Exercícios de Sistema Métrico Decimal para Concursos

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Veja logo abaixo uma série de exercícios de sistema métrico decimal para concursos.

São questões de concursos anteriores selecionadas para você testar seus conhecimentos teóricos. Os problemas apresentados foram passo a passo comentados, caso surja alguma dúvida.

As questões também tem o intuito de ajudar aqueles que ainda se encontram na fase escolar, bem como os que precisam de mais exercícios em seus estudos diários.

No intuito de ajudar aqueles que se preparam de forma não só individual, cuja condição financeira para frequentar aulas em curso regular não permite o investimento, segue abaixo um bateria de exercícios de sistema métrico decimal para concursos.

Leia mais para ficar por dentro dos seguintes pontos sobre este assunto:

- teoria necessária para resolver as questões;

- problemas envolvendo o sistema métrico decimal e

- como este assunto é abordado em concursos.

Sobre o Sistema Métrico Decimal e as Questões

O sistema métrico decimal é usado para estabelecer um padrão em nossas medidas de modo geral e quando dizemos medidas, estamos relacionando também as pesagens, os cálculos de áreas, volumes e os de capacidade. Para você resolver as questões abaixo, basicamente precisará

saber converter unidades e interpretar problemas.

Aqui não vamos nos aprofundar sobre a teoria do sistema métrico decimal, mas lembraremos sobre o que estudar antes. Veja!

No sistema métrico decimal temos as grandezas unidimensionais: comprimento, massa e capacidade. A unidade padrão de comprimento é o metro, a unidade padrão de massa é o grama e a de capacidade, é o litro. Verifique quais são as unidades múltiplas e submúltiplas.

As grandezas bidimensionais: área e de certa forma as unidades agrárias, que também são usadas especificamente para cálculo de áreas rurais, florestas. A unidade padrão de área é o metro ao quadrado (m2) e a agrária é o are (a). Verifique os múltiplos e submúltiplos.

Como grandeza tridimensional temos o volume, cuja unidade padrão é o metro ao cubo ou “metro cúbico” (m3). Verifique os múltiplos e submúltiplos do m3.

Uma equivalência importante é a de que em um espaço de 1m3 “cabem” 1000 litros de água. Esta equivalência relaciona a medida de volume com a de capacidade.

Agora, pratique com as questões abaixo e se tiver dúvida, comente! :-)

Caso queira ver outros exercícios de outros assuntos, clique nos links abaixo.

Exercícios

Provas e resoluções

Enunciados dos Exercícios

1. 15.000 mm2 + 15 cm2 é igual a:

A) 0,1515 dm2

B) 1,5015 dm2

C) 1,65 dm2

D) 15,15 dm2

E) 151,5 dm2

2. Se uma vela de 36 cm de altura diminui 1,8 mm por minuto, quanto tempo levará para se consumir?

A) 2 h

B) 2 h 36 min

C) 3 h

D) 3 h 18 min

E) 3 h 20 min

3. Um reservatório tem 1,2 m de largura, 1,5 m de comprimento e 1 metro de altura. Para conter 1.260 litros de água, esta deve atingir a altura de:

A) 70 cm

B) 0,07 m

C) 7 m

D) 0,7 dm

E) 700 cm

4. Uma parede de 5 m por 2,40 m tem uma porta de 2,00 m por 70 cm e deve ser azulejada com peças quadradas de 10 cm de lado. O mínimo de azulejos necessários para não haver sobra é igual a:

A) 106

B) 1.060

C) 10.600

D) 106.000

E) 1.060.000

5. Um município colheu uma produção de 9.000 toneladas de milho em grão em uma área plantada de 2.500 hectares. Obtenha a produtividade  média do município em termos de sacas de 60 kg colhidas por hectare.

A) 50

B) 60

C) 72

D) 90

E) 100

Soluções dos Exercícios

Exercício 1

Para encontrar a resposta correta nesta questão, devemos antes olhar para as alternativas e logo verificamos que todas estão em dm2, portanto devemos converter as medidas do enunciado para dm2. Atenção para o fato de que só podemos efetuar a soma de grandezas que estão na mesma unidade.

Lembre-se que estamos lidando com unidades de superfície, isto é, uma grandeza bidimensional onde para cada unidade imediatamente superior ou inferior devemos multiplicar ou dividir, por 100. Vejamos:

vamos converter 15.000 mm2 para dm2. O dm2 quadrado é um unidade superior ao mm2, isto é, partindo do mm2 devemos passar pelo cm2 e depois dm2.

Dividimos por 100 para converter em cm2 e depois, novamente por 100 para converter em dm2. Na prática deslocamos a vírgula quatro casas decimais para a esquerda.

15.000 mm2 = 1,5000 dm2.

Agora, para converter cm2 em dm2, basta dividir por 100, ou seja, deslocar a vírgula duas casas decimais para a esquerda.

15 cm2 = 0,15 dm2.

Fazendo a soma:

1,5000 dm2 + 0,15 dm2 = 1,6500 = 1,65 dm2.

Exercício 2

Vamos converter 36 cm para mm já que nos foi dado que a vela queima 1,8 mm por minuto. Convertendo, faremos a divisão por 1,8 e determinaremos o tempo. Novamente, só podemos dividir grandezas na mesma unidade, para este caso.

36 cm = 360 mm.

Sabemos que em um minuto a vela queima 1,8 mm, então 360 mm serão queimados em

360 / 1,8 = 200 minutos = 3 h 20 min.

Exercício 3

Como já temos a capacidade (quantidade) desejada de água, vamos determinar o volume em m3 que esta quantidade de água ocupa.

No espaço de 1m3 cabem 1000 litros de água, então 1260 litros ocupam um espaço de

1260 / 1000 = 1,260 m3.

Portanto, o volume para 1260 litros de água é de 1,260 m3. Sabemos que para obter o volume considerado devemos fazer o produto das três dimensões (área da base pela altura), temos o comprimento 1,5 m, a largura, 1,2 m e a altura procurada vamos indicar por h.

Volume = 1,260 m3

1,5 x 1,2 x h = 1,260, então 1,8h = 1,260 e daí, h = 0,7 m = 70 cm.

Exercício 4

É claro que a área ocupada pela porta não levará azulejo, portanto deve ser “descontada” da área da parede a ser azulejada. Mas antes vamos converter todas as medidas para cm, pois facilitará nossos cálculos considerando que o azulejo quadrado tem 10 cm de lado.

5 m = 500 cm

2,40 m = 240 cm

2,0 m = 200 cm

Cálculo área da parede = 500 x 240 = 120.000 cm2.

Cáculo área da porta =  200 x 70 = 14.000 cm2.

Cálculo área a ser azulejada = 120.000 – 14.000 = 106.000 cm2.

Cálculo área do azulejo = 10 x 10 = 100 cm2.

Agora, cada azulejo ocupa uma área de 100 cm2, então para ocupar uma área de 106.000 cm2 precisaremos de

106.000 / 100 = 1060 azulejos no mínimo para não haver sobra.

Exercício 5

Sabemos que uma tonelada equivalem a 1000 kg, então 9000 toneladas equivalem a 9000 x 1000 = 9.000.000 kg.

Isto é, 9.000.000 kg foram plantados em 2.500 hectares.

Mas o problema pede a produtividade  média do município em termos de sacas de 60 kg colhidas por hectare. Vamos antes determinar a quantidade de sacas de 60 kg.

9.000.000 / 60 = 150.000 sacas de 60 kg plantadas em 2.500 hectares. Logo, a produtividade média por hectare é de

150.000 / 2.500 = 60 sacas / hectare. Ou seja, 60 sacas de 60kg por cada um hectare.

Conclusão

As questões acima foram selecionadas de modo a mostrar para aqueles que desejam conquistar uma vaga no emprego público ou em alguma outra prova de concurso mais específico, como o assunto sistema métrico decimal é abordado, geralmente.

Você deve ter percebido que o referido assunto é mais usado em problemas que modelam situações do cotidiano, problemas que muitas das vezes aparecem em nosso dia a dia. Claro que o número de questões apresentados aqui é pequeno em relação a literatura existente.

No entanto, você deve procurar por mais e caso queira deixar alguma sugestão fique a vontade, verifique mais exercícios nas categorias do blog.

Desejamos que os problemas acima propostos lhe ajude num melhor entendimento deste assunto.

Gostou do artigo? Comente.

Tenha um ótimo estudo!

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Sobre o Autor

autor-70x70 Thieres Machado é Professor em cursos preparatórios para diversos concursos. Autor do e-book Raciocínio Lógico Quantitativo para concursos com 40 questões resolvidas passo a passo. Continue lendo aqui.


Comentários

  • Rafaela Medeiros disse:

    Olá Thieres, Boa noite! Estou adorando as questôes, elas estão me ajudando mto ao estudar para um concurso. Só queria que me esclarecesse a segunda questão, no meu raciocínio, 36 cm = 360 decímetros = 3600 mm. Não consigo compriender 36 cm como o equivalente a 360 mm. Me esclareça por favor?! Mto obrigada!

    • Thieres Machado disse:

      Rafaela Medeiros,

      no artigo não abordamos a parte teórica, mas logo antes do enunciado das questões falamos sobre essa parte teórica que o estuante deve dominar para realizar os exercícios.

      No sistema métrico decimal, temos as unidades de medida de comprimento (em ordem):

      km – hm – dam – m – dm – cm – mm

      A cada mudança de unidade, devemos multiplicar ou dividir por 10. Lembre-se, o sistema é decimal, mas não entrarei em detalhes para explicar o que ocorre em cada mudança de unidade, isso ficará para um artigo futuro. Mas, observe o seguinte:

      1 km = 1000 m, 1 hm = 100 m, 1 dam = 10 m (múltiplos do metro)

      1 mm = 0,001 m, 1 cm = 0,01 m, 1 dm = 0,1 ou
      1 m = 1000 mm, 1 m = 100 cm, 1 m = 10 dm (esses foram os submúltiplos do metro)

      O milímetro (mm) é a unidade imediatamente inferior ao cm, então basta multiplicar por 10, logo
      36 x 10 = 360 (deslocando a vírgula para direita, uma casa decimal)

      Por exemplo, convertendo 36 cm para decímetro (dm):
      Veja, “vou sair do cm e chegar no dm”.

      dm < cm

      Como o dm é uma unidade imediatamente superior, basta dividir por 10 ou deslocar a vírgula uma casa decimal para a esquerda – a vírgula, neste caso, se encontra à direita do 6 (última casa decimal).

      Outro exemplo: converter 36 cm para m.

      m < dm < cm “temos que sair do cm e chegar no m, passando pelo dm.”

      “Tenho que andar duas casas decimais com a vírgula para a esquerda, isto é, de cm para dm e de dm para m.”
      “Ou então, como o m é unidade superior ao cm (duas casas) basta dividir por 100.”

      Primeiro, procure aprender a teoria necessária para resolver as questões, siga as instruções do artigo.
      Essa, foi uma pequena explicação, há mais teoria envolvida.

      Se ainda tiver dúvida, comente.
      Abraço.

      • Marcus rafael disse:

        ok, mas na questão acima você a transformação de mm para cm e divide por 100. porque na segunda questão voce divide por 10?

        • Thieres Machado disse:

          Marcus,

          observe que cada caso é um caso diferente. Hora estamos lidando com medidas de superfície, hora com medidas de comprimento. Dividir (ou multiplicar) por 10 ou 100 vai depender desse fato. Sugiro que estude um pouco de teoria antes.

          Abraço.

  • Helen Cristina Porto Matos disse:

    só que eu nao entendi essa parte : ,5 x 1,2 x h = 1,260, então 1,8h = 1,260 e daí, h = 0,7 m = 70 cm.

    • Thieres Machado disse:

      Helena,

      veja que estamos fazendo uma multiplicação, (1,5)x(1,2)xh = 1,8h.
      Depois dividimos 1,260 por 1,8 pra encontrar o valor de h.

      Lembre-se que o volume, neste caso, é o produto das três dimensões.

      Espero que tenha entendido, caso contrário, explique com mais detalhes sua dúvida.

      Abraço.

  • mauricio disse:

    nao entendi a 1.por q 15.000mm e nao 1.15.000mm como no enunciado da questao…na resoluçao ta 15.000

  • Gretta disse:

    Adorei as questões deu perfeitamente uma ideia do que pode cair em concursos…Ajudou pra Caramba…muito obrigada

  • rosimeire disse:

    muito bom,esta me ajudando demais.Nota dez

  • JuniorBianca disse:

    Gostei Muito!!!
    Só estou com um pouco de dificuldade no assunto. E o concurso ja está perto.

  • Carla disse:

    Muito obrigado por compartilhar conosco seus conhecimentos,é de muita importância que pessoas com esta atitude de colaborar com quem busca uma oportunidade na carreira publica seja prestigiados por estes atos.

    • Thieres Machado disse:

      Carla,

      nós é que agradecemos a sua visita, obrigado! Aproveite mesmo o conteúdo, tenho certeza de que ele lhe ajudará na conquista de seus objetivos. Sucesso!

      Obrigado pelo comentário. Abração.

  • maria aparecida fagundes disse:

    nossa estou muito feliz com os exercícios recebidos parabéns pelo site, e muito obrigado.

    • Thieres Machado disse:

      Maria,

      muito obrigado pelo seu retorno. Isso ajuda a direcionar o trabalho no blog. Que bom que está gostando, desejamos que você obtenha êxito em seus empreendimentos.

      Sucesso sempre! :-)

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