Exercícios de Triângulos

O assunto deste post é sobre geometria plana, mais precisamente, triângulos. Você sabe por que eles são tão importantes? Sabia que são usados nas estruturas físicas, como exemplo, em portões para dar uma maior rigidez?

Pois é, com tantas aplicações este conteúdo não poderia ficar de fora da maioria das provas de concursos e preparamos uma lista de exercícios para lhe ajudar.

Continue lendo para ficar por dentro da teoria necessária em concursos de modo geral e para obter a lista de exercícios.

Um Pouco Sobre Triângulos

Vamos fazer uma breve introdução dos tópicos mais importantes, isto é, para você saber por onde começar a estudar, a adquirir base teórica. Nosso foco neste artigo é lhe oferecer a lista de exercícios e informar a teoria necessária para resolver os problemas.

Em uma outra oportunidade, abordaremos este assunto de forma mais detalhada. Acompanhe o blog!

Triângulos são polígonos de três lados. Seus principais elementos são: os vértices, os lados, os ângulos internos e os ângulos externos.

image

Lembrando que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180°. Esta lei (ou teorema) é de suma importância para a resolução de problemas.

Quanto a classificação, esta pode ser feita de dois modos: quanto aos lados e quanto aos ângulos.

Quanto aos lados, em triângulos isósceles, equiláteros e escalenos.

Quanto aos ângulos, em triângulos acutângulos, obtusângulos e retângulos.

É bom também que se saiba sobre a condição de existência de um triângulo. O que é isso?

Para se construir qualquer triângulo na geometria plana, é necessário o seguinte:

Em todo triângulo, a medida de qualquer lado é menor do que a soma das medidas dos outros dois lados.

Como exemplo, tente construir um triângulo com as medidas 2cm, 3cm e 6cm.

image

Observe que, com estas medidas não conseguimos “fechar” (formar) um triângulo, pois as mesmas contrariam as condições de existências:

2 + 3 > 6 é falso!

Um Pouco Mais …

A teoria sobre triângulos é extensa, e como escrito acima, abordaremos este tópico com mais detalhes em outro post. Este assunto “dá pano pra manga”! 🙂

O que mais você precisa saber:

sobre as principais cevianas de um triângulo, os pontos notáveis, a congruência de triângulos (seus casos) e fazer muito exercícios!

Sucesso = 90% Transpiração + 10% Inspiração

A equação acima foi dita por algum filósofo, não sei ao certo! 🙂 Alguns atribuem a Albert Einstein, o grande gênio da Física, mas qualquer que seja o autor, ela é uma verdade.

Vou deixar ao seu cargo a interpretação da mesma, caso sinta vontade pode escrever nos comentários sua análise que poderemos debater de forma sadia.

Um pista sobre esta equação e seu significado no contexto em que foi dita tem a ver com trabalho duro, força de vontade, praticar ao máximo para atingir os resultados e nunca desistir de seus sonhos.

Os exercícios sobre triângulos você encontra na apostila de Geometria Plana, cujo download pode ser feito clicando aqui.

Desejo-lhe sucesso em seus empreendimentos!

4 Comentários


  1. Realmente, Sucesso = 90% Transpiração + 10% Inspiração. Conheço uma frase que diz: O sucesso na vida, depende unicamente da insistência e da ação! O que vem fácil tende a ir fácil. Professor mais uma vez quero agradecer pela sua ajuda, pois é pelo blog que hoje tenho + chance de fazer um bom concurso, não somente eu mais muitos. Obrigado professor!

    Responder

    1. Oi Wellington, muito obrigado por comentar. Realmente, pelo fácil pouco aprendemos. A verdade é que temos que nos dar o direito de errar, mas na verdade “errar” não existe, apenas aprendizagem. Sucesso sempre.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *