assistindo a isso, e saber que eu faço parte dessa corporação honrada por Deus. Sera um orgulho para minha família e sera um orgulho para mim também, se eu puder um dia vestir à essa farda que poucos valorizam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *