Exercícios de Expressões Numéricas Envolvendo Números Inteiros Negativos

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Diversos estudantes sejam aqueles que participarão de algum concurso ou não procuram buscar na prática de exercícios disponíveis de forma online o que não foi bem aprendido na escola básica.

Seguindo com o objetivo de ajudar estes, o blog Cálculo Básico disponibiliza mais uma série de exercícios resolvidos. Veja logo abaixo exercícios de expressões numéricas envolvendo números inteiros negativos.

Antes de você começar a fazer os exercícios abaixo, leia atentamente o que se segue.

Para obter êxito na resolução dos exercícios, é necessário que tenha domínio das regras de resolução de expressões numéricas, se ainda não tem clique no link abaixo.

Como se resolve uma expressão numérica

Depois, pratique antes com exercícios mais básicos, veja nos links abaixo.

Exercícios de expressões numéricas

Exercícios de expressões numéricas – parte 2

Exercícios de expressões numéricas com frações

Soma, Subtração e Regra de Sinais para Multiplicação e Divisão de Números Inteiros

Também será necessário dominar as regras de sinais para a multiplicação e divisão de números inteiros bem como somar números inteiros, em especial os negativos.

Apresentamos abaixo um pequeno resumo da “regra de sinais”, já que um artigo completo para esta finalidade será elaborado futuramente.

1) ( + ).( + ) = +

2) ( + ).( – ) = –

3) ( – ).( + ) = –

4) ( – ).( – ) = +

Veja, por exemplo, em 2) que “mais vezes menos é igual a menos”. Estas regras valem para a divisão também, isto é, “mais dividido por menos é igual a menos”.

Quanto a soma algébrica, caso tenha dificuldade sugiro pesquisar um pouco mais sobre o assunto, mas seguem dois exemplos abaixo:

a) – 5 + 2 = – 3

b) – 5 – 2 = – 7

Aqui, vale aquela famosa brincadeira da “regrinha da quitanda”, veja:

Em a) imagine-se comprando algo em uma quitanda. O – 5 pode ser visto como, “devo cinco” e o +2 como “tenho dois”, logo “se devo cinco e pago com dois, ainda ficarei devendo 5″, ou seja, -5.

A mesma ideia para a letra b. “se devo cinco e devo dois, então devo um total de 7, ou seja, -7.

Caso você já domine todos o itens acima, então é hora de praticar. Veja abaixo os exercícios e mãos-a-obra! :-)

Enunciados dos Exercícios de Expressões Numéricas Envolvendo Números Inteiros Negativos

1. O resultado da expressão ( 2412 : 12 – 8 ) – 13 + (48 – 6 x 2 ) é:

A) 48

B) 98

C) 226

D) 228

2. Calculando o valor da expressão

\left\{ \left[ {{\left( -3 \right)}^{3}}{{.2}^{2}}+\left( -3 \right) \right]+100 \right\}:\sqrt{121}

encontramos:

A) 10

B) -9

C) 1

D) -1

3. Um carregador vai sair de uma câmara frigorífica. Dentro dela, a temperatura que marca o termômetro é de -19 °C, fora dela, a temperatura é de 22 °C. A diferença entre essas temperaturas é:

A) 41 °C

B) 22 °C

C) 4 °C

D) 19 °C

4. O valor da expressão ( -1 – 2 ).[ -7.( 2 – 5 ) – 3.( 4 – 2 ) – 1 ] é:

A) -34

B) – 36

C) – 40

D) – 42

5. Um camelô fez 4 vendas. Na primeira teve prejuízo de R$ 4,00, na segunda teve prejuízo de R$ 11,00, na terceira teve lucro de R$ 13,00 e na última venda teve lucro de R$ 5,00. Pode-se calcular o saldo resultante desses quatro negócios, efetuando:

A) – 4 – (-11) + 13 + 5 = 25

B) – 4 + (-11) + 13 + 5 = 3

C) 4 – 11 + 13 + 5 = 11

D) – 4 – 11 – 13 + 5 = – 23

Soluções dos Exercícios

Exercício 1

Vamos resolver a expressão aplicando as regras de ordem da operações e “dos sinais”, passo a passo.

( 2412 : 12 – 8 ) – 13 + (48 – 6 x 2 ) =

= ( 201 – 8 ) – 1 + ( 48 – 12 ) =

= 193 – 1 + 36 =

= 192 + 36 = 228.

Exercício 2

Novamente, seguindo a mesma ideia de resolução da questão anterior. Vejamos!

\displaystyle \left\{ \left[ {{\left( -3 \right)}^{3}}{{.2}^{2}}+\left( -3 \right) \right]+100 \right\}:\sqrt{121}=

= { [ – 27.4 – 3 ] + 100 } : 11 =

= { [ – 108 – 3 ] + 100 } : 11 =

= { – 111 + 100 } : 11 =

= – 11 : 11 = -1.

Observe que as regras de operações “dos sinais” foi bastante usada na resolução desse problema.

Exercício 3

Considerando o problema, para obtermos a diferença entre as temperaturas, basta fazer a subtração entre o maior número (22) e o menor (-19).

22 – (-19) = 22 + 19 = 41.

Exercício 4

Novamente, devemos ter bastante atenção a ordem da operações, bem como aas “regras de sinais” para a multiplicação.

( -1 – 2 ).[ -7.( 2 – 5 ) – 3.( 4 – 2 ) – 1 ] =

= – 3.[ – 7.( – 3 ) – 3.2 – 1 ] =

= – 3.[ 21 – 6 – 1 ] =

= – 3.14 = – 42.

Deve ter ficado claro para você que quando o resultado da operação tem um número negativo, geralmente separamos com parênteses para não “poluir” os sinais. No caso de 2 – 5 = – 3, separamos com os parêntes do sinal de multiplicação após o -7.

Veja também que quando o resultado de uma operação é positiva, em alguns caso, omitimos o sinal de adição ( + ). No caso acima em 4 – 2 = 2 e depois fazemos o prduto com -3.

Exercício 5

Para chegarmos a resposta correta desse problema, devemos ter em mente que quando o camelô tem lucro numa operação, vamos representar o valor de tal lucro com um sinal de adição ( + ) e quando tem prejuízo, o sinal dee subtração ( – ).

Veja: na primeira venda teve prejuízo de R$ 4,00, então temos – 4. Na segunda, teve prejuízo de R$ 11,00, então temos -11. Na terceira, lucro de R$ 13,00, logo +13 e na quarta, lucro de R$ 5,00, logo +5.

Agora, calculamos o saldo resultante como:

– 4 + (-11) + 13 + 5 = 3.

Veja que como são efetuadas quatro vendas, temos quatro entradas, isto é, somamos todos os valores, mesmo que alguns sejam negativos para obtermos o saldo. Poderíamos proceder do mesmo modo na realidade!

Conclusão

Bem, terminamos aqui mais uma série de exercícios. Desejamos que esta seja útil a todos, pois muitos estudantes chegam até o blog com dúvidas em assuntos básico de Matemática.

Há muito conteúdo teórico sobre este tema na internet, por isso preferímos abordar o tema do ponto de vista prático, onde apresentamos as resoluções que ao contrário de material teórico, tem-se pouco.

Acreditamos que desse modo, isto é, praticando mais você venha aprender de forma eficaz e mais rápida, focando naquilo que tem mais dificuldade.

Se ainda tiver dúvida com relação ao artigo, fique a vontade para comentar.

Um forte abraço e obrigado pelo seu tempo! :-)

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Sobre o Autor

autor-70x70 Thieres Machado é Professor em cursos preparatórios para diversos concursos. Autor do e-book Raciocínio Lógico Quantitativo para concursos com 40 questões resolvidas passo a passo. Continue lendo aqui.


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