Exercícios de Expressões Numéricas

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Os exercícios propostos nesta aula fazem parte de uma série que estou iniciando no blog sobre o conteúdo básico de Matemática que você deve procurar aprender para estar mais bem preparado na hora de disputar uma vaga em algum concurso.

Esta série trata dos assuntos que geralmente são abordados no sexto ano do ensino fundamental (antiga 5ª série).

Alguns exemplos: números naturais, operações básicas, fatoração, mdc, mmc, frações, números decimais, sistema métrico decimal, porcentagem, razões, proporções, etc.

Se você observar nos editais de concursos, onde a Matemática aparece, algumas bancas nomeiam este conteúdo (e outros) como raciocínio lógico, também comumente denominado como aritmética pelas bancas de concursos militares.

Enfim, nomes a parte, o importante é saber que o conteúdo acima é o que mais aparece em concursos de modo geral.

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Teremos material teórico e prático (exercícios). O material você encontrará catalogado em Arquivo.

Grande parte dos exercícios foram selecionados de bancas organizadoras de concursos que cedem o material, então vamos dar todos os créditos a estas, pois ao cederem o material, estão nos ajudando em muito.

Os créditos são informados logo no início da questão.

Não sabe como se resolve uma expressão numérica? Clique no link abaixo.

Vídeoaula resolvendo expressões numéricas

Como se resolve uma expressão numérica?

Enunciados das Questões

1. O valor da expressão 3 + 5 x 2 – 4 : 2 é:

a) 6

b)8

c) 11

d) 14

2. Um número natural é expresso por 9 + ( 21 – 15 ).2. Qual é o valor do sucessor desse número?

a) 30

b) 22

c) 18

d) 0

3. Efetuando 43 + 34 – 92 encontramos:

a) 6

b) 64

c) 36

d) 32

e) 22

4. Efetuando os cálculos da expressão

( ( 5 + 3 ) × 12 ) ÷ ( ( 5 – 3 ) × 4 ) , resulta

a) 6

b) 8

c) 12

d) 16

e) 24

5. O resultado da expressão abaixo é igual a

clip_image008

a) 117

b) 91

c) 97

d) 9

e) 13

6. Laura tinha 50 reais. Gastou 20 reais com lanche, e metade do que sobrou gastou no cinema. Qual expressão abaixo indica a quantia que ela gastou no cinema?

a) 50 – 20 : 2

b) 50 – 20 – 10

c) 50 – ( 20 : 2 )

d) ( 50 – 20 ) : 2

7. Em um escritório, há 3 caixas, cada uma contendo 5 blocos para anotações. Se 6 blocos forem utilizados, quantos blocos sobrarão?

a) 2

b) 5

c) 7

d) 9

e) 10

8.(OBMEP) Margarida viu no quadro-negro algumas anotações da aula anterior, um pouco apagadas, conforme mostra a figura. Qual é o número que foi apagado?

image

a) 9     b) 10       c) 12       d) 13         e) 15

9.(CMB) Um feirante comprou 15 “quilos (kg) de alho para vender em pacotes de 150 gramas (g). A final do dia, ele tinha vendido a metade dos pacotes. Dentre as opções abaixo, a única que apresenta a sequência de operações que determina a quantidade de pacotes que restaram ao final do dia é:

a) [(15.100) : 150] : 2

b) [(15:100) : 150] . 2

c) [(15:1000) . 150] : 2

d) [(15:1000) : 150] : 2

e) [(15.1000) : 150] : 2

10. Qual o valor da expressão abaixo?

\displaystyle {{\left\{ {{2}^{6}}\times {{\left[ \sqrt{1024}:{{\left( {{5}^{3}}+37\times 3-283 \right)}^{2}} \right]}^{3}} \right\}}^{0}}

a) 101

b) 86

c) 7

d) 3

e) 1

Veja mais exercícios em

Exercícios expressões numéricas – parte 2

Ainda tem alguma dúvida? Quer fazer a sugestão de algum tópico? Quer fazer algum comentário?

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Gabarito: 1.c 2.b 3.b 4.c 5.a 6.d 7.d 8.a 9.e 10.e

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Sobre o Autor

autor-70x70 Thieres Machado é Professor em cursos preparatórios para diversos concursos. Autor do e-book Raciocínio Lógico Quantitativo para concursos com 40 questões resolvidas passo a passo. Continue lendo aqui.


Comentários

  • Tamile disse:

    Professor,gostei muito da sua aula,Pois tirei muitas duvidas que eu estava.Abraço.

  • Alexandre Garcia disse:

    Obrigado por disponibilizar os exercícios. Foi bom pra dar uma relembrada e se preparar para o vestibular.

    • Thieres Machado disse:

      Alexandre,
      ficamos felizes em saber que o conteúdo do blog está te ajudando. Continue a visitar o blog e comentar sempre que precisar, ok? Abraço.

  • hercules disse:

    Muito bom eu vou a prova amanhã e estas questões me ajudaram bastante obg msm viu

  • marliene disse:

    Professor vc é exelente!

  • QUELMA disse:

    INFELIZMENTE
    NAO ACHO A RESPOSTA NUMERO 10..CONSEGUIR ACERTAR A MAIORIA DOS EXERCICIOS MAIS A 10 E UM TERROR

  • paulo cezar disse:

    professor resolvi me escrever para o concurso publico para bombeiro. me matriculei no curso maxx, pois era o único horário que tinha, e ao chegar ao local descobri que a minha vaga tinha dado a outra pessoa. e ainda tinham me vendido uma apostila de 100.00 reais. aí contratei um explicadora que também me deixou na mão. estou tão desanimado, só não vou parar por que já paguei a matricula. é verdade que estou um pouca esquecido do que aprendi, porém tenho 19 anos que não estudo. se puder me dar uma super ajuda sobre raciocínio lógico agradeço. porém se não puder, vou entender pois você é o quarto que peso ajuda. desde já fico grato.
    att; paulo cezar.

    • Thieres Machado disse:

      Paulo Cezar,
      realmente compreendo sua situação, não fácil e nunca será. Mas, continue a perseverar, insista e não desista. Não sei da sua base em Matemática, por aqui é complicado, mas como tem 19 anos que não estuda, presumo que precisa se dedicar com mais tempo de estudo até a prova. Qualquer dúvida que você tiver em relação aos artigos do blog, fique a vontade pra comentar.

      Sucesso.

  • elen diane disse:

    muito bom, bastante esclarecedor!!

  • Everton disse:

    Como se resolve a questão 1? Da maneira que eu fiz parece que está errado, mas não sei onde.

    3 + 5 x 2 – 4 : 2
    8 x 2 – 4 : 2
    16 – 4 : 2
    12 : 2
    6

  • Maiky disse:

    Professor queria saber a solução para as questões 8 e 9 se puder me ajudar agradeço!

  • GEDSON DE MATTOS SILVA disse:

    Na questão 9 professor, toda vez que elevamos um número ao expoente zero, meu valor final sempre será 1; estou certo?

    • Thieres Machado disse:

      Gedson,

      você se refere a questão 10, certo?

      Todo número real (caso não tenha estudado números reais ainda, fique tranquilo) diferente de zero que esteja elevado a zero é igual a um. A questão 10 não passa de um pegadinha.

      Abraço.

  • suelen disse:

    Olá adorei as explicações. Estou estudando para o ENEM e tenho uma grande duvida sobre um calculo e gostaria de sua ajuda
    “conteúdo editado” obrigado se der de me ajudar e enviar pelo meu email agradeço imensamente grande abraço

    • Thieres Machado disse:

      Suelen,

      não resolvemos questões enviadas. Mas caso tenha alguma dúvida sobre algum artigo do blog, fique a vontade para comentar.

      Abraço.

  • mauricio disse:

    não consegui fazer a 10 se puder me ajude

  • Luan disse:

    02/ 9+(21-15)*2
    9+(6)*2
    9+6*2
    9+12= 21
    Na minha analise foi assim professor a 2° questão. Esta correto?!!!

    • Thieres Machado disse:

      Luan,

      por acaso você entendeu a pergunta?

      Veja que o enunciado deseja saber o sucessor do número dado pela expressão, cujo valor é 21. Exatamente o que você encontrou, está correto!

      Então o sucessor de 21 é … 22.

      Se ainda tiver dúvidas, comente.
      Abraço.

  • samuel anjos disse:

    ola professor tenho uma duvida muito grande, estou me preparando para o concurso fuzileiro naval 2014. E me surgio uma duvida sabe eu estou estudando bastante e comprei algumas apostilas e tal mas quando olhei provas anteriores notei que o enunciado esta cada vez mais confuso das provas da marinha então minha duvida e qual a melhor maneira de interpretar o enunciado das questões das provas da marinha (fuzileiro naval) qual a melhor maneira de estudar a fim de não haver surpresas?
    desde já obrigado.

    • Thieres Machado disse:

      Samuel,

      em primeiro lugar, tem que saber o conteúdo envolvido em cada questão, não há como fugir disso. Em segundo lugar, realizar bastante exercícios começar pelos básicos (bem fáceis pra fixar a teoria) e avançar até chegar nas questões de provas anteriores.

      Um outro fator importante também é saber fazer prova, isto é, controlar o nervosismo, ansiedade, começar pelas questões mais fáceis, saber “chutar” quando tiver fazer, entre outros. Pois, existe uma diferença entre saber a matéria e saber fazer prova.

      Com nove anos lecionado para concursos diversos, já observei candidatos que mal sabiam 50% do programa serem aprovados e outros que dominavam mais de 80%, não conseguiram. A diferença entre estes dois grupos é o fator “saber fazer prova”.

      Bem, considerando que a maioria dos estudantes brasileiros passam pela escola sem de fato aprenderem a estudar (não estou dizendo que é o seu caso) normalmente quando vão se preparar para algum concurso em que de fato devem estudar, isto é, praticar a ação de estudar, sentem muita dificuldade no início. Tudo é tão complicado, mais isso é normal.

      Com treino, prática (como no esporte) e tempo de preparação você com certeza obterá êxito, mas lembre-se é preciso persistência pra chegar lá, tenha foco!

      Sugiro que leia os seguintes artigos do blog, eles vão te ajudar a entender melhor essa situação:

      Você não precisa ser um gênio para aprender Matemática
      Como montar um programa de estudo eficaz em Matemática

      Se ainda tiver alguma dúvida, fique a vontade para perguntar.
      Sucesso!

  • felipe paixao embu das artes disse:

    Professor vc é exelente!OBRIGADO

  • Fera nos Estudos disse:

    Olá , ainda não tenho o modulo da minha escola :c , então tô supeeeeeeeeer preocupada com matemática , mais o senhor me ajudou muito , muuuuuuuuuuito obrigada , um abraço tudo de Bom bjs :D

  • Fernanda Morais disse:

    Professor boa tarde. Na questão 5 a primeira coisa ser resolvida e a raíz quadrada?

  • Fernanda Morais disse:

    Olá professor. Minha duvida foi exclarecida. Muito obrigada pela atenção. Qualque dúvida volto aqui rs.

  • Bárbara disse:

    3 + 5 x 2 – 4 : 2 =
    3 + 5 x 2 – 2 =
    3 + 10 – 2 =
    13 – 2 =
    11
    c)11
    esta correta

  • Julio Cesar B V Porto disse:

    as explicações são muito boas

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