330 Comentários

  1. adriel melo

    ola, gostei bastante da pagina e das questões… mas francamente gostaria que vc respondesse a questão n10 pq nem com reza eu consegui

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    1. adriel melo

      hahaha ja entendi… todo o calculo esta elevado a zero portanto a resposta da 10 e E=1 pq qq numero elevado a zero e um :)
      haha boa

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    2. pedro

      a 10ª nem precisava voce fazer calculo, pois o ultimo que resolvemos vai esta dentro do conjunto { } e todo numero elevado a 0 é 1.

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  2. Abinadab

    Não consegui resolver a questão “2”. A resposta que encontro é sempre 21 e vejo que a resposta está na letra B. “22”. Estou fazendo algo errado, mas não consigo saber o quê. Por favor, diga-me o que pode está acontecendo.
    Obrigado.

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    1. wellington

      está correto só o enunciado que diz que é o sucessor ou seja o número que vem após o 21 que é o 22.

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    2. madalena

      a pergunta e qual e o sucessor desse numero .entao significa que o resultado 21 +1=22 sucessor significa apos 21 qual e o proximo numero ,da mesmo forma se perguntasse o antecessor que seria antes do 21. espero que entedeu.

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  3. kwiro

    Prof. resolv a ultima questão e me manda o modelo, não consegui. as outras acertei todas, vlw. abrço

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    1. Marina

      Qualquer número elevado a 0 o resultado é 1.

      Não é necessário fazer uma conta para ver o resultado.

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  4. Hélzio

    Gostei da página, estava ensinando ao meu filho de 8 anos que esta na 3ª série e estava com dificuldade nas prioridades e encontrei esta joia, realmente como disse a Sueli, os mestres de antigamente ensinavam de maneira mais simples e de fácil compreensão. Grato por ajudar a muitos.

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  5. Matheus

    A alternativa d resolvemos o parenteses primeiro no caso 30 que logo após vai ser divido por 2 (30:2) é essa a resposta ?, pq a A é a mesma coisa, nós só fazemos ela de cabeça já

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  6. Matheus

    Professor me explique uma coisa, a nº 6 a resposta A e D vão dar o mesmo resultado? o que vai mudar é só o parênteses certo? por quê tipo ela tinha 50 e gastou 20 (e ficou com 30) e dps ela gasto metade disso (no caso 15) e ainda ficou com 15. Nesse caso ela ainda terá R$15,00. Eu não entendi o quê vai mudar nas duas respostas

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    1. Thieres Machado

      Matheus, só há uma resposta correta. Os parênteses são de suma importância, portanto, a posição influencia tudo, ok? Eles indicam que a(s) operação(ões) que estão entre eles precedem as demais. Faça os cálculos e verá a diferença. Em Matemática não existe “talvez”, ok? Abraço.

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  7. Maria Fernanda

    Na primeira questão eu acho que você errou, tava a alternativa 8 ao envés de 9!

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  8. Moabe Almeida Silva

    Olá como se calcula as potências entre parenteses no caso do quinto exercício alguém pode me ajudar?

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    1. Thieres Machado

      Estude sobre potências, definição e propriedades. Abraço!

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  9. guilherme

    professor resolvi a 8 mas n achei o resultado nas opções
    8-
    2×12-x/3=5
    corta 3 e 12
    2×4-x=5
    8-x=5
    -x=5-8
    -x=-3
    x=3
    se errei corrija por favor

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  10. Catarina Bonfim

    Olá Professor, Espero que esteja bem!

    Não consigo resolver a questão 9, estou fazendo cursinho para vestibular, e preciso muito aprender pelo menos o básico de expressões para conseguir acompanhar as aulas. :(

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  11. Kawane

    Professor, eu consigo resolver a número 8 usando a lógica, mas no papel, com a expressão não… Eu usei x onde não tem o número, isso está certo né?

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    1. Thieres Machado

      Querida Kawane, que bom que você consegue resolver pela lógica, aliás, qual foi a lógica que você utilizou? Estou interessado em saber, caso queira descrever. Com relação a você usar o x onde não tem número (número que foi apagado, certo?) não há problema algum, fica a vontade pra usar a letrinha (ou não) que quiser. Tudo de bom!

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      1. ~Hyagosm

        Não, o resultado é 11, verifique onde foi o seu erro, provavelmente você pode ter feito primeira algo, ao não ser a multiplicação.

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    2. Sueli

      Sou uma jovem senhora, que manter meus neurônios funcionando gosto de rever exercícios matemáticos os quais aprendi há mais de quarenta anos.
      Vou contar uma curiosidade, quando jovem um professor nissei entrou na sala e usou os quarenta minutos dando orientação sobre a precisão matemática. Ele nos disse que procurássemos fazer com atenção e caso errasse não saísse rabiscando. Nesses casos melhor usar
      a borracha. Santo mestre, nunca me esqueci.E só começar estudar e ele me vem a memória.
      Parabéns aos educadores, parabéns à você Thieres !

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      1. Thieres Machado

        Oi Sueli. Fico muito feliz quando leio um comentário como esse. Pois, ao contrário de você, grande parte das pessoas, depois que chega numa certa idade, param de crescer, param de aprender e simplesmente acreditam que não têm mais condições para tal.

        Desejo muito sucesso para você. Comente sempre que quiser, ok? Tudo de bom!

        Responder
  12. gabriel

    9 + ( 21 – 15 ).2 essa conta e da 2 e no meu da 21 direto pode explicar para mim?

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    1. Kawane

      É pq o enunciado pede o sucessor, então se o resultado da conta é 21, logo a resposta é 22…
      Era essa sua dúvida?

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    2. Marina

      realmente ele errou so dara 30 se voce resolver primeiro o 9+6 = 15 x 2= 30
      mas a regra e PARENTESE, colchete , chave ,raiz quadrada, divisao e multiplicacao, adiçao e subtração.

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  13. Filipe Vitorino

    Boa tarde não consegui resolver as questões 5 8 e 10 poderia me mostrar como consigo resolvelas?

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  14. Rodrigo

    Sou do primeiro ano do E.M e dou aula para alunos do sexto ano da minha escola valeu pelas questões adorei e vou passar para eles na aula de amanhã.

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  15. Agnaldo

    me ajudou muito tnho uma prova amanha e presciso tirar 10 pra recuperar a nota e expressoes era muito dificil ! mais so uma dica faca videos fica um pouco melhor ! muito obrigado

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  16. Barbara

    Oi!!!Amanhã tenho uma prova sobre espressoes numericas com 10 questoes e nao consigo fazer pois na hora de responder me da um branco vc poderia me ajudar?;)

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    1. Thieres Machado

      Barbara, tendo dúvidas sobre os artigos do blog, fique a vontade para comentar, ok? Tudo de bom!

      Responder
  17. Daniel Tomé

    Ola,bom dia!!!!!!

    eu tenho um pouco de dificuldade em regras de divisibilidade pois eu preciso de um auxilio para tirar boas notas e se vc puder fazer isso como o proximo topico obg

    OBRIGADO

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  18. tedri blogues

    adorei a forma como você explicou a matéria e destinguir o certo do errado :)

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  19. Marcio costa

    Boa noite! gostaria de me preparar para o concurso da Petrobrás, e estudar assuntos referentes das provas dos últimos cincos concursos na área de técnico em operação.

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  20. Sandra Alves

    oi…boa tarde!!! meus Parabéns…. Meu Professor passou esses mesmo exercícios na faculdade. Pra gente resolver, nossa fiquei perdida não saia nada, pensei em ate tranca. Faz 10 anos que sai da escola então faz um tempo que não sei bem o que é estuda. Mas em fim vc me ajudou de mais resolvi todas as questões com suas explicações quase todas kkk a 9 foi a mais difícil e ainda não entendi

    muito…. obrigada mesmo…

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    1. Thieres Machado

      Muito obrigado Sandra por seu comentário. De fato quem está há muito tempo parado, vai demorar um pouco para entrar no ritmo, mas o segredo é não desistir. Aliás, meus parabéns pelo seu retorno aos estudos. Com relação a questão 9, veja nos comentários abaixo que já explicamos essa questão. Persistindo a dúvida, volte a comentar. Forte abraço!

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  21. Rafael

    Prof., estou estudando para o IFBA, essas questões me ajudaram bastante. Obrigado! E parabéns pelo projeto.

    Responder
    1. Thieres Machado

      Que bom Rafael saber que estamos ajudando na conquista de seu objetivo. Aproveite bem o material do blog e muito obrigado pela visita e comentário. Sucesso!

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    2. Bertazzi

      não consigo resolver a 10 ajuda por favor (: o resto acertei tudo menos a 10 eheeuhehuehhuehe

      Responder
      1. Alexandre

        Bertazzi todo número elevado ao expoente 0 é igual a 1, por isso a resposta é a letra E

        Responder
  22. Kálí

    Olá Bom Dia!

    Gostaria de Ajuda na Questão 4, pois resolvi da seguinte maneira :

    ( ( 5+3 ) * 12) + ( (5-3) * 4)
    ( 8*12 ) + (2*4)
    96+ 8
    104

    Onde Estou Errando?

    Responder
    1. Thieres Machado

      Kálí, o sinal do meio não é “+” e sim de divisão. Abraço.

      Responder
    2. eduarda zuge

      na primeira fileira entre o 12 e o 5 é divisão dai vc botou soma. É só arrumar no final ali aonde tem o 96 e o 8 vc divide em vez de somar.

      Responder
  23. antonia neuma

    parabéns professor por sua ajuda.Você responde as duvidas,obrigando a pessoa a raciocinar.Faz 20 anos que não vejo matemática,mas contigo foi fácil.Obrigada.

    Responder
    1. Thieres Machado

      Muito obrigado Antonia. Sempre que possível, fazemos um esforço para responder todas as dúvidas, sem ter que dar respostas prontas. Você aprende melhor quando cria em si mesmo a capacidade de aprender e esse é um caminho que deve ser trilhado de modo individual. Tudo de bom!

      Responder
  24. ana carla

    gostei muito das perguntas me ajudou bastante na matéria de matemática.

    Responder
  25. Marcia

    Olá eu resolvi de forma diferente da Natália Andrade e deu 115,não consegui chegar aos 117
    [(36)²+(15)²]+raiz de 169=
    72+30+13
    115.

    Responder
    1. Thieres Machado

      Oi Marcia, observe seus cálculos. Você sabe REALMENTE calcular potências? Como sugestão, estude mais sobre a operação de potenciação, vai te ajudar. Abraço.

      Responder
  26. Beatriz Ariel

    Oi! Eu não consigo responder no gabarito a questão 7 pois pelo meu entendimento dá 9. Por que a resposta seria 10?

    Responder
  27. giulia muniz

    achei bom mas achei as contas muito fáceis não me ajudaram muito

    Responder
    1. Thieres Machado

      Isso deve ser um sinal de que você já tem um bom embasamento. Continue em frente, veja mais exercícios aqui no blog, ok? Abraço.

      Responder
  28. alexsander

    Olá Boa Tarde da uma olhada por que os meus não estão certos por gentelesa

    ex 2

    9+(21-15)*2
    9+6*2
    9+12
    21 lá so tem 22?

    ex5

    ((36)^2+(15)^2)/ raiz 169
    1296 + 255/13
    1551/13
    199,30

    Me ajuda por favor?? :(

    Responder
    1. Thieres Machado

      Alexsander, no ex 2, leia novamente a questão. Seus cálculos estão certos, mas tenha atenção na pergunta do exercício. No ex 5, refaça seus cálculos, ok? Grande abraço.

      Responder
    2. Joyce Coutinho de Freitas

      Veja que esta questionando qual será o numero “sucessor” . Ou seja , se seu resultado foi 21 , seu sucessor seria 22.
      Bons Estudos !

      Responder
    3. Lomeu

      Alexander

      resolução:

      [(36)² + (15)²]: raiz 169

      [1296 + 225]:13

      1521:13= 117

      R:Alternativa ( A )

      Você só errou na hora de somar 1296 + 225 = 1521 e não 1551 como vc encontrou.

      :)

      Responder
  29. Vivian Kiyomi

    A questão 10 nem precisa de cálculo… Muito boa essa pegadinha ou melhor essa ajuda.

    Responder
  30. Anderson Luiz

    Bom dia, seu blog é excelente e está me ajudando muito, porém já faz muito tempo que não pratico matemática, mas com certeza irei relembrar muita coisa com seus artigos, tenho uma duvida, como faço para descobrir a raiz quadrada de um número de modo prático, não me lembro.
    Desde já agradeço.

    Responder
    1. Thieres Machado

      Obrigado Anderson, pelo comentário. Para descobrir a raiz quadrada exata de um número positivo N, basta descobrir qual o número que elevado ao quadrado tem como resultado o número N (o que se está procurando). Em breve teremos um aula sobre este tema. Abraço.

      Responder
  31. ytala

    Olá consegui resolver quase todas as questões, menos a décima,poderia me explicar?

    Responder
    1. Thieres Machado

      Ytala, veja nos comentários, já resolvemos essa questão. Abraço.

      Responder
    2. Marta

      Gostaria de saber pq. o exercício nº 4 aparece dois parênteses?

      E o exercício nº 9 não entendi muito bem. Eu não teria que saber quantos pacotes de 150g, ele fez com 15kg.
      Obrigada.
      Marta

      Responder
      1. Thieres Machado

        Marta, no ex. n° 4 os parênteses são usados para separar a ordens das operações. Com o parênteses, devo somar/subtrair antes de multiplicar e por último realizar a divisão.

        No ex. 9 você tem sim que saber quantos pacotes, mas não necessariamente resolver. Você só deve demonstrar as operações utilizadas para isso. Veja que as alternativas somente demonstram os cálculos, isto é, a expressão numérica.

        Responder
        1. Ana Beatriz Alves

          Olá professor boa noite eu não entendi a 10 nem sabia que tinha pegadinha, o senhor pode me explicar?

          Responder
          1. Thieres Machado

            Qual é a sua dúvida? de qualquer forma, verifique nos comentários que já respondemos tal questão. Tudo de bom!

            Responder
  32. girlane

    eu estou com dificuldades em equações do 1 e 2 grau,sendo que meu professor passa essas atividades e eu estou 7 ano do ensino fundamental.isso está certo? por favor me ajude!!!

    Responder
  33. jhuliana mendonça

    Na questão 2 ,o resultado da sempre 30,mais quando olhei os comentarios o resultado e 22 .
    N entendi me explica

    Responder
    1. Thieres Machado

      Jhuliana, leia novamente a questão, com bastante atenção ao pedido no enunciado ou então veja os comentários novamente, ok? Abraço.

      Responder
  34. amanda

    gostei muito me ajudou nas provas e o que a minha professora falou estava tudo ai ! Isso irá me ajudar bastante nos anos que vem e até nesse obg

    Responder
    1. Thieres Machado

      Ana, nestes exercícios não há necessidade de aplicar regra de três. Abraço.

      Responder
      1. monica

        Prof na questao 7 se 3×5=15
        Então 15-6 que foram os blocos utilizado. A resposta seria no meu ponto d vista 7 e ai prof????????

        ×

        Responder
        1. Thieres Machado

          Oi Monica, refaça seus cálculos com mais atenção, passo a passo. Ok? Abraço.

          Responder
  35. Laura

    Desculpe professor vendo os outros comentários prestei atenção que é o sucessor de 21 no caso é 22.

    Responder
    1. Thieres Machado

      Fique a vontade Laura. Que bom que encontrou a resposta. As vezes precisamos ler a questão mais de uma vez e com muita atenção voltada para a interpretação. Sucesso.

      Responder
  36. Vinicius

    Na 3 questão. Quando a base negativa -9 e elevada ao um expoente par no caso (2) o seu sinal não fica positivo. Sendo assim a questão ficaria. 64 + 81 + 81.

    Responder
    1. Thieres Machado

      Vinicius, observe o seguinte, nesse caso quem está elevado ao quadrado é SOMENTE o 9 e não o “menos”. Veja:

      “O quadrado de menos 9” = (-9)². Temos que usar o parênteses para mostrar que o n°. ao quadrado é -9.
      “Menos 9 ao quadrado” = -9². Quem está ao quadrado é o n°. 9.

      (-9)² = (-9).(-9) = +81.
      -9² = -(9).(9) = -81.

      Espero que tenha compreendido a diferença. Caso contrário, estudo mais sobre potências de números inteiros negativos. Abraço.

      Responder
      1. Vinicius

        Obrigado. Nao sabia desse detalhe. Ou seja todos os elementos dentro do parenteses são elevada ao expoente quando nao tem parenteses apenas o numero e elevado ao quadrado.
        Obrigado mais uma vez !!

        Responder
    1. Thieres Machado

      Refaça os cálculos Stefany e tenha atenção na ordem das operações. Mas, veja nos comentários que essa questão já foi resolvida. Abraço.

      Responder
    2. ´Hermanyo

      Stefany, lembre-se da regrinha:

      3+5.2-4:2 (Veja que tem multiplicação e divisão.

      REGRA: Resolver a multiplicação e divisão na ordem que se seguem (na posição).

      3+5.2-4:2 Então multiplicação primeiro; 5.2 = 10

      3+10-4:2 Agora divisão primeiro. 4:2 = 2

      3+10-2 Agora resolve na posição. 3+10 = 13

      13-2 = 11 Então só gabarita no C :)

      Responder
  37. dionatha

    Eu só não soube responder a questão 10.
    Tinha como você me ensina responder essa questão passo a passo?
    Obrigado.

    Responder
    1. Thieres Machado

      Dionatha, leia os comentários já respondemos essa questão. Abraço.

      Responder
    2. Lucas dos Santos

      Professor, pelos comentários a questão 10 ficou clara que qualquer número diferente de zero elevado a 0 é 1. Porém não consegui resolver o problema até chegar ao número que seria elevado a 0 para que eu chegasse nessa conclusão. Nos comentários não tem a resolução passo a passo somente fala da pegadinha. Peço gentilmente que a resolva. Minha dúvida é quanto aos números dentro do parêntese elevados ao quadrado. Encontrei o nº 2209 nos parênteses e me perdi quando tive que dividir a raiz de 1024 que é 32 por 2209. Me ajude!

      Responder
      1. Thieres Machado

        Lucas, preste atenção no seguinte: todo número real (diferente de 0) elevado a 0 será igual a 1. Então, não é necessário calcular nada, pois não importa o número que vai resultar dentro dos parênteses ou das chaves, no final ele estará elevado a zero e aí você já sabe o resultado. A “pegadinha” da questão é justamente essa, a maioria tenta calcular e não observa que está tudo elevado a 0, por isso não necessidade de realizar cálculos. Abraço.

        Responder
        1. Lucas dos Santos

          Entendo.
          Suponhamos, que essa expressão não esteja elevada a 0, sendo assim seria possível realizar o cálculo dela? Digo, é possível resolver essa expressão? Porque minha grande aflição é de não ter conseguido resolver essa expressão independentemente de ser elevada a 0 ou não.
          Enfim, em todas as questões eu soube responder, fiz cálculo por cálculo até chegar no resultado e na questão 10 não obtive sucesso. Só me esclareça isso por favor.

          Responder
          1. Thieres Machado

            Querido Lucas, mesmo sendo uma expressão não elevada a zero como você supõe é possível sim calcular. Os números foram colocados de forma aleatória, sem pensar muito. Pode dar um valor muito grande ou muito pequeno, mas isso não interessa. Aliás, nem sei quanto dá e não perderei tempo calculando e aconselho o mesmo a você. Mas se quiser, sugiro fazer uso de uma calculadora.

            E se você quer saber se isso cai em provas de concursos, nunca vi, a não ser no caso elevado a zero. Atualmente, poucos são os concursos que exigem cálculos astronômicos, são poucos os colégios militares cobram algo trabalhoso (como exemplo), mas as questões são bem elaborados para tal finalidade e sempre há uma simplicação que pode ser feita. Atualmente, os concursos trabalham mais interpretação e aplicações, é claro que tem que saber calcular, pelo menos o básico.

            E pra finalizar, se você conseguiu resolver todas até a número 9, parabéns! É isso aí. Continue em frente. Já viu a parte 2 do artigo? Abraço.

            Responder
            1. Lucas dos Santos

              É uma conta diferente das outras pois envolve números decimais e foi aí que parei. Bom professor Thieres muito obrigado pela atenção. Não, ainda não vi a parte 2, mas pretendo ver, pois estou dedicado a aprender matemática e para isso tenho que praticar muito e estou me esforçando para isso. Abraços :)

              Responder
    3. Fernando Augusto

      Dionatha, é o seguinte

      Observe o zero na elevação das chaves (OBS : todo numero elevado a zero = 1) então 2^6 = 1 esse 1 está multiplicando todo o parêntese ou seja (1)

      Responder
    1. Thieres Machado

      Refaça os cálculos Maria Eduarda, resposta está correta. Abraço.

      Responder
  38. Dulce

    Boa noite,

    Gostaria de receber material do assunto Raciocinio Lógico. As questões são com conectivos, equivalência lógica, diagrama lógico, enfim assuntos referentes a esse tipo de Raciocinio lógico. Tenho muita dificuldade de resolver questões que dizem respeito a esses assuntos. Se o senhor puder enviar exercicios explicativo ficarei muito grata.

    Obrigada

    Responder
  39. carol

    ameiii me explicou muito tenho prova muito obrigada pela ajuda tirei 10

    Responder
  40. francileide

    Muito obrigado me ajudou bastante com meu filho tirou todas as dúvidas que ele tinha.

    Responder
    1. Thieres Machado

      Francileide, bom saber que estamos ajudando pais e filhos, melhor ainda é saber que estão estudando juntos, assim a aprendizagem de seu filho será melhor. Grande abraço e sucesso.

      Responder
  41. Rodrigo

    Talvez as palavras não possam expressar como estou imensamente grato. Posso afirmar-lhe que pela primeira vez em minha vida, estou realmente aprendendo e gostando de matemática. Mais uma vez deixo-lhe os meus mais sinceros e profundos agradecimentos. Um grande abraço!

    Responder
    1. Thieres Machado

      Rodrigo, agradecemos suas palavras de coração. Nosso trabalho aqui é de fato esse mesmo, contribuir para que aqueles com dificuldade possam esclarecer suas dúvidas, aprender, reaprender e praticar. Seu comentário nos incentiva a continuar firme em nosso trabalho. Obrigado e sucesso sempre!

      Responder
    1. Thieres Machado

      Marcelo, leia a questão novamente. Atente para a pergunta. Abraço.

      Responder
      1. sthefanie danielle

        muito obrigado foi bastante útil essa tele-aula eu agradeço de coração pela ajuda que vocês mim deram eu na última prova tirei 0,0 queria dessa vez me esforçar amanhã tem a recuperação quero está bem craque na aula do professor de matemática, mais uma vez muito obrigado esse vídeo ajudou muito é ele era bem fácil, que bom que tem o youtube, se não fosse ele amanhã na recuperação eu estaria ferrada……

        Responder
        1. Thieres Machado

          Sthefanie, desejamos sucesso na prova. Continue firme no estudo, tenha persistência que você vai conseguir. Muito obrigado pelo comentário. Abraço.

          Responder
      2. maycon

        a questão 2 só da 21 já tentei umas mil vezes e só da 21 não da 22!

        Responder
    2. marcio

      Marcelo meu querido, a questão pede para que você descubra o sucessor da resposta. Como a resposta da questão é 21, seu sucessor é 22, alternativa B. Parabéns por ter acertado a questão.

      Responder
    3. MARIA INES DOS SANTOS DESCHAMPS

      a pergunta é: o sucessor dele.resposta 22.atente a questão.

      Responder
    4. ´Hermanyo

      Marcelo, sim. Mas você esqueceu de ler o restante do enunciado que dizia “Qual o sucessor” ou seja, o sucessor de 21 é 22. 😀

      Responder
  42. Leandro Canfield

    Muito obrigado pela materia, ajudou muito nos estudos com o meu filho.

    Responder
  43. william

    Muito bom esses exercícios apesar de eu ter quebrado minha cabeça na decima questão agora vou partir pra segunda lista pois vou fazer prova quarta feira tenho de estar craque no assunto….
    professor se vc tiver assunto de frações,potenciação e radiciação produtos notáveis mande pra mim to precisando treinar muito obrigado… Seus exercícios me ajudou bastante *__* 😀

    Responder
    1. Thieres Machado

      William, ficamos felizes em ajudar. Valeu pelo comentário e boa prova!

      Responder
  44. claudete

    valeu, estou amando as aulas e sua metodologia . essas questões me ajudaram muito..obrigada

    Responder
    1. Thieres Machado

      Claudete, muito obrigado por este comentário. Como é bom saber que estamos ajudando :-) Desejamos sucesso para você.

      Responder
  45. maisa

    nunca vi pessoas tão esperta como vocês pode mandar mais que eu aceito ;0 uuuuu :0 😉 =) =)

    Responder
  46. Maryanne

    Obg,terei prova amanhã e a sua aula e as suas questões mim ajudaram a tirar as minhas dúvidas.Obg msm!!

    Responder
    1. Thieres Machado

      Que bom Maryanne! Obrigado pelo comentário e sucesso na prova.

      Responder
  47. Tamile

    Professor,gostei muito da sua aula,Pois tirei muitas duvidas que eu estava.Abraço.

    Responder
    1. Thieres Machado

      Tamile,
      muito obrigado por comentar. Saber que estamos ajudando faz a maior diferença! Tudo de bom.

      Responder
      1. Tamile

        Ainda não fiz a prova mas acredito que vou tirar uma boa nota.Esse assunto combinou com migo!Sou da 5ª série !

        Responder
      2. Yasmin medes

        Professor tava com duvida e consegui tirar
        quase tds.abracao professor

        Responder
  48. Alexandre Garcia

    Obrigado por disponibilizar os exercícios. Foi bom pra dar uma relembrada e se preparar para o vestibular.

    Responder
    1. Thieres Machado

      Alexandre,
      ficamos felizes em saber que o conteúdo do blog está te ajudando. Continue a visitar o blog e comentar sempre que precisar, ok? Abraço.

      Responder
  49. hercules

    Muito bom eu vou a prova amanhã e estas questões me ajudaram bastante obg msm viu

    Responder
    1. Thieres Machado

      Hercules,
      ficamos felizes que o material te ajudou. Volte sempre que precisar e comente, ok? Sucesso na prova.

      Responder
  50. QUELMA

    INFELIZMENTE
    NAO ACHO A RESPOSTA NUMERO 10..CONSEGUIR ACERTAR A MAIORIA DOS EXERCICIOS MAIS A 10 E UM TERROR

    Responder
    1. Thieres Machado

      Quelma,
      a número 10 é uma pegadinha. Procure nos comentários que já expliquei. Abraço.

      Responder
    2. jessica

      é que na verdade, todos os numeros estão dentro da chave, e esta tudo elevado a 0, e todo numero elevado a 0 é 1. 😀

      Responder
    3. David da Costa Marques

      Na questão 10 se olharmos atentamente veremos que toda a expressão está elevada a 0, sendo assim, o resultado será 1, pois qualquer número elevado a zero é 1.

      Responder
  51. paulo cezar

    professor resolvi me escrever para o concurso publico para bombeiro. me matriculei no curso maxx, pois era o único horário que tinha, e ao chegar ao local descobri que a minha vaga tinha dado a outra pessoa. e ainda tinham me vendido uma apostila de 100.00 reais. aí contratei um explicadora que também me deixou na mão. estou tão desanimado, só não vou parar por que já paguei a matricula. é verdade que estou um pouca esquecido do que aprendi, porém tenho 19 anos que não estudo. se puder me dar uma super ajuda sobre raciocínio lógico agradeço. porém se não puder, vou entender pois você é o quarto que peso ajuda. desde já fico grato.
    att; paulo cezar.

    Responder
    1. Thieres Machado

      Paulo Cezar,
      realmente compreendo sua situação, não fácil e nunca será. Mas, continue a perseverar, insista e não desista. Não sei da sua base em Matemática, por aqui é complicado, mas como tem 19 anos que não estuda, presumo que precisa se dedicar com mais tempo de estudo até a prova. Qualquer dúvida que você tiver em relação aos artigos do blog, fique a vontade pra comentar.

      Sucesso.

      Responder
    1. Thieres Machado

      Elen Diane,
      obrigado pelo comentário, que bom que o material ajudou. Sucesso.

      Responder
  52. Everton

    Como se resolve a questão 1? Da maneira que eu fiz parece que está errado, mas não sei onde.

    3 + 5 x 2 – 4 : 2
    8 x 2 – 4 : 2
    16 – 4 : 2
    12 : 2
    6

    Responder
    1. Matheus Ladeira

      Faz assim Primeiro a multiplicação, segundo a divisão e depois soma….
      3+5×2-4:2
      3+10-2
      13-2
      11

      Responder
    2. jessica

      a ordem da resolução é simples:
      1ºpotenciações e radiações se houver
      2º multiplicação e divisao, se houver
      3º adição e subtração.

      quando aparecerem juntas, por ex radiação e potenciação, vc resolve primeiro o que estiver na frente.

      depois a ordem de qnd tiver simbolo
      1º parenteses
      2º conchetes
      3º chaves

      Responder
  53. Maiky

    Professor queria saber a solução para as questões 8 e 9 se puder me ajudar agradeço!

    Responder
  54. GEDSON DE MATTOS SILVA

    Na questão 9 professor, toda vez que elevamos um número ao expoente zero, meu valor final sempre será 1; estou certo?

    Responder
    1. Thieres Machado

      Gedson,

      você se refere a questão 10, certo?

      Todo número real (caso não tenha estudado números reais ainda, fique tranquilo) diferente de zero que esteja elevado a zero é igual a um. A questão 10 não passa de um pegadinha.

      Abraço.

      Responder
  55. suelen

    Olá adorei as explicações. Estou estudando para o ENEM e tenho uma grande duvida sobre um calculo e gostaria de sua ajuda
    “conteúdo editado” obrigado se der de me ajudar e enviar pelo meu email agradeço imensamente grande abraço

    Responder
    1. Thieres Machado

      Suelen,

      não resolvemos questões enviadas. Mas caso tenha alguma dúvida sobre algum artigo do blog, fique a vontade para comentar.

      Abraço.

      Responder
    1. Thieres Machado

      Mauricio,

      dê uma olhada nos comentários, pois já expliquei essa questão. Veja aqui.

      Abraço.

      Responder
  56. Luan

    02/ 9+(21-15)*2
    9+(6)*2
    9+6*2
    9+12= 21
    Na minha analise foi assim professor a 2° questão. Esta correto?!!!

    Responder
    1. Thieres Machado

      Luan,

      por acaso você entendeu a pergunta?

      Veja que o enunciado deseja saber o sucessor do número dado pela expressão, cujo valor é 21. Exatamente o que você encontrou, está correto!

      Então o sucessor de 21 é … 22.

      Se ainda tiver dúvidas, comente.
      Abraço.

      Responder
      1. Alberto

        Também estava na dúvida na questão 2 prof, só achava 21, e olhava aquele 22 e não sabia porq, falta de atenção minha!!

        Responder
        1. Thieres Machado

          Alberto,
          é isso aí, tentar, tentar… e nunca desistir. Aprendemos de verdade fazendo. Fique a vontade pra comentar. Tudo de bom!

          Responder
          1. Filipe

            que vergonha kkkkkkk
            estava quebrando a cabeça e não entendia de forma alguma por que o meu resultado dava 21 e a resposta era 22

            Responder
  57. samuel anjos

    ola professor tenho uma duvida muito grande, estou me preparando para o concurso fuzileiro naval 2014. E me surgio uma duvida sabe eu estou estudando bastante e comprei algumas apostilas e tal mas quando olhei provas anteriores notei que o enunciado esta cada vez mais confuso das provas da marinha então minha duvida e qual a melhor maneira de interpretar o enunciado das questões das provas da marinha (fuzileiro naval) qual a melhor maneira de estudar a fim de não haver surpresas?
    desde já obrigado.

    Responder
    1. Thieres Machado

      Samuel,

      em primeiro lugar, tem que saber o conteúdo envolvido em cada questão, não há como fugir disso. Em segundo lugar, realizar bastante exercícios começar pelos básicos (bem fáceis pra fixar a teoria) e avançar até chegar nas questões de provas anteriores.

      Um outro fator importante também é saber fazer prova, isto é, controlar o nervosismo, ansiedade, começar pelas questões mais fáceis, saber “chutar” quando tiver fazer, entre outros. Pois, existe uma diferença entre saber a matéria e saber fazer prova.

      Com nove anos lecionado para concursos diversos, já observei candidatos que mal sabiam 50% do programa serem aprovados e outros que dominavam mais de 80%, não conseguiram. A diferença entre estes dois grupos é o fator “saber fazer prova”.

      Bem, considerando que a maioria dos estudantes brasileiros passam pela escola sem de fato aprenderem a estudar (não estou dizendo que é o seu caso) normalmente quando vão se preparar para algum concurso em que de fato devem estudar, isto é, praticar a ação de estudar, sentem muita dificuldade no início. Tudo é tão complicado, mais isso é normal.

      Com treino, prática (como no esporte) e tempo de preparação você com certeza obterá êxito, mas lembre-se é preciso persistência pra chegar lá, tenha foco!

      Sugiro que leia os seguintes artigos do blog, eles vão te ajudar a entender melhor essa situação:

      Você não precisa ser um gênio para aprender Matemática
      Como montar um programa de estudo eficaz em Matemática

      Se ainda tiver alguma dúvida, fique a vontade para perguntar.
      Sucesso!

      Responder
    1. Thieres Machado

      Felipe,

      muito obrigado pelo elogio. Obrigado também pelo seu tempo e por acompanhar o blog. Volte sempre que precisar.

      tudo de bom!

      Responder
  58. Fera nos Estudos

    Olá , ainda não tenho o modulo da minha escola :c , então tô supeeeeeeeeer preocupada com matemática , mais o senhor me ajudou muito , muuuuuuuuuuito obrigada , um abraço tudo de Bom bjs 😀

    Responder
    1. Thieres Machado

      Fera nos Estudos,

      obrigado pelo seu comentário e sucesso nos estudos.

      Responder
  59. Fernanda Morais

    Professor boa tarde. Na questão 5 a primeira coisa ser resolvida e a raíz quadrada?

    Responder
  60. Fernanda Morais

    Olá professor. Minha duvida foi exclarecida. Muito obrigada pela atenção. Qualque dúvida volto aqui rs.

    Responder
  61. Bárbara

    3 + 5 x 2 – 4 : 2 =
    3 + 5 x 2 – 2 =
    3 + 10 – 2 =
    13 – 2 =
    11
    c)11
    esta correta

    Responder
    1. Thieres Machado

      Bárbara,

      muito obrigado pela visita e pela colaboração. Tudo certo. :-)

      Abraço.

      Responder
        1. Thieres Machado

          Millena,
          nós é que agradecemos sua visita, fique a vontade, viu? Tudo de bom.

          Responder
  62. Fernanda Morais

    Olá professor, boa tarde. Tenho muita dificuldade na hora de montar a expressão, mas a minha dúvida maior é: por que os números dentro dos parênteses são divididos por 150?

    Responder
    1. Thieres Machado

      Fernanda,

      essa dificuldade será superada com a prática, comece por exercícios mais simples.

      Se for a questão 9 que você se refere, os números entre parênteses representam a quantidade total de gramas (15.1000) e como precisamos saber a quantidade de pacotes, como cada um pesa 150g, dividimos o total por 150. Isto é, 15000 dividido por 150.

      Veja uma explicação mais detalhada AQUI

      Se ainda tiver dúvida, comente!

      Responder
  63. Christian

    Gostei bastante dos exercicios, parabens pelo blog, por gentileza vc poderia me explicar a questão 9 eu tive dificuldade em entender a resolução, na verdade eu me perdi na questão não consegui interpreta-la corretamente.
    desde já eu agradeço pela grande ajuda que vc tem dado a nos concurseiros e
    desejo a vc muito sucesso pela frente.
    Que vc venha alcançar seus objetivos.

    Responder
    1. Thieres Machado

      Christian,

      obrigado pelo seu tempo e elogios ao nosso trabalho.

      Quanto a questão 9, temos o seguinte:
      1kg = 1000g.
      primeiro observe que 15kg = 15.1000 = 15000g (gramas) cada pacote tem 150g, então

      15000 : 150 = 100 pacotes. E a para encontrar a metade disso basta dividir por 2.

      Agora, vamos escrever utilizando a simbologia para expressões numéricas.

      1º) Total em gramas = 15.1000
      2º) Quantidade pacotes = (15.1000) : 150, isto é, pegamos o total em gramas e dividimos pelo peso que cada pacote deve ter.
      3º) Como deseja saber o que restou e o que restou é a metade basta dividir por 2, o valor anterior.
      [(15.1000) : 150] : 2, colocamos o colchetes, pois devemos obter do resultado anterior.

      Repare que o uso dos parênteses e colchetes é essencial para mostrar a prioridade nas operações, sem eles a ordem das operações muda totalmente.

      Espero que tenha esclarecido, mas se ainda tiver dúvida, comete.

      Abraço.

      Responder
  64. Grasiele

    Me ajudou bastante. Preciso de ajuda para resolver a seguinte questão:

    “conteúdo editado”

    Responder
    1. Thieres Machado

      Grasiele,

      que bom que ajudou.

      Aqui no blog não resolvemos questões enviadas pelos leitores. Esperamos que compreenda.

      Abraço.

      Responder
  65. marcella

    Oi adorei as questões consegui fazer algumas sozinha e acertei com base nos comentários . Parabéns pelo trabalho. :)

    Responder
    1. Thieres Machado

      Samuel,

      descreva exatamente o que você não entendeu na questão, assim poderei te ajudar.

      Abraço.

      Responder
    2. marcella

      Eu também n entendi essa questão 8. a como eu faço pra ter esse numero
      Q esta apagado?

      Responder
      1. Thieres Machado

        Marcella,

        veja que o quê está no quadro negro é uma expressão numérica com um número apagado. Seria o seguinte:

        [(2 x 12) – #] : 3 = 5

        “dois vezes doze, menos algum número (#). Este resultado dividido por três tem que ser igual a cinco.”

        Faça testes, isto é, substitua o “apagado” (#) por um(uns) número(s). Faça as operações e veja se é igual a 5.

        É bem simples. Como se fosse um equação do primeiro grau? Onde o que está apagado pode ser chamado de x.
        Se ainda tiver dúvidas comente.
        Abraço.

        Responder
        1. Lomeu

          Boa noite professor Thieres Machado!

          Na questão de numero 8, além do método da substituição por tentativas eu poderia fazer como uma equação do 1º grau usando uma incógnita “X” no lugar do valor desconhecido ?

          Se sim, como ficaria ?

          Obrigado! :)

          Responder
          1. Thieres Machado

            Lomeu, é só colocar no lugar que foi apagado, o x. Daí é só resolver. Qual é a sua dificuldade?

            Responder
  66. Nivaldo

    Olá Thieres eu estou em duvida sobre essas questão vc póderia me responder por favor: calcular o valor de “conteúdo editado por não estar de acordo com a política do blog.”

    Responder
    1. Thieres Machado

      Nivaldo,

      não resolvemos questões enviadas. Esperamos que compreenda.

      Obrigado pela visita, dúvidas sobre os artigos e seus conteúdos e só comentar.

      Responder
  67. Doranilde siqueira

    Adorei visitar este site pois precisava fazer uma atividade,e foi com vocês que conseguir resolver meu problema.muito obrigada.

    Responder
    1. Thieres Machado

      Doranilde,

      esse é o objetivo do blog, contribuir para que pessoas como você tenham acesso a conteúdo que venha a fazer diferença, ajudar na conquista de seus objetivos.

      Agradecemos seu comentário, ele é muito importante para nós, pois nos dá a orientação necessária para prosseguir em nosso trabalho.

      Sempre que precisar visite o blog.
      Obrigado pelo seu tempo :-)

      Responder
  68. gledson

    site eçelente professor,queria desde ja agradecer por esse rico conteudo e conhecimento que o senhor esta disponibilizando.
    voltei a estudar faz pouco tempo,tenho 23 anos e quero prestar concurso publico e quem sabe mais alem um concurso federal,esse material esta me ajudando muito continue assim professor!muito obrigado e tudo de bom!

    Responder
    1. Thieres Machado

      Gledson,

      muito obrigado pelos elogios e parabéns pelo retorno. Seja fiel ao seu objetivo.

      Acompanhe o blog regularmente que sempre postamos novidades.

      Abraço.

      Responder
    1. Thieres Machado

      Gabriel,

      a questão 2 está correta. Leia com atenção, já respondemos essa dúvida. Veja aqui.

      Responder
    1. Thieres Machado

      Danielle,

      detalhe mais a sua pergunta. O que você exatamente não entendeu?

      Abraço.

      Responder
    1. Thieres Machado

      Taylor,

      a questão está correta. Leia com atenção novamente e refaça, caso ainda tenha ficado com dúvida, veja este comentário aqui, onde resolvo a questão.

      Abraço.

      Responder
      1. tailyy

        eu queria fazer uma prova mas toda vez que faço me da um braço o que tenho que fazer como não zerar mais eu estudo muito quando vou fazer mas da branco !!!!!1

        Responder
        1. Thieres Machado

          Tailyy,

          assim fica um poco complicado pra eu lhe dar uma orientação, pois há poucos detalhes sobre o que está acontecendo de fato com você na hora da prova, já que disse que estuda bastante.

          O “branco” pode acontecer por diversos fatores: por pânico, por tensão, por programação mental (você mesmo esta se sabotando), ou pode ser algo mais específico (somente com Matemática?), etc.

          Algumas soluções: procure ficar calma na hora da prova, para isso se prepare bem com antecedência. Prepare-se mentalmente para não ter mais “branco”, para isso utilize as técnicas de programação neurolinguística (PNL).

          Realize também simulados em casa, procurar simular a situação de prova em casa, com tempo cronometrado e tudo mais. Pratique bastante de forma inteligente e tenha certeza de que conseguirá.

          Se quiser ainda comentar algo, fique a vontade.
          Abraço.

          Responder
  69. jessica

    professor nao conseguir resolver essa questão 10 pode resolver para mim?

    Responder
    1. Thieres Machado

      Jessica,

      dá uma olhada nos comentários acima que já resolvi esta questão várias vezes: questão 10.

      Se ainda ficar com dúvidas, comente.
      Abração.

      Responder
  70. juliano

    Quando os parênteses estão juntos : (2+4)(5+6) sem indicação de sinal de + ou de -,significa uma multiplicação?

    Responder
    1. Thieres Machado

      Juliano,

      geralmente sim. Para assuntos relacionados ao ensino fundamental e médio é costuma-se omitir o símbolo de multiplicação, para o caso de sua pergunta.
      (2 + 4).(5 + 6) ou (2 + 4)x(5 + 6) ou
      (2 + 4)(5 + 6) “subtende-se que é uma multiplicação.”

      Abraço.

      Responder
  71. Adriana

    Tive q ajudar meu filho do 6 ano e como ja não lembrava de tudo recorri a suas explicações,no final,consegui tirar as dúvidas dele,obrigada.Suas explicações foram importantes para q isso pudesse acontecer.

    Responder
    1. Thieres Machado

      Adriana,

      muito obrigado por compartilhar sua experiência que teve com o conteúdo do blog. Isso nos incentiva a criar mais material de qualidade, inovar!

      Agradecemos pelo seu tempo e sucesso para você e seu filho.

      Responder
    1. Thieres Machado

      Jonathan,

      não entendi muito bem seu comentário. Mas, temos que estar sempre estudando para aprendermos mais.

      Valeu pela visita.

      Responder
  72. Rafaela Scatolin

    Olá Thieres,

    “Conteúdo editado por não estar de acordo com a política do blog.”

    Obrigado.

    Responder
  73. Rivanildo xavier de souza

    a matéria e excelente só conheci o site hoje mas nuca e tarde quando se tem um objetivo parabéns

    Responder
    1. Thieres Machado

      Rivanildo,

      obrigado pelos elogios. É isso aí, para o infinito e além! Continue acompanhando o blog que em breve teremos novidades.

      Tudo de Bom! :-)

      Responder
  74. claudia

    não consigo resolver:
    “conteúdo editado, pois não está de acordo com a política do blog”
    Grata

    Responder
    1. Thieres Machado

      Cláudia,

      não resolvemos questões enviadas, pois não dispomos de tempo. Caso tenha dúvidas sobre os artigos do blog, fique a vontade para perguntar.

      Abraço.

      Responder
  75. isa

    professor , bom dia
    quero parabeniza-lo pelo site e agradecer pois tem me ajudado muito,
    espero que continue com esta iniciativa tão inspiradora realmente aprender matemáica aqui ficou muito mais fácil
    parabéns.

    Responder
    1. Thieres Machado

      Isa,

      muito obrigado pelos elogios. Seu comentário nos engrandece e nos inspira a continuar nosso trabalho, obrigado! Tenha certeza que continuaremos, há vários projetos em andamento que vão tornar o blog ainda melhor, ajudando mais as pessoas. Acompanhe o blog que em breve teremos novidades.

      Um abraço e tudo de bom! :-)

      Responder
  76. Lucas Marins

    Boa noite professor ! Será q com esses exercícios eu consigo uma boa base do assunto para fazer a prova do senai?

    Responder
    1. Thieres Machado

      Lucas,

      não sei qual é o conteúdo para a prova do senai. Verifique isso. Procure por provas anteriores. Com certeza aqui no blog deve ter muito material para esta prova.

      Abraço.

      Responder
  77. patricia kasumi koga

    kkkkkkkk, o resultado dentro das chaves na questão 10 é enorme……esta pegadinha me pegou também….muito boa!!!!!!

    Responder
    1. Thieres Machado

      Patricia,

      é isso aí! Uma pegadinha, ainda bem que percebeu!

      Abraço.

      Responder
    1. Thieres Machado

      Gislane,

      que bom que gostou do material, acompanhe sempre! Sobre a questão 8, qual a sua dúvida para que possa te ajudar?

      Abraço.

      Responder
  78. Ana Beatriz

    PROFESSOR THIERES,AGORA EU ENTENDI PQ EU NAO CONSEGUIA FAZER A QUINTA QUESTAO.SEUS PROBLEMAS SAO OTIMOS!

    Responder
  79. Talyanne

    Boa tarde!
    Gostaria que você verificasse a resposta da segunda questão, pois, a mesma tem como resultado 21 e não há esse resultado.

    Responder
    1. Thieres Machado

      Mateus,

      explique melhor qual a sua dúvida. Veja nos comentários acima que já respondemos esta questão.

      Abração.

      Responder
  80. Ingrid de Paula Nascimento

    Professor.
    As questões estão sendo de grande ajuda, então muito obrigada! (:
    Só não consegui entender a segunda, pode me explicar?
    Obrigada!

    Responder
    1. Thieres Machado

      Ingrid,

      que bom que as questões estão sendo de grande ajuda, esse é o objetivo!

      Sobre a segunda questão o que você não entendeu, exatamente? Observe:

      Resolvendo a expressão 9 + ( 21 – 15 ).2 encontramos 21. Mas a questão pede o sucessor, ora o sucesso de 21 é 22. Certo?

      Explique sua dúvida com mais detalhes, caso ainda persista.

      Abraço.

      Responder
  81. Alisson

    Fiz a questão 3

    3. Efetuando 43 + 34 – 92 encontramos:

    a) 6

    b) 64

    c) 36

    d) 32

    e) 22

    fiz a conta e deu 10, por favor onde errei que não encotrei nas alternativas, acho que você se equivocou, me mostre ai a alternativa verdadeira

    Responder
    1. Thieres Machado

      Alisson,

      veja passo a passo a passo:

      {{4}^{3}}~+\text{ }{{3}^{4}}~-\text{ }{{9}^{2}}=64+81-81=64+0=64.

      Observe que +81 -81 é igual a 0, então a resposta é 64. E o gabarito está correto.

      Abraço.

      Responder
  82. daiana araujo

    nossa amei suas explicações vou fazer concurso e tava sem saber o que fazer não lembrava mas desse assunto muito obrigado Deus te abençõe admiro seu trabalho.

    Responder
    1. Thieres Machado

      Daiana,

      obrigado pelos elogios, ajudar é nosso objetivo e ficamos feliz por atingir este objetivo. Desejamos que você conquiste sua vaga no concurso.

      Obrigado pela visita e comentário. Sucesso. :-)

      Responder
  83. Solange

    Professor acertei todas! Depois dos 30 anos resolvi estudar para concursos. Mas antes, tive que voltar as lições da quinta e sexta série do ensino fundamental. Não tive muita oportunidade de estudar, pois tinha que trabalhar. Mas sinto que a Matemática básica faz falta até mesmo em nossa vida profissional. Em outros tempos no exercício nº 10 eu pularia a questão. Agora já de cara, matei a charada! Agora eu sei que toda potência elevada a 0 é igual a 1! há!
    Viva os livros da sexta série! (Aqueles que a gente terminava o ano letivo sem ter aprendido nem a metade do conteúdo)… rsrs

    Responder
    1. Thieres Machado

      Solange,

      estou torcendo pelo seu sucesso. Você não sabe a satisfação que tenho ao ler comentários como o seu. Que você sirva de exemplo para todos. Sempre é possível conquistar nossos objetivos.

      Sempre digo para os estudantes de concursos com dificuldades em Matemática que, em 90% dos casos, o problema está na base, aquela matéria do sexto ano.

      Siga em frente. Sucesso sempre!

      Abração. :-)

      Responder
    1. Thieres Machado

      Andressa,

      não entendi seu comentário. Descreva sua dúvida, caso tenha.

      Abraço.

      Responder
  84. Larissa Souza

    eu o deio matematica mas eu tenho que aprender eu resolvi a 7 questão e deu serto

    Responder
    1. Thieres Machado

      Larissa,

      com Matemática temos que praticar bastante. Continue se esforçando.

      Bom estudo e obrigado pela visita. :-)

      Responder
    1. Thieres Machado

      Maria,

      pode explicar melhor sua dúvida?

      Repare que a questão pede o sucessor do número que é expresso pela expressão 9+(21-15).2, encontre o número resolvendo a expressão e depois veja qual é o seu sucessor.

      Qualquer dúvida, comente.

      Abraço.

      Responder
  85. Camilla

    Olá primeiramente quero parabenizar o site tem exercícios muito bons mesmo.
    E em segundo lugar gostaria de uma ajudinha pra solucionar o problema número 10 porque eu realmente não consegui, resolvi tudo que estava dentro dos parênteses primeiro como dita a regra mais a segunda parte que é a de resolver oque esta dentro dos colchetes elevado ao cubo não consegui.
    Muito obrigada

    Responder
    1. Thieres Machado

      Camilla,

      obrigado pelo elogio, que bom que gostou.

      Sobre a questão n° 10, ela é uma pegadinha :-), pois todo número (diferente de zero) elevado a zero é igual a um, então não importa o valor (desde que diferente de zero) que dê dentro das chaves, no final das operações vai estar elevado a zero.

      Qualquer dúvida, comente! Abração.

      Responder
  86. Sueli

    Boa tarde,
    Por favor, tira uma dúvida minha, esta expressão existe ou houve erro de digitação?
    2a + 7b (para x = 3 e b = 1)

    Responder
    1. Thieres Machado

      Sueli,

      a expressão existe, mas de acordo com o que você digitou, deveria ser a = 3 e não x = 3, pois não há x na expressão, caso fosse calcular seu valor numérico.

      Abraço.

      Responder
  87. Alexandre

    Na questão 04 o resultado é 104, porém nenhuma das letras abaixo contem essa resposta. Pesquisei na internet essa mesma expressão e todos responderam com esse mesmo resultado 104.

    Responder
    1. Thieres Machado

      Alexandre,

      vamos resolver a questão passo a passo:
      Primeiro resolvendo o que está dentro do parênteses (no sentido de dentro para fora).

      \displaystyle ((5+3)\times 12)\div ((5-3)\times 4)=
      \displaystyle (8\times 12)\div (2\times 4)=
      \displaystyle 96\div 8=12.

      Observe que temos o símbolo de uma divisão “no meio” e não soma, pois se fosse soma, de fato o resultado seria 104. A resposta correta é 12.
      Espero ter esclarecido sua dúvida, se ainda persistir comente!

      Abraço.

      Responder
    1. Thieres Machado

      Victoria,

      obrigado pela visita. Aproveite com moderação! :-)

      Tudo de bom!

      Responder
  88. paulo

    Obrigado, pela disponibilização deste material. Acertei todas as questões.
    Amo a matemática.

    Responder
    1. Thieres Machado

      Paulo,

      que bom que gostou! Aproveite bastante e com moderação :-)

      Valeu pelo comentário e sucesso!

      Responder
  89. Mariana

    Bom dia , estou dando aulas de matemática no 7 ,9 e 2 ano , estava precisando de material , pois tem pouco tempo que lecciono , vi seus exercícios e resolvi pedir sua ajuda. Aguardo retorno
    Obrigada

    Responder
    1. Thieres Machado

      Mariana,

      caso tenha dúvida em alguma questão ou outro artigo do blog é só comentar.

      Obrigado pela visita e sucesso na carreira!

      Responder
  90. Rose

    Adorei os exercicios me ajudou muito, mas não consegui resolver a quastão 10.

    Responder
    1. Thieres Machado

      Rose,

      que bom que gostou dos exercícios, fico feliz também por ter te ajudado. Sobre a questão, já respondi em um comentário logo abaixo clique aqui dê uma olhada que vai entender. Se ainda ficar com dúvida, comente.

      Abração! :-)

      Responder
  91. mateus

    achei legal seu saite suas atividades extras forão boas para eu testar meu nivel de conhecimento, obrigado

    Responder
    1. Thieres Machado

      Mateus,

      obrigado pela visita! Que bom que o blog está sendo útil para você. Visite sempre que precisar!
      Um abraço! :-)

      Responder
  92. ESTHER SILVA

    Olá , Thieres Machado o Sr me ajudou muito amanhã tenho prova e essas dicas me ajudaram muito e as atividades exercitaram meu cérebro e consegui entender melhor muito obrigado !

    Responder
    1. Thieres Machado

      Esther,

      que bom que ajudou! Obrigado pela visita e excelente prova!

      Responder
    1. Thieres Machado

      Flávio,

      Na décima questão, basta você lembrar uma propriedade de potências que diz: “todo número (diferente de zero) elevado a zero é igual a um”. Veja que as chaves estão envolvendo toda expressão e estão elevadas a zero, portanto não importa o valor encontrado entre as chaves, pois vai ficar elevado a zero e todo número elevado a zero é igual a um.
      Essa questão é uma pegadinha! :-)

      Bem, caso ainda tenha dúvidas, fique a vontade para comentar.

      Tenha um bom estudo!

      Responder
  93. Suellen Bento

    Não consegui responder a quinta, a oitava e décima questão, Me ajuda? Onde estou errando?Me esclareçam por favor =/

    Responder
    1. Thieres Machado

      Suellen,

      veja abaixo que respondi sua dúvidas, caso ainda resta alguma comente.

      Abraço.

      Responder
  94. Suellen Bento

    Fiquei com muita dúvida na quinta questão
    Olha só como eu fiz:

    [(36)² +(15)²]+ raiz quadrada de 196

    R [(1296)+(225)] +13 como este resultado vai dar a letra a? onde eu errei????
    1521+13= 1534

    Ha! são ótimas as questões!!

    Responder
    1. Thieres Machado

      Suellen,

      na quinta questão, a operação antes da raiz quadradra é divisão e não soma.

      Na oitava questão é o seguinte: dois vezes doze menos algum número, isso tudo dividido por três tem que ser igual a 5.
      Logo, esse algum número só pode ser 9, pois 24 (2×12) menos algum número é igual a 15 e 15 dividido por 3 é 5.

      Veja: (2×12 – N) : 3 = 5, o N é o número apagado, N é 9.

      Na décima questão, basta você lembrar uma propriedade de potências que diz: “todo número elevado a zero é igual a um”. Veja que as chaves estão envolvendo toda expressão e estão elevadas a zero, portanto não importa o valor encontrado entre as chaves, pois vai ficar elevado a zero e todo número elevado a zero é igual a um.
      Essa questão é uma pegadinha! :-)

      Bem, caso ainda tenha dúvidas, fique a vontade para comentar.

      Obrigado pelos elogios e bom estudo.

      Responder
      1. Suellen Bento

        Bom dia profº Thieres Machado!

        Obrigado pelas as informações, adorei também a pegadinha da décima questão rsrsrs, como não me toquei? rs muito fácil.

        Porém não conseguir resolver a quinta questão, não entendi muito bem onde eu errei =/.

        Assim profº te agradeço muito, eu estou estudando arduamente, me preparando bastante pra prestar vestibular, e concursos públicos, e achei um material na internet (matemática para concursos públicos)
        estou seguindo ele, é muita coisa pra estudar, mas estou bem empenhada comecei estudar essa semana, e separei as matérias tudo certinho, só que nesse material só tem o apontamento do assunto, ou seja, não tem exercícios, e matemática, a gente só aprende exercitando-as.

        Sou da BA, tenho 16 anos, ano passado eu prestei vestibular para matemática na (Uneb) e passei em 2º lugar, porém fiz mesmo por fazer, pois não pretendo ser profª, apesar de admirá-los muito, Hoje em dia essa área não esta sendo bem remunerada, pelo contrário =/.

        E coloquei na minha cabeça, que só tem uma coisa que pode mudar minha vida pra melhor, que é só estudar, estudar e estudar…

        Vim pra SP no início deste ano e estou desposta, estudo manhã, tarde e noite. Se em meio aos meus estudos surgirem dúvidas será que o senhor poderia me ajudar?

        Obrigado pela atenção!

        Responder
        1. Thieres Machado

          Suellen,

          parabéns pelo seu esforço em breve será recompensada. De fato, concordo com você, ser prof. não é fácil, mas lembre-se que não existe profissão melhor e sim o melhor profissional. Hoje tenho outra visão da profissão e estou investindo nessa visão, um novo caminho.

          Sobre a 5ª questão, volto a repetir, você está trocando o sinal de divisão antes da raiz quadrada pelo sinal de soma, verifique!

          Obrigado por compartilhar um pouco de sua história aqui, estou honrado. :-)

          Sobre suas dúvidas, pode sim comentar que na medida do possível, isto é, do tempo disponível, poderei lhe ajudar.

          Lembre-se: “As pessoas não falham, elas desistem”.

          Sucesso sempre!

          Responder
    2. Náila Andrade

      Olá,boa tarde!!

      Voce errou na parte da raiz quadrada, Não é a raiz quadrada de 196 e sim da de 169. Deveria ficar assim a expressão: [[(36)²+(15)²] dividido pela a raiz quadrada de 169 [1296+225] dividido pela a raiz quadrada de 169 1521 dividido pela raiz quadrada de 169 que é(13) igual a 117!

      Responder

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