Exercícios de Expressões Numéricas com Frações

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A busca por métodos sobre como resolver expressões numéricas é muito grande, muitos estudantes chegam até aqui procurando por exercícios de expressões numéricas com frações e como resolvê-los.

Portanto, para acabar com diversas dúvidas com relação a este assunto, veja logo abaixo exercícios envolvendo a resolução de expressões numéricas com frações, veja também um resumo sobre os requisitos para uma melhor aprendizagem sobre este tema.

Logo abaixo, você ficará por dentro dos seguintes tópicos:

– como resolver uma expressão numérica;

– requisitos para começar a resolver expressões numéricas com frações;

– exercícios de expressões numéricas com frações.

Resolvendo Expressões Numéricas com Frações

Para você resolver os exercícios abaixo será necessário antes dominar alguns assuntos da Matemática que não se encontram de forma detalhada neste artigo. Veja abaixo.

Como resolver uma expressão numérica (clique no link para aprender)

A ordem das operações para se resolver uma expressão numérica com fração, são as mesmas para expressões numéricas com números naturais.

Exercícios de expressões numéricas – parte 1 (clique no link)

Depois que você praticou com os exercícios do link acima, veja como calcular o mínimo múltiplo comum – mmc.

Calculando o mmc (clique no link)

– Você também precisará dominar as principais operações com frações: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação. O tema operações com frações será abordado em um outro artigo, futuramente.

Caso você já tem um certo domínio sobre os assuntos listados acima, fique a vontade e comece a resolver os exercícios de expressões numéricas com frações abaixo.

Enunciados dos Exercícios

1. Qual o valor da expressão abaixo?

{\left( {\frac{1}{2}} \right)^3} + \frac{1}{2} \times \frac{3}{4}

A) 7/16

B) 13/24

C) 1/2

D) 21/24

2. Efetuadas as operações indicadas em

\left( {\frac{1}{2} \times \frac{{19}}{7}} \right):\left( {\frac{2}{4} - \frac{1}{6}} \right) + 3,

concluímos que o número encontrado

A) é menor do que 5.

B) está entre 2 e 3.

C) está entre 5 e 6.

D) é maior do que 6.

3. Determine o valor da expressão

\sqrt {\frac{{36}}{{25}}} {\rm{ }} \div {\rm{ }}{\left( {\frac{1}{2}} \right)^4}.

A)  48/5

B) 96/5

C) 12/5

D) 24/5

4. Um certo número a é tal que

a = \sqrt {1 + \frac{{11}}{{25}}} \cdot

Então, o valor de a2 é

A) 36/25

B) 12/5

C) 5/12

D) 6

5. O resultado da expressão

3 \times \frac{9}{4} - \left\{ {\left[ {{{\left( {\frac{2}{3}} \right)}^2} + 2} \right]{\rm{ }}:{\rm{ }}\sqrt {\frac{4}{9}} } \right\}

em sua forma mais simples é

A) 6/37

B) 37/12

C) 27/4

D) 22/6

Soluções dos Exercícios

Exercício 1

Para resolver a expressão, vamos seguir as regras de ordem das operações. Se não sabe ainda veja no artigo como resolver uma expressão numérica, as regras valem também para expressões numéricas com frações.

{\left( {\frac{1}{2}} \right)^3} + \frac{1}{2} \times \frac{3}{4} = \frac{1}{8} + \frac{3}{8} = \frac{{{4^{:4}}}}{{{8^{:4}}}} = \frac{1}{2} \cdot

Observe que primeiro calculamos a potência, em seguida a multiplicação de frações. Obtemos denominador 8 para ambas as frações, logo é só somar os numeradores e simplificar ao final.

Exercício 2

Seguindo a mesma “ideia” de resolução da questão anterior, mas com atenção ao parênteses.

\left( {\frac{1}{2} \times \frac{{19}}{7}} \right):\left( {\frac{2}{4} - \frac{1}{6}} \right) + 3 = \frac{{19}}{{14}}{\rm{ }}:{\rm{ }}\frac{{6 - 2}}{{12}} + 3 = \frac{{19}}{{14}}{\rm{ }}:{\rm{ }}\frac{4}{{12}} + 3 = \frac{{19}}{{14}} \times \frac{{12}}{4} + 3 = \frac{{228}}{{56}} + 3 = ?

Veja que desenvolvemos as operações dentro dos parênteses, depois a divisão de frações e “paramos” a resolução em “?”. Volte ao enunciado e observe as alternativas de resposta. Viu? Não precisamos terminar a “conta”.

Faça mentalmente:

228 dividido por 56 dá 4 “vírgula alguma coisa” (4,07…) que adicionado a 3 tem valor 7 “vírgula alguma coisa” 🙂 (7,07…) que já é maior do que 6, portanto a resposta correta é a alternativa D.

Exercício 3

Novamente, seguimos a ordem das operações.

\sqrt {\frac{{36}}{{25}}} \div {\left( {\frac{1}{2}} \right)^4} = \frac{6}{5} \div \frac{1}{{16}} = \frac{6}{5} \times \frac{{16}}{1} = \frac{{96}}{5}\cdot

Simples, não? Extraímos a raiz quadrada de 36/25 e depois aplicamos a divisão de frações.

Exercício 4

Há dois modos de resolver este problema. Veja logo abaixo.

1º modo: seguindo a ordem das operações passo a passo.

a = \sqrt {1 + \frac{{11}}{{25}}} = \sqrt {\frac{{25 + 11}}{{25}}} = \sqrt {\frac{{36}}{{25}}} = \frac{6}{5} \cdot

Agora que já sabemos o valor de a, temos que

a2 = a x a = 6/5 x 6/5 = 36/25.

2º modo: neste modo, vamos elevar ambos os lados da igualdade ao quadrado, já que o problema pede o valor de a2 e temos uma raiz quadrada.

a = \sqrt {1 + \frac{{11}}{{25}}} \Leftrightarrow a = \sqrt {\frac{{36}}{{25}}} \Leftrightarrow

Elevando ao quadrado ambos os lado da igualdade ao quadrado e simplificando o radical …

{a^2} = {\left( {\sqrt {\frac{{36}}{{25}}} } \right)^2} \Leftrightarrow

Temos que a2 = 36/25.

Exercício 5

Vamos simplificar a expressão.

3 \times \frac{9}{4} - \left\{ {\left[ {{{\left( {\frac{2}{3}} \right)}^2} + 2} \right]{\rm{ }}:{\rm{ }}\sqrt {\frac{4}{9}} } \right\} =

\frac{{27}}{4} - \left\{ {\left[ {\frac{4}{9} + 2} \right]{\rm{ : }}\frac{2}{3}} \right\} = \frac{{27}}{4} - \left\{ {\frac{{4 + 18}}{9}{\rm{ : }}\frac{2}{3}} \right\} =

Primeiro, calculamos o valor da multiplicação fora das chaves. Em seguida, calculamos a potência ao quadrado e extraímos o valor da raiz quadrada. Continuando, eliminamos os colchetes.

 = \frac{{27}}{4} - \left\{ {\frac{{22}}{9}{\rm{ : }}\frac{2}{3}} \right\} = \frac{{27}}{4} - \left\{ {\frac{{{{22}^{:2}}}}{{{9^{:3}}}} \times \frac{{{3^{:3}}}}{{{2^{:2}}}}} \right\} =

Nas chaves, aplicamos a divisão de frações. Ainda dentro da chaves, estamos simplificando os valores “na diagonal”, isto é, 22 e 2 são divisíveis por 2, e 9 e 3 são divisíveis por 3. Aplicamos a simplificação, pois temos uma multiplicação de frações.

 = \frac{{27}}{4} - \left\{ {\frac{{11}}{3} \times \frac{1}{1}} \right\} = \frac{{27}}{4} - \frac{{11}}{3} = \frac{{37}}{{12}} \cdot

Pronto! Chegamos a resposta final. Procuramos fazer passo a passo para um melhor entendimento da sua parte, mas procure resolver em uma folha de papel seguindo seu próprio raciocínio de forma contínua.

22 Questões de Expressões Numéricas Resolvidas

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Resolver questões envolvendo expressões numéricas requer bastante atenção nos cálculos, estar por dentro das ordens das operações, bem como a ordem dos sinais de parênteses, colchetes e chaves.

Quando falamos em expressões numéricas com frações, o estudante deve ainda dominar as operações com frações, isto é, adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação, pois caso contrário terá grandes dificuldades.

Pensando nisso, criamos um ebook gratuito com 22 questões de expressões numéricas resolvidas, tudo feito passo a passo, detalhadamente para você.

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Espero que ele seja útil para você.

Gostou desse Artigo?

Sua opinão é muito importante, pois através dela podemos preparar melhor conteúdo de forma que venha a lhe ajudar esclarecendo suas maiores dúvidas.

Um abraço e aguardo sua opinião! 🙂

144 Comentários


  1. Bom Dia Professor!

    Na questão 5, estou com dúvidas na hora de eliminar os colchetes. Como você chegou naquele 18?

    Me esclareça por favor.

    Obrigada

    Responder

    1. Bianca, nesse caso, calculamos o mmc(1,9) = 9. Depois, seguimos as operações para mudar os numeradores. Isto é, reduzimos as frações ao mesmo denominador. Estude um pouco mais sobre redução de frações ao mesmo denominado, aqui tem um artigo que pode ajudar.

      Responder

      1. Agora consegui entender. Obrigada pelo retorno e ajuda de sempre.

        Parabéns pelo excelente trabalho!

        Responder

        1. Que ótimo, Bianca. Visite o blog sempre que precisar, ok? Obrigado e tudo de bom!

          Responder

  2. entendi meu erro. mt bom só queria dar uma sugestão quando for resolver coloque em baixo em vez de ser na frente fica mais confuso obg

    Responder

  3. não entendi o porque de complicar a solução da questão 2 , achado o valor de 19sobre14 multiplicado por 12sobre4 pra achar um numero gigantesco daquele e depois efetuar a divisao.
    bastava simplificar a fracão 12sobre4 = 3 , logo multiplicando fica 57sobre14= 4
    .
    4+3= 7
    alternativa d.

    Responder

    1. Oi Paulo, como vai? Sugiro, com todo respeito, que você primeiro leia a questão novamente, procure entender de fato o que se pede. Em seguida, refaça seu cálculos, vejo alguns pontos de dúvida. No mais, com relação a qual operação realizar primeiro, fique a vontade, mas procure se lembrar da ordem em que devem ser executadas. Se ainda tiver dúvida, comente. Abraço.

      Responder

  4. muito bom tenho prova amanha dia 03-07-2015 continue assim abraços

    pedro

    Responder

  5. muito eficiente tenho prova amanha dia 03-07-15 e valeu a pena continue assim.

    Responder

  6. Eu não sei como fazer quando a fração está sozinha dentro de uma parêntese

    Responder

  7. Professor, estou com dubida na parte de simplifivavao de 2 fracoes,exemplo2/7 e 7/8, obrigado

    Responder

    1. Oi Davi, poderia nos informar o endereço do site, por favor? O Blog Cálculo Básico tem todos os direitos reservados sobre as resoluções das questões. A publicação sem nossa autorização está sujeita as sanções previstas em lei. Abraço.

      Responder

  8. eu ainda nao sei fazer expreçoes numéricas com fraçoes pode me ajudar

    Responder

    1. Daxter, se você tem alguma dúvida sobre o artigo, fique a vontade para comentar. Você afirma que não sabe resolver expressões numéricas com frações e os tipos mais básicos de expressões, você sabe?

      Responder

  9. professor vc tem mais artigos com problemas de frações resolvidos ou alguns exécicios de lógica?

    Responder

    1. Veja no final do artigo, tem diversos links para outros artigos abordando o tema. Abraço.

      Responder

      1. Boa noite ! Professor não entendi a resposta da questão 5.
        Muito obrigada !!

        Responder

  10. obg professor vou ter prova de matemmática e com toda certeza isso me ajudou bastante,não gosto muito de matemática e ainda tenho medo do meu professor mais mesmo assim obg abraço!!!

    Responder

    1. Obrigado pela visita e por comentar Rafaela. Gostar ou não gostar, não há nenhum problema nisso. O importante é procurar fazer bem feito o que tem que ser feito, ok? Sobre o seu professor, procure dialogar com ele, mostre suas dúvidas, pergunte, etc. Seja persistente, mostre que quer aprender. Dúvidas, fique a vontade para comentar. Tudo de bom!

      Responder

  11. A resposta do exercício 2 está errada. Como o resultado da fração 4/12 pode continuar 4/12?

    Responder

    1. Alexandre, não encontramos nenhum erro na resolução, por favor, pode nos dar mais detalhes sobre o que você afirma? Abraço.

      Responder

      1. nao questao 2 , no finalzinho eu nao poderia cancelar 14 com 12? ambos divididos por 2

        Responder

  12. eu estou com duvida sobra cancelamento em frações é muito dificil mas valeu o seu site é muito bom

    Responder

  13. Oi Theres, tudo bom? eu tava sentindo dificuldade em expressões e encontrei seu site, ótimo aliás, e queria te fazer uma pergunta, eu estou no terceiro ano do ensino médio, aprendendo geometria analítica porém, as vezes empaco no básico e resolvi treinar tudo isso de novo.
    Na sua opinião é muito difícil encontrar alguém na mesma situação que eu, levando em conta que já estou me formando ?

    Responder

    1. Oi Victor, obrigado por comentar sobre sua dificuldade, tenha certeza que com o devido esforço de sua parte, você vai superar as dificuldades. Bem, sobre sua pergunta, considerando no âmbito da escola pública, essa situação é muito comum. Conheço vários estudantes que nem chegam a estudar Geometria Analítica. E posso te dizer com total certeza, a situação é pior do que se parece. A maioria que termina o ensino médio, mal sabe o conteúdo do 6° ano fundamental, isso é uma realidade que muitos responsáveis pelo ensino não querem acreditar. Mas esse assunto é muito amplo e quem sabe um dia posso escrever um artigo sobre o assunto, aqui o espaço é pequeno. Fique a vontade para comentar, ok? Abraço.

      Responder

  14. Muito obrigado, está me ajudando muito a entender essas equações com frações que tenho de estudar. Ótimo trabalho, continue assim!

    Responder

    1. Valeu Lucas! É muito bom saber que estamos ajudando, comente sempre que quiser, ok? Grande abraço.

      Responder

      1. Gostei muito dos tipos de questoes professor, vou precisar muito disto para a prova de amanhã, OBRIGADO!

        Responder

  15. Parabens Thieres Machado,sou estudante de engenharia civil e sua pagina tem me ajudado muito,indico a todos,show de bola….

    Responder

  16. MUITIO BOM,VAI SER MUITO ULTIL PARA MINHA PROVA HJ PQ EU NÃO ESTAVA COMPREENDENDO MUITO MAS ESSE SSUNTO ME AJUDOU BASTASTE OBRIGADO ESPERO QUE CONTINUE ASSIM

    Responder

  17. com matemática eu nunca me dei bem, porque com o professor fazendo eu sei de tudo! e eu sozinha eu não consigo fazer, e sempre fico de recuperação, e na recuperação eu também me dou mal

    Responder

    1. Marianna, primeiro precisa pensar que vai aprender e querer aprender. Talvez, você precisa de ajuda, alguém que possa lhe auxiliar nas atividades. Abraço.

      Responder

      1. Thieres,tenho 12 anos e não sentia dificuldades para fazer expressões,porém agora…O seu site me ajudou de mais.Sucesso!

        Responder

  18. Muito bom vai ser muito utiu para minha prova hj vol tira dez 10

    Responder

  19. professor muito mais muito + muito boommmmmmmmmmm essas questões resolvidas que vc esta nos dando de presente gostei muito e espero que vc coloque mais questões assim comentada já fazia tempo que procurava assim e nunca encontrava, queria dar-lhe os parabéns e aconselho a todos a baixar as 40 questãos resolvidas. valeu muitoo obg!

    Responder

    1. Obrigado Jéssika pelo comentário. Estamos sempre procurando uma maneira de oferecer o melhor a todos. Sucesso.

      Responder

    2. prof eu preciso de expressoes de fraçoes com denominadores diferentes tem com o senhor me ajudar nisso obrigada

      Responder

  20. muito bom mesmo esse site ele vai ser muito útil para minha prova Especial amanha 🙂

    Responder

  21. muito bom mesmo esse site ele vai ser muito útil para minha prova Especial amanha tomara que eu tire uma otima Nota

    Responder

    1. Carlos, estude multiplicação de frações de n° inteiros. Abraço.

      Responder

  22. Nossa me ajudo muito minha prova sera dia 08/09/14 e foi bem utiul obrigada…Irei sempre visitar esse site para retomar essa matéria pois e sempre bom retomar as matérias…Obrigada mesmo =)…

    Responder

    1. Clara, muito obrigado pelo seu feedback. Obrigado também pela consideração com nosso trabalho. Sucesso sempre.

      Responder

  23. Professor, muito obrigado pelas explicaçoes! Muito show, parabéns pelo trabalho.
    Estou na Europa, me mudei a pouco tempo e nao me recordava disso, confesso que nunca fui fa de matemàtica, mas ela esta presente no nosso dia a dia e nao tem para onde correr…
    Valeu, continue com os assuntos que ajudam muitas pessoas 🙂

    Responder

    1. Junior, obrigado pela visita e comentário. A Matemática básica é sim muito importante para o nosso dia a dia, pois está presente. Todo devem ter domínio pelo menos do básico. Qualquer dúvida, estamos aqui, ok? Sucesso.

      Responder

  24. Show de bola, estou tendo calculo I e não lembrava como se resolvia essas babaquices. Obrigado professor

    Responder

    1. Bruner, valeu pelo comentário. Este conteúdo é o que está na base do ensino de Matemática. Sem dominá-lo bem, ficará difícil prosseguir. Cuidado, não é babaquice, podem ser exercícios simples mas, essenciais. Abraço.

      Responder

  25. Professor muito obrigado…
    Estas questões irão me ajudar bastante na prova .Consegui aprender muitas coisas aqui.

    Responder

    1. Isso é ótimo Marcos. Fique a vontade para aprender no blog, ok? Valeu pelo comentário. Abraço.

      Responder

  26. Muito bom esses exercícios,eu estava procurando exercícios para estudar e esse site foi o único em que achei o que precisava!!!Acertei e entendi todas,só não acertei nem entendi a 2!

    Muito Obrigada,me ajudou muito…

    Responder

    1. Júlia, muito obrigado pela visita e comentário. Muito bom saber que você encontrou no blog o que procurava. Qual foi é dúvida na questão 2?

      Responder

  27. Boa Madrugada Professor, tenho uma duvida sobre o Exercício 5º, pelo que eu venho estudando através do seu site (que por sinal um belo site e ta me ajudando muito nos meus estudo para o concurso)nao entendi o porque da multiplicação 3×9/4 = 21/4 e não 4×3+9= 21… Nao seria aplicação correta, a multiplicação de frações mistas que deve ser precedida da conversão das mesmas em frações impróprias aonde 3(Numero Inteiro)x 9/4 (fração)4×3+9=21?

    Responder

    1. Wellington,
      na multiplicação de frações, você multiplica numerador por numerador e denominador por denominador, só isso e ponto. Não importa que tipo de fração é, basta seguir a técnica. Veja:

      3 x 9/4 é a mesma coisa que 3/1 x 9/4 = 3×9/1×4 = 27/4.

      Desconheço essa regra que você menciona, se é que entendi corretamente. O que você menciona é a conversão de um número misto em fração, mas não se aplica neste caso, pois 3 x 9/4 não é um número misto e sim o produto de um inteiro por uma fração, o que não muda nada no processo de multiplicação.

      Para ser um número misto, deveríamos ter 3 9/4 (sem simbolo de multiplicação) “três inteiros e nove quartos”.

      Mas, caso tivéssemos a multiplicação de duas frações mistas (ou somente uma fração mista por um número inteiro), aí sim o ideal (para alguns) seria converter para fração imprópria, o que não é o caso acima.

      Se ainda tiver dúvida, comente. Abraço.

      Responder

  28. adorei na minha proxima prova vai cair isso e seus exercícios me ajugaram muito

    Responder

    1. Giovanna,
      obrigado por seu comentário e volte sempre que precisar. Sucesso na prova.

      Responder

  29. obrigado pelas explicações claras e objetivas me ajudou bastante.

    Responder

    1. Alessandro,
      nós é que agradecemos sua visita e comentário, pois assim sabemos se nosso trabalho está sendo útil. Continue a comentar, ok? Abraço.

      Responder

  30. Estou enrolado com a seguinte expressão:
    “conteúdo editado”
    Será que o Nobre Professor pode me ajudar no passo? A resposta que encontrei não bate com a da professora : 52/15.

    Responder

    1. Walkirio,
      aqui no blog, não resolvemos questões enviadas, pois não temos tempo para tal. Esperamos que compreenda. Abraço.

      Responder

  31. boa tarde.
    vou fazer uma prova do banco do nordeste dia 08/06 vai cair a mesma coisa que bom!

    Responder

    1. Patricia,
      desejo sucesso na prova. Dúvidas é só comentar, ok? Abraço.

      Responder

  32. Boa noite Thieres.

    Primeiramente gostaria de agradecer por todo material disponivel no blog.
    Parabenizando e continui fazendo esse trabalho maravilhoso para com todos!

    Att: Márcio Gomes.

    Responder

    1. Márcio Gomes,

      muito obrigado pela visita e comentário. Tenha certeza que continuaremos a produzir conteúdo de qualidade, sempre apresentando novidades.
      Grande abraço.

      Responder

  33. Excelente!

    Tenho prova amanhã e essa foi uma ótima maneira de estudar mais um pouquinho,os exercícios são parecidos com os da minha apostila e todas minhas respostas estavam corretas.

    Obrigada.

    Responder

    1. Maria Eduarda,

      obrigado pelo seu tempo e comentário. Que você obtenha sucesso na prova! 🙂

      Responder

  34. Bom dia Thieres,
    Tenho duvida de como calcular (1/5)º
    Obrigado e parabens pelo blog.
    Faculdade Estácio.

    Responder

    1. Lourdes,

      não entendi muito bem a sua dúvida. Mas ao meu ver, você está com dificuldades em potências. Estude as propriedades de potências (se for o seu caso).
      Abraço.

      Responder

  35. adorei esse blog,me ajudou muito mas eu estava precisando mesmo de explicaçao para expressoes numericas com fracoes,raiz quadrada, e potencia tudo junto e misturado.amanha tenho prova meu professor nçao explica nada desde quinta procuro isso na net e nao acho, tenho 11 anos estou no 8º ano e preciso que a explicaçao entre na minha cabeça de forma clara se puder me ajudar, obrigado!

    Responder

    1. Geisy,

      os exercícios acima não possuem as operações que você disse no comentário? Por exemplo, o número 5. Futuramente, vamos disponibilizar um artigo teórico envolvendo tal tema. Procure por uma página no Youtube, com o nome “Youtube Educação”, não tenho certeza, mas poderá lhe ajudar.

      Muito obrigado pela visita e comentário! Continue acompanhando o blog, ok?
      Abraço.

      Responder

    2. oi boa tarde, eu tbm estou a procura da mesma coisa, pois tenho prova e nao sei como fazer esse calculo! sera k podem me ajudar?

      Responder

    1. Matheus,

      diga exatamente a parte que você não entendeu. Por acaso, você leu a explicação logo abaixo dos cálculos?

      Abraço.

      Responder

    1. Marcio,

      valeu pela visita e é só dizer o que está precisando. Quem sabe temos no blog ou podemos dar uma orientação!

      Abraço.

      Responder

    1. Stefane,

      não resolvemos questões enviadas. Esperamos que compreenda.

      Obrigado pela visita, dúvidas sobre os artigos e seus conteúdos e só comentar.

      Responder

    1. Magno,

      muito obrigado! Nós é que agradecemos pela sua visita e outras mais.

      Abração.

      Responder

  36. muito bom são exercícios de fácil resolução e bem explicado.
    gostei.

    Responder

    1. Márcia,

      que bom que gostou. Espero estar ajudando. Valeu pela visita e comentário.
      Sucesso.

      Responder

  37. Boa noite, professor ! Obrigado pelos exercícios.
    Embora eu tenha me confundido no exercício 4, onde o senhor pede como resposta “a2”. Eu, como aprendi em outras aulas que o sinal de multiplicação se omite, multipliquei 6/5 por 2 e obtive como resposta 12/5. Infelizmente fui induzido ao erro. Creio que seria mais claro se postasse a². Obrigado !

    Responder

    1. Fabrício,

      obrigado pelo comentário. Isso foi um erro de formatação. Todos os artigos do blog foram revisados e em alguns a formatação foi desfeita, logo isso aconteceu. Claro que realizamos várias revisões, mas alguma coisa passa despercebida. Já corrigido.

      Valeu pela participação!

      Responder

  38. Não entendi o exercício 2, como aquela subtração daquele parênteses vira 6-2 , sobre 12? Espero que possa me explicar…Obrigada!!

    Responder

    1. Alissa,

      você sabe calcular o mmc entre dois ou mais números? Bem, foi isso que realizamos. Calculamos o mmc entre 4 e 6 que é 12 e seguimos normalmente a subtração de frações. Tente fazer em separado a subtração:

      2/4 – 1/6 = (6 – 2)/12 = 4/12.

      “mmc entre 4 e 6 é 12, então 12 passa a ser o novo denominador comum as frações. Mas, veja que mudamos o denominador, então mudaremos os denominadores para que as frações sejam equivalentes. Um procedimento simples é:
      12 dividido por 4 dá 3 e 3 vezes 2 é igual a 6.
      12 dividido por 6 dá 2 e 2 vezes 1 é igual a 2.

      Pronto! É daí que aquela subtração entre parênteses vira 6 – 2.

      Você sabe realizar subtração de frações com denominadores diferentes? Talvez pode ser aí a sua falta de entendimento.

      Explique sua dúvida com mais detalhes que assim poderei te ajudar.

      Abraço

      Responder

    1. Sergio,

      não entendi muito bem sua pergunta. Mas, a fração 16/16 é uma fração que podemos chamar de “fração aparente”, pois na verdade 16/16 = 1 (só outra forma de escrever o n° 1).

      Qualquer dúvida, comente.

      Abraço.

      Responder

  39. Muito bom o saite goistei de mais e me ajudou mto ….
    Abraços , Parabéns e sussesso….

    Responder

    1. Raphaela,

      muito obrigado pelo comentário e reconhecimento. 🙂

      Abraço.

      Responder

  40. porque não aplicou a simplificação de frações na questão 3, pois 6 e 16 são divisíveis por 2, ficando 6/5 e 8/1. vl 🙂

    Responder

    1. Jhonatas,

      neste caso, não temos como simplificar, pois 6 e 16 não são termos de uma mesma fração.

      Abraço.

      Responder

  41. Bons exercícios, mas o 2 é muito confuso, mesmo assim me ajudou bastante

    Responder

    1. Artur,

      obrigado pela visita. Dúvida é só comentar. Abraço.

      Responder

  42. Muitíssimos parabéns!!Gostei muito desse site,irei pratica muito,pois to tendo muito dificuldade neste assunto.

    Responder

    1. Meiriane,

      obrigado! Desejo que o site lhe ajude bastante. Pratique bastante que logo superará sua dificuldades.

      Sucesso!

      Responder

  43. Boa noite , professor !
    Gostaria de saber se posso simplificar a fração por números diferentes.
    Ex:
    22/9=
    o numero 22 simplifico por 2 e o 9 por 3
    Ou preciso simplificar sempre com o mesmo número ex
    4/8 4 por 4 e 8 por 4, ou seja , ambos pelo mesmo número
    Levando em conta que tratasse do sexto ano do fundamental

    Responder

    1. Ariadne,

      o processo de simplificação serve para encontrar frações equivalentes, mas que sejam mais simples.

      Veja, 2/8 (dois oitavos) é equivalente a 1/4 (um quarto) – Fazendo um esboço geométrico da situação acredito que ajude a entender melhor, mas prossigamos!

      Para encontrar a fração 1/4, dividimos ambos os membros numerador e denominador da fração 2/8 por 2, pois 2 é o maior divisor comum a 2 e 8, isto é, divide 2 e 8 ao mesmo tempo.

      Então, para simplificar a fração 22/9 devemo encontrar se possível um número que divide 22 e 9 ao mesmo tempo e de preferência o maior possível para que não tenhamos que simplificar novamente.

      Mas 22/9 não é uma fração simplificável (redutível), verifique que não encontraremos um número comum que divide 22 e 9, a fração 22/9 já está na forma irredutível. Veja que 22 e 9 são números primos entre si.

      Portanto, você está certa com relação a fração 4/8. Para simplificar frações devemos sempre dividir ambos, numerador e denominador por um mesmo número.

      Se ainda tiver dúvida, comente.

      Abraço e valeu pela visita!

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  44. Olá parabéns pelo site, ele já me ajudou mto em varios assuntos da matematica.
    e segundo, eu cliquei neste post justamente pq não sabia fazer exercício com fração, e pensei que fosse explicar mais ñ explica..

    Espero que tire esta minha duvida!! Eu só queria saber como resolve expressão de fração!!

    Responder

    1. Maria,

      obrigado pelo elogio. Qualquer dúvida, comente.

      Abraço.

      Responder

      1. João Vitor,

        nós é que agradecemos a sua visita e comentário. Continue acompanhando o blog, sempre temos novidades.

        Abraço.

        Responder

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