45 Comentários

  1. Rachel

    Olá, bom dia!!! Professor gostaria de saber se você tem disponível vídeo aulas sobre essa matéria – Raciocínio Lógico ??? Adorei as outras aulas foi muito produtivo e muito claro no meu caso, pois tenho muita dificuldade com matemática. rsrs

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  2. Marycele Saraiva da Silva

    Simplesmente o melhor site de explicacoes q ja visitei…maravilhoso…

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  3. Allan

    Muito bom o questionário Profº. só fiquei meio sem entender a resposta da 4º,quando diz q Y ñ pode assumir valor igual ou maior q 2,sendo q sua negação,Y pode ser igual ou menor.o certo ñ seria dizer q ele só ñ poderia ser maior q 2? prq igual ele pode.abrço

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    1. Thieres Machado

      Allan, observe que na negação y também pode ser igual a 2 (ou maior), pois na proposição original, y só pode assumir valores menores do que 2 (não pode ser 2). Logo, a negação inclui todos os valores que y não poderia assumir (da proposição original). Compreende?

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  4. yuri trindade

    Olá,
    No exercício numero 5, ser tive-se uma alternativa apenas com a opção III, também estaria correto? pois como foi colocado na questão se há uma vogal numa face, então tem um número par na outra” e não o contrário, se só a prova de que por traz da vogal a um numero par ‘ou não’ já não seria o suficiente?

    Desde já muito obrigado!!

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    1. Thieres Machado

      Yuri, veja na solução que explicamos isso. Estude novamente a solução, escreva suas conclusões. Abraço!

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  5. josemil junior

    Sinceramente,da 1 à 4 questão acertei todas sem dificuldades…mais a última não entendi nada!

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    1. Thieres Machado

      Estude a resolução novamente Josemil. Analise exatamente onde está tendo dificuldade. Força!

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  6. Wilton

    Fiquei na dúvida em relação à questão número 2 porque aprendi que uma equivalência de “se,então” acontece com o conectivo “ou”, por tanto ficaria : ” NÃO ESTUDO OU PASSO”. Me corrija se eu estiver errado. Abraço

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    1. Thieres Machado

      Wilton, para esclarecer sua dúvida, o ideal é olhar para a tabela-verdade, feita corretamente não há como errar. Tanto é que essa equivalência é muito comum em concursos e mesmo assim apresentamos a tabela-verdade como forma de verificar a veracidade da implicação. Estude a solução que apresentamos e tire suas conclusões e caso ainda tenha dúvidas, fique a vontade para comentar, ok? Abraço.

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  7. Abel Lupale

    professor Trieres tenho muita dificuldades em lógica podes mi explicar de uma maneira mais fácil

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  8. Leila

    Olá bom dia! Estou estudando pra concurso e suas explicações estão sendo de grande importância, ainda tenho muitas dificuldades, mas estou conseguindo mais acertos! Obrigada!

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    1. Thieres Machado

      Muito bom Leila. Fico feliz em saber que está progredindo. No início é assim mesmo, difícil. Mas a medida que for avançando, se dedicando alcançará resultados mais rápidos, aprenderá com mais facilidade e muitos outros benefícios serão alcançados por seu esforço e persistência. Sucesso.

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  9. Manoel

    Muito obrigado pelo auxílio,Mestre Tieres! Sua ajuda é de grande importância pois, estou estudando por conta nas horas vagas.
    Sucesso em sua atividade e espero poder contar outras vezes com sua ajuda.
    Atenciosamente,

    MANOEL.

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    1. Thieres Machado

      Valeu Manoel. É muito bom saber que nosso conteúdo está ajudando pessoas como você, que tomam a inciativa por uma vida melhor. Comente sempre que quiser, ok? Sucesso.

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  10. Carlos Felipe

    estou de exame em raciocínio logico e quero muito aprender para eu passar de ano

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  11. Ruhana

    Professor Bom dia!
    Não consegui entender a 5. poderia me explicar melhor?
    desde de já agradeço.. Abç

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  12. Vanderlei Marcos Pereira

    Olá Thieres, gostei destas questões, foi uma das disciplina que tive mais dificuldade na graduação, hoje gosto muito de desafio, principalmente de calculo 4

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  13. Maria da Conceição Rabelo de Avelar

    Adorei os exercícios foram muito proveitosos.Gostaria de receber exercícios pois trabalho do 6º ao 9º anos com exercícios diferentes, pois adoro complementar os conteúdos.
    Envie-me novidades grata Maria

    Responder
    1. Thieres Machado

      Maria,
      muito obrigado pelo comentário e que bom que tenha gostado. Se você recebeu essa mensagem via e-mail é porque já é assinante de nossa lista e com certeza receberá outras informações, fique atenta ao seu e-mail, mas caso ainda não é nossa assinante, basta fazer download de nosso e-book grátis e pronto. o e-book contém diversas questões resolvidas para concursos, veja aqui. Abraço.

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  14. Fernando

    Bom dia. Você poderia explicar detalhadamente o motivo de o cartão correspondente à letra C da questão 5 não precisar ser virado? Desde já, agradeço a atenção.

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    1. Thieres Machado

      Fernando,
      por acaso você entendeu a solução que disponibilizamos? Nela, explicamos sua pegunta. A afirmação é referente a vogal de um lado, isso é que deve ser levado em conta. Não se deixe levar por interpretações externas a questão, sem suposições. Abraço.

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  15. Grasy

    Boa tarde professor, na questão 4 eu não entendi uma coisa.
    por que a resposta não seria a letra B) x = 3 e y > 2 ??
    essa parte do maior ou igual a 2 eu NÃO ENTENDI MESMO
    Aguardo resposta. Obrigada

    Responder
    1. Thieres Machado

      Grasy,

      repare que queremos NEGAR a proposição. Com isso, temos que escrever “tudo o que y não poderia ser (assumir)”.
      Veja, y < 2 quer dizer então que y pode assumir qualquer outro valor desde que MENOR do que 2, não pode ser nem igual, tem que ser MENOR. Ok? Bem, agora vamos negar: Como y < 2, negando ficaria y > 2 ou igual a 2. Lembre-se: todos os valores que y não poderia assumir.
      O fato de na negação usarmos y = 2, vem de que na proposição inicial y deve ser menor do que 2.

      Um outro exemplo: Qual a negação da proposição “y maior ou igual a 2”?
      Veja que agora y pode ser igual a 2 ou maior do que 2, então a negação seria (todos os valores que y não pode assumir):
      “y menor do 2”. Não usamos o igual, pois na negação y não pode ser igual a 2, já é na proposição inicial.

      Caso ainda tenha ficado dúvidas, comente!
      Abraço.

      Responder
  16. Madalena

    Bom dia professor Thieres, é muito bom receber as sua notificações no e-mail. Há uma questão na prova da SAEBSEMA-12, CARGO 2 DA QUESTÃO 11 da CESPE/UNB que não consegui resolvê-la, a resposta do gabarito é a letra A. Irei prestar concurso para PROCURADORIA GERAL-RS nos próximos dias, se não for muito incômodo, lhe peço ajuda nessa questão. Obrigada, abraço.

    Responder
    1. Thieres Machado

      Madalena,

      em primeiro lugar, nós é que ficamos agradecidos por receber sua visita aqui no blog e ainda mais seu comentário em saber que o conteúdo do Blog CB está te ajudando. :-)

      Agora, sobre o seu pedido em resolver a questão, com todo o carinho e respeito mas não realizamos este tipo de procedimento aqui, pois não dispomos tempo para tal. O que já realizamos foi anotar sua sugestão de prova e dependendo de nossa análise poderemos comentar a prova aqui no blog.

      Esperamos que compreenda.
      Um Grande Abraço.

      Responder
      1. Madalena

        Ótimo, era isso que eu quis dizer, só não soube me expressar corretamente, sei que estás envolvido em projetos os quais de antemão lhe parabenizo pela competência que tens. Penso, logo em participar em um de seus cursos, mas ainda não sobrou tempo($$$$$$$), rsrsrsrs . Agradeço por ter respondido meu comentário. Abraço.

        Responder
        1. Thieres Machado

          Madalena,

          nós é que agradecemos a sua visita e comentário. Caso tenha alguma dúvida em algum artigo do Blog, fique a vontade para comentar.

          Tudo de bom!

          Responder
  17. Ana

    Olá, Thieres, não entendi o porquê do valor lógico dessas proposições ser esse:

    q: 72 = 49. Valor lógico: verdadeiro (V).
    p: 102 = 100. Valor lógico: verdadeiro (V).
    p :2 = 32 – 7. Valor lógico: verdadeiro (V).

    Não ficou claro pra mim, o porquê. Suspeito que seja por causa do sinal de =, mas tenho essa dúvida, pode responder? Obrigada!

    Responder
    1. Thieres Machado

      Ana,

      na verdade alguns artigos do blog estão passando por revisão e na nova formatação o que era pra ficar como expoente não ficou, no caso o número 2. Mas com sua observação já corrigimos. Veja:

      7² = 49, 10² = 100 e 2 = 3² – 7.

      O valor lógico é verdadeiro, pois de fato a igualdade é verdade (agora com a correção rsrsrs). Espero que compreenda, mas se ainda tiver dúvidas volte a perguntar.

      Obrigado e sucesso!

      Responder
  18. Daniel

    Thieres foi um prazer encontra-lo nesse blog, fui seu aluno no “curso Marciel em -sg-” vou prestar concurso p CBMERJ, peço sua ajuda para algumas questões de geometria. abraço!!

    Responder
    1. Thieres Machado

      Daniel,

      que bom que você descobriu o blog, tenha certeza que ele vai ser muito útil nos concursos. Caso tenha dúvidas sobre algum artigo do blog, fique a vontade para comentar.

      Valeu pela visita. Abração.

      Responder

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