Exercícios de Expressões Numéricas

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Os exercícios propostos nesta aula fazem parte de uma série que estou iniciando no blog sobre o conteúdo básico de Matemática que você deve procurar aprender para estar mais bem preparado na hora de disputar uma vaga em algum concurso.

Esta série trata dos assuntos que geralmente são abordados no sexto ano do ensino fundamental (antiga 5ª série).

Alguns exemplos: números naturais, operações básicas, fatoração, mdc, mmc, frações, números decimais, sistema métrico decimal, porcentagem, razões, proporções, etc.

Se você observar nos editais de concursos, onde a Matemática aparece, algumas bancas nomeiam este conteúdo (e outros) como raciocínio lógico, também comumente denominado como aritmética pelas bancas de concursos militares.

Enfim, nomes a parte, o importante é saber que o conteúdo acima é o que mais aparece em concursos de modo geral.

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Teremos material teórico e prático (exercícios). O material você encontrará catalogado em Arquivo.

Grande parte dos exercícios foram selecionados de bancas organizadoras de concursos que cedem o material, então vamos dar todos os créditos a estas, pois ao cederem o material, estão nos ajudando em muito.

Os créditos são informados logo no início da questão.

Não sabe como se resolve uma expressão numérica? Clique no link abaixo.

Vídeoaula resolvendo expressões numéricas

Como se resolve uma expressão numérica?

Enunciados das Questões

1. O valor da expressão 3 + 5 x 2 – 4 : 2 é:

a) 6

b)8

c) 11

d) 14

2. Um número natural é expresso por 9 + ( 21 – 15 ).2. Qual é o valor do sucessor desse número?

a) 30

b) 22

c) 18

d) 0

3. Efetuando 43 + 34 – 92 encontramos:

a) 6

b) 64

c) 36

d) 32

e) 22

4. Efetuando os cálculos da expressão

( ( 5 + 3 ) × 12 ) ÷ ( ( 5 – 3 ) × 4 ) , resulta

a) 6

b) 8

c) 12

d) 16

e) 24

5. O resultado da expressão abaixo é igual a

clip_image008

a) 117

b) 91

c) 97

d) 9

e) 13

6. Laura tinha 50 reais. Gastou 20 reais com lanche, e metade do que sobrou gastou no cinema. Qual expressão abaixo indica a quantia que ela gastou no cinema?

a) 50 – 20 : 2

b) 50 – 20 – 10

c) 50 – ( 20 : 2 )

d) ( 50 – 20 ) : 2

7. Em um escritório, há 3 caixas, cada uma contendo 5 blocos para anotações. Se 6 blocos forem utilizados, quantos blocos sobrarão?

a) 2

b) 5

c) 7

d) 9

e) 10

8.(OBMEP) Margarida viu no quadro-negro algumas anotações da aula anterior, um pouco apagadas, conforme mostra a figura. Qual é o número que foi apagado?

image

a) 9     b) 10       c) 12       d) 13         e) 15

9.(CMB) Um feirante comprou 15 “quilos (kg) de alho para vender em pacotes de 150 gramas (g). A final do dia, ele tinha vendido a metade dos pacotes. Dentre as opções abaixo, a única que apresenta a sequência de operações que determina a quantidade de pacotes que restaram ao final do dia é:

a) [(15.100) : 150] : 2

b) [(15:100) : 150] . 2

c) [(15:1000) . 150] : 2

d) [(15:1000) : 150] : 2

e) [(15.1000) : 150] : 2

10. Qual o valor da expressão abaixo?

\displaystyle {{\left\{ {{2}^{6}}\times {{\left[ \sqrt{1024}:{{\left( {{5}^{3}}+37\times 3-283 \right)}^{2}} \right]}^{3}} \right\}}^{0}}

a) 101

b) 86

c) 7

d) 3

e) 1

Veja mais exercícios em

Exercícios expressões numéricas – parte 2

Ainda tem alguma dúvida? Quer fazer a sugestão de algum tópico? Quer fazer algum comentário?

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Gabarito: 1.c 2.b 3.b 4.c 5.a 6.d 7.d 8.a 9.e 10.e

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Sobre o Autor

autor-70x70 Thieres Machado é Professor em cursos preparatórios para diversos concursos. Autor do e-book Raciocínio Lógico Quantitativo para concursos com 40 questões resolvidas passo a passo. Continue lendo aqui.


Comentários

  • stefany divina disse:

    prof a primeira so esta dando 6

    • Thieres Machado disse:

      Refaça os cálculos Stefany e tenha atenção na ordem das operações. Mas, veja nos comentários que essa questão já foi resolvida. Abraço.

    • ´Hermanyo disse:

      Stefany, lembre-se da regrinha:

      3+5.2-4:2 (Veja que tem multiplicação e divisão.

      REGRA: Resolver a multiplicação e divisão na ordem que se seguem (na posição).

      3+5.2-4:2 Então multiplicação primeiro; 5.2 = 10

      3+10-4:2 Agora divisão primeiro. 4:2 = 2

      3+10-2 Agora resolve na posição. 3+10 = 13

      13-2 = 11 Então só gabarita no C :)

  • dionatha disse:

    Eu só não soube responder a questão 10.
    Tinha como você me ensina responder essa questão passo a passo?
    Obrigado.

    • Thieres Machado disse:

      Dionatha, leia os comentários já respondemos essa questão. Abraço.

    • Lucas dos Santos disse:

      Professor, pelos comentários a questão 10 ficou clara que qualquer número diferente de zero elevado a 0 é 1. Porém não consegui resolver o problema até chegar ao número que seria elevado a 0 para que eu chegasse nessa conclusão. Nos comentários não tem a resolução passo a passo somente fala da pegadinha. Peço gentilmente que a resolva. Minha dúvida é quanto aos números dentro do parêntese elevados ao quadrado. Encontrei o nº 2209 nos parênteses e me perdi quando tive que dividir a raiz de 1024 que é 32 por 2209. Me ajude!

      • Thieres Machado disse:

        Lucas, preste atenção no seguinte: todo número real (diferente de 0) elevado a 0 será igual a 1. Então, não é necessário calcular nada, pois não importa o número que vai resultar dentro dos parênteses ou das chaves, no final ele estará elevado a zero e aí você já sabe o resultado. A “pegadinha” da questão é justamente essa, a maioria tenta calcular e não observa que está tudo elevado a 0, por isso não necessidade de realizar cálculos. Abraço.

        • Lucas dos Santos disse:

          Entendo.
          Suponhamos, que essa expressão não esteja elevada a 0, sendo assim seria possível realizar o cálculo dela? Digo, é possível resolver essa expressão? Porque minha grande aflição é de não ter conseguido resolver essa expressão independentemente de ser elevada a 0 ou não.
          Enfim, em todas as questões eu soube responder, fiz cálculo por cálculo até chegar no resultado e na questão 10 não obtive sucesso. Só me esclareça isso por favor.

          • Thieres Machado disse:

            Querido Lucas, mesmo sendo uma expressão não elevada a zero como você supõe é possível sim calcular. Os números foram colocados de forma aleatória, sem pensar muito. Pode dar um valor muito grande ou muito pequeno, mas isso não interessa. Aliás, nem sei quanto dá e não perderei tempo calculando e aconselho o mesmo a você. Mas se quiser, sugiro fazer uso de uma calculadora.

            E se você quer saber se isso cai em provas de concursos, nunca vi, a não ser no caso elevado a zero. Atualmente, poucos são os concursos que exigem cálculos astronômicos, são poucos os colégios militares cobram algo trabalhoso (como exemplo), mas as questões são bem elaborados para tal finalidade e sempre há uma simplicação que pode ser feita. Atualmente, os concursos trabalham mais interpretação e aplicações, é claro que tem que saber calcular, pelo menos o básico.

            E pra finalizar, se você conseguiu resolver todas até a número 9, parabéns! É isso aí. Continue em frente. Já viu a parte 2 do artigo? Abraço.

            • Lucas dos Santos disse:

              É uma conta diferente das outras pois envolve números decimais e foi aí que parei. Bom professor Thieres muito obrigado pela atenção. Não, ainda não vi a parte 2, mas pretendo ver, pois estou dedicado a aprender matemática e para isso tenho que praticar muito e estou me esforçando para isso. Abraços :)

    • juju disse:

      é 1 pois todo o expoente que for 0 é igual a 1

  • MARIA EDUARDA GOMES OLIVEIRA disse:

    A questão 1 não seria letra A:6?

  • Dulce disse:

    Boa noite,

    Gostaria de receber material do assunto Raciocinio Lógico. As questões são com conectivos, equivalência lógica, diagrama lógico, enfim assuntos referentes a esse tipo de Raciocinio lógico. Tenho muita dificuldade de resolver questões que dizem respeito a esses assuntos. Se o senhor puder enviar exercicios explicativo ficarei muito grata.

    Obrigada

  • gabriele disse:

    eu não consegui entender a questão 8. :\

  • carol disse:

    ameiii me explicou muito tenho prova muito obrigada pela ajuda tirei 10

  • francileide disse:

    Muito obrigado me ajudou bastante com meu filho tirou todas as dúvidas que ele tinha.

    • Thieres Machado disse:

      Francileide, bom saber que estamos ajudando pais e filhos, melhor ainda é saber que estão estudando juntos, assim a aprendizagem de seu filho será melhor. Grande abraço e sucesso.

  • Rodrigo disse:

    Talvez as palavras não possam expressar como estou imensamente grato. Posso afirmar-lhe que pela primeira vez em minha vida, estou realmente aprendendo e gostando de matemática. Mais uma vez deixo-lhe os meus mais sinceros e profundos agradecimentos. Um grande abraço!

    • Thieres Machado disse:

      Rodrigo, agradecemos suas palavras de coração. Nosso trabalho aqui é de fato esse mesmo, contribuir para que aqueles com dificuldade possam esclarecer suas dúvidas, aprender, reaprender e praticar. Seu comentário nos incentiva a continuar firme em nosso trabalho. Obrigado e sucesso sempre!

  • Liriel Remígío disse:

    Muito bom aprende bastante com essas explições.

  • Marcelo disse:

    A questão 2,não seria 21 ?
    9+(21-15).2=
    9+6.2=
    9+12=21

    • Thieres Machado disse:

      Marcelo, leia a questão novamente. Atente para a pergunta. Abraço.

      • sthefanie danielle disse:

        muito obrigado foi bastante útil essa tele-aula eu agradeço de coração pela ajuda que vocês mim deram eu na última prova tirei 0,0 queria dessa vez me esforçar amanhã tem a recuperação quero está bem craque na aula do professor de matemática, mais uma vez muito obrigado esse vídeo ajudou muito é ele era bem fácil, que bom que tem o youtube, se não fosse ele amanhã na recuperação eu estaria ferrada……

        • Thieres Machado disse:

          Sthefanie, desejamos sucesso na prova. Continue firme no estudo, tenha persistência que você vai conseguir. Muito obrigado pelo comentário. Abraço.

    • marcio disse:

      Marcelo meu querido, a questão pede para que você descubra o sucessor da resposta. Como a resposta da questão é 21, seu sucessor é 22, alternativa B. Parabéns por ter acertado a questão.

    • MARIA INES DOS SANTOS DESCHAMPS disse:

      a pergunta é: o sucessor dele.resposta 22.atente a questão.

    • Fernanda disse:

      Marcelo,é o antecessor do 21, ou seja,que vem depois dele = 22

    • ´Hermanyo disse:

      Marcelo, sim. Mas você esqueceu de ler o restante do enunciado que dizia “Qual o sucessor” ou seja, o sucessor de 21 é 22. :D

  • Talita disse:

    professor muito bom obrigado

  • Leandro Canfield disse:

    Muito obrigado pela materia, ajudou muito nos estudos com o meu filho.

  • william disse:

    Muito bom esses exercícios apesar de eu ter quebrado minha cabeça na decima questão agora vou partir pra segunda lista pois vou fazer prova quarta feira tenho de estar craque no assunto….
    professor se vc tiver assunto de frações,potenciação e radiciação produtos notáveis mande pra mim to precisando treinar muito obrigado… Seus exercícios me ajudou bastante *__* :D

  • kaylane disse:

    agora eu entendi

  • claudete disse:

    valeu, estou amando as aulas e sua metodologia . essas questões me ajudaram muito..obrigada

  • maisa disse:

    nunca vi pessoas tão esperta como vocês pode mandar mais que eu aceito ;0 uuuuu :0 ;) =) =)

  • maisa disse:

    obrigadaaaa vai ser bommm em treee melhorei bastante

  • juliana disse:

    To estudando isto no 5 serie e acho bem dificil

  • Maryanne disse:

    Obg,terei prova amanhã e a sua aula e as suas questões mim ajudaram a tirar as minhas dúvidas.Obg msm!!

  • Tamile disse:

    Professor,gostei muito da sua aula,Pois tirei muitas duvidas que eu estava.Abraço.

  • Alexandre Garcia disse:

    Obrigado por disponibilizar os exercícios. Foi bom pra dar uma relembrada e se preparar para o vestibular.

  • hercules disse:

    Muito bom eu vou a prova amanhã e estas questões me ajudaram bastante obg msm viu

  • marliene disse:

    Professor vc é exelente!

  • QUELMA disse:

    INFELIZMENTE
    NAO ACHO A RESPOSTA NUMERO 10..CONSEGUIR ACERTAR A MAIORIA DOS EXERCICIOS MAIS A 10 E UM TERROR

  • paulo cezar disse:

    professor resolvi me escrever para o concurso publico para bombeiro. me matriculei no curso maxx, pois era o único horário que tinha, e ao chegar ao local descobri que a minha vaga tinha dado a outra pessoa. e ainda tinham me vendido uma apostila de 100.00 reais. aí contratei um explicadora que também me deixou na mão. estou tão desanimado, só não vou parar por que já paguei a matricula. é verdade que estou um pouca esquecido do que aprendi, porém tenho 19 anos que não estudo. se puder me dar uma super ajuda sobre raciocínio lógico agradeço. porém se não puder, vou entender pois você é o quarto que peso ajuda. desde já fico grato.
    att; paulo cezar.

    • Thieres Machado disse:

      Paulo Cezar,
      realmente compreendo sua situação, não fácil e nunca será. Mas, continue a perseverar, insista e não desista. Não sei da sua base em Matemática, por aqui é complicado, mas como tem 19 anos que não estuda, presumo que precisa se dedicar com mais tempo de estudo até a prova. Qualquer dúvida que você tiver em relação aos artigos do blog, fique a vontade pra comentar.

      Sucesso.

  • elen diane disse:

    muito bom, bastante esclarecedor!!

  • Everton disse:

    Como se resolve a questão 1? Da maneira que eu fiz parece que está errado, mas não sei onde.

    3 + 5 x 2 – 4 : 2
    8 x 2 – 4 : 2
    16 – 4 : 2
    12 : 2
    6

  • Maiky disse:

    Professor queria saber a solução para as questões 8 e 9 se puder me ajudar agradeço!

  • GEDSON DE MATTOS SILVA disse:

    Na questão 9 professor, toda vez que elevamos um número ao expoente zero, meu valor final sempre será 1; estou certo?

    • Thieres Machado disse:

      Gedson,

      você se refere a questão 10, certo?

      Todo número real (caso não tenha estudado números reais ainda, fique tranquilo) diferente de zero que esteja elevado a zero é igual a um. A questão 10 não passa de um pegadinha.

      Abraço.

  • suelen disse:

    Olá adorei as explicações. Estou estudando para o ENEM e tenho uma grande duvida sobre um calculo e gostaria de sua ajuda
    “conteúdo editado” obrigado se der de me ajudar e enviar pelo meu email agradeço imensamente grande abraço

    • Thieres Machado disse:

      Suelen,

      não resolvemos questões enviadas. Mas caso tenha alguma dúvida sobre algum artigo do blog, fique a vontade para comentar.

      Abraço.

  • mauricio disse:

    não consegui fazer a 10 se puder me ajude

  • Luan disse:

    02/ 9+(21-15)*2
    9+(6)*2
    9+6*2
    9+12= 21
    Na minha analise foi assim professor a 2° questão. Esta correto?!!!

    • Thieres Machado disse:

      Luan,

      por acaso você entendeu a pergunta?

      Veja que o enunciado deseja saber o sucessor do número dado pela expressão, cujo valor é 21. Exatamente o que você encontrou, está correto!

      Então o sucessor de 21 é … 22.

      Se ainda tiver dúvidas, comente.
      Abraço.

  • samuel anjos disse:

    ola professor tenho uma duvida muito grande, estou me preparando para o concurso fuzileiro naval 2014. E me surgio uma duvida sabe eu estou estudando bastante e comprei algumas apostilas e tal mas quando olhei provas anteriores notei que o enunciado esta cada vez mais confuso das provas da marinha então minha duvida e qual a melhor maneira de interpretar o enunciado das questões das provas da marinha (fuzileiro naval) qual a melhor maneira de estudar a fim de não haver surpresas?
    desde já obrigado.

    • Thieres Machado disse:

      Samuel,

      em primeiro lugar, tem que saber o conteúdo envolvido em cada questão, não há como fugir disso. Em segundo lugar, realizar bastante exercícios começar pelos básicos (bem fáceis pra fixar a teoria) e avançar até chegar nas questões de provas anteriores.

      Um outro fator importante também é saber fazer prova, isto é, controlar o nervosismo, ansiedade, começar pelas questões mais fáceis, saber “chutar” quando tiver fazer, entre outros. Pois, existe uma diferença entre saber a matéria e saber fazer prova.

      Com nove anos lecionado para concursos diversos, já observei candidatos que mal sabiam 50% do programa serem aprovados e outros que dominavam mais de 80%, não conseguiram. A diferença entre estes dois grupos é o fator “saber fazer prova”.

      Bem, considerando que a maioria dos estudantes brasileiros passam pela escola sem de fato aprenderem a estudar (não estou dizendo que é o seu caso) normalmente quando vão se preparar para algum concurso em que de fato devem estudar, isto é, praticar a ação de estudar, sentem muita dificuldade no início. Tudo é tão complicado, mais isso é normal.

      Com treino, prática (como no esporte) e tempo de preparação você com certeza obterá êxito, mas lembre-se é preciso persistência pra chegar lá, tenha foco!

      Sugiro que leia os seguintes artigos do blog, eles vão te ajudar a entender melhor essa situação:

      Você não precisa ser um gênio para aprender Matemática
      Como montar um programa de estudo eficaz em Matemática

      Se ainda tiver alguma dúvida, fique a vontade para perguntar.
      Sucesso!

  • felipe paixao embu das artes disse:

    Professor vc é exelente!OBRIGADO

  • Fera nos Estudos disse:

    Olá , ainda não tenho o modulo da minha escola :c , então tô supeeeeeeeeer preocupada com matemática , mais o senhor me ajudou muito , muuuuuuuuuuito obrigada , um abraço tudo de Bom bjs :D

  • Fernanda Morais disse:

    Professor boa tarde. Na questão 5 a primeira coisa ser resolvida e a raíz quadrada?

  • Fernanda Morais disse:

    Olá professor. Minha duvida foi exclarecida. Muito obrigada pela atenção. Qualque dúvida volto aqui rs.

  • Bárbara disse:

    3 + 5 x 2 – 4 : 2 =
    3 + 5 x 2 – 2 =
    3 + 10 – 2 =
    13 – 2 =
    11
    c)11
    esta correta

  • Julio Cesar B V Porto disse:

    as explicações são muito boas

  • Fernanda Morais disse:

    Olá professor, boa tarde. Tenho muita dificuldade na hora de montar a expressão, mas a minha dúvida maior é: por que os números dentro dos parênteses são divididos por 150?

    • Thieres Machado disse:

      Fernanda,

      essa dificuldade será superada com a prática, comece por exercícios mais simples.

      Se for a questão 9 que você se refere, os números entre parênteses representam a quantidade total de gramas (15.1000) e como precisamos saber a quantidade de pacotes, como cada um pesa 150g, dividimos o total por 150. Isto é, 15000 dividido por 150.

      Veja uma explicação mais detalhada AQUI

      Se ainda tiver dúvida, comente!

  • Christian disse:

    Gostei bastante dos exercicios, parabens pelo blog, por gentileza vc poderia me explicar a questão 9 eu tive dificuldade em entender a resolução, na verdade eu me perdi na questão não consegui interpreta-la corretamente.
    desde já eu agradeço pela grande ajuda que vc tem dado a nos concurseiros e
    desejo a vc muito sucesso pela frente.
    Que vc venha alcançar seus objetivos.

    • Thieres Machado disse:

      Christian,

      obrigado pelo seu tempo e elogios ao nosso trabalho.

      Quanto a questão 9, temos o seguinte:
      1kg = 1000g.
      primeiro observe que 15kg = 15.1000 = 15000g (gramas) cada pacote tem 150g, então

      15000 : 150 = 100 pacotes. E a para encontrar a metade disso basta dividir por 2.

      Agora, vamos escrever utilizando a simbologia para expressões numéricas.

      1º) Total em gramas = 15.1000
      2º) Quantidade pacotes = (15.1000) : 150, isto é, pegamos o total em gramas e dividimos pelo peso que cada pacote deve ter.
      3º) Como deseja saber o que restou e o que restou é a metade basta dividir por 2, o valor anterior.
      [(15.1000) : 150] : 2, colocamos o colchetes, pois devemos obter do resultado anterior.

      Repare que o uso dos parênteses e colchetes é essencial para mostrar a prioridade nas operações, sem eles a ordem das operações muda totalmente.

      Espero que tenha esclarecido, mas se ainda tiver dúvida, comete.

      Abraço.

  • Grasiele disse:

    Me ajudou bastante. Preciso de ajuda para resolver a seguinte questão:

    “conteúdo editado”

  • marcella disse:

    Oi adorei as questões consegui fazer algumas sozinha e acertei com base nos comentários . Parabéns pelo trabalho. :)

  • victor disse:

    achei desculpa

  • victor disse:

    tem gabarito ?

  • Samuel disse:

    Não consegui resolver a questão 8, poderia me explicar ?

    • Thieres Machado disse:

      Samuel,

      descreva exatamente o que você não entendeu na questão, assim poderei te ajudar.

      Abraço.

    • marcella disse:

      Eu também n entendi essa questão 8. a como eu faço pra ter esse numero
      Q esta apagado?

      • Thieres Machado disse:

        Marcella,

        veja que o quê está no quadro negro é uma expressão numérica com um número apagado. Seria o seguinte:

        [(2 x 12) - #] : 3 = 5

        “dois vezes doze, menos algum número (#). Este resultado dividido por três tem que ser igual a cinco.”

        Faça testes, isto é, substitua o “apagado” (#) por um(uns) número(s). Faça as operações e veja se é igual a 5.

        É bem simples. Como se fosse um equação do primeiro grau? Onde o que está apagado pode ser chamado de x.
        Se ainda tiver dúvidas comente.
        Abraço.

  • Nivaldo disse:

    Olá Thieres eu estou em duvida sobre essas questão vc póderia me responder por favor: calcular o valor de “conteúdo editado por não estar de acordo com a política do blog.”

    • Thieres Machado disse:

      Nivaldo,

      não resolvemos questões enviadas. Esperamos que compreenda.

      Obrigado pela visita, dúvidas sobre os artigos e seus conteúdos e só comentar.

  • Doranilde siqueira disse:

    Adorei visitar este site pois precisava fazer uma atividade,e foi com vocês que conseguir resolver meu problema.muito obrigada.

    • Thieres Machado disse:

      Doranilde,

      esse é o objetivo do blog, contribuir para que pessoas como você tenham acesso a conteúdo que venha a fazer diferença, ajudar na conquista de seus objetivos.

      Agradecemos seu comentário, ele é muito importante para nós, pois nos dá a orientação necessária para prosseguir em nosso trabalho.

      Sempre que precisar visite o blog.
      Obrigado pelo seu tempo :-)

  • gledson disse:

    site eçelente professor,queria desde ja agradecer por esse rico conteudo e conhecimento que o senhor esta disponibilizando.
    voltei a estudar faz pouco tempo,tenho 23 anos e quero prestar concurso publico e quem sabe mais alem um concurso federal,esse material esta me ajudando muito continue assim professor!muito obrigado e tudo de bom!

    • Thieres Machado disse:

      Gledson,

      muito obrigado pelos elogios e parabéns pelo retorno. Seja fiel ao seu objetivo.

      Acompanhe o blog regularmente que sempre postamos novidades.

      Abraço.

  • Karin silva disse:

    Valeeeeeeu foi muito boa os seus exercícios

  • gabriel disse:

    nao entendi a 2 ela esta errada?

  • danielle disse:

    Não Entende a 1) 3 +5 x 2 – 4 :2

  • taylor disse:

    eu fiquem em duvida na questao 2 ou eu errei ou vc errou

    • Thieres Machado disse:

      Taylor,

      a questão está correta. Leia com atenção novamente e refaça, caso ainda tenha ficado com dúvida, veja este comentário aqui, onde resolvo a questão.

      Abraço.

      • tailyy disse:

        eu queria fazer uma prova mas toda vez que faço me da um braço o que tenho que fazer como não zerar mais eu estudo muito quando vou fazer mas da branco !!!!!1

        • Thieres Machado disse:

          Tailyy,

          assim fica um poco complicado pra eu lhe dar uma orientação, pois há poucos detalhes sobre o que está acontecendo de fato com você na hora da prova, já que disse que estuda bastante.

          O “branco” pode acontecer por diversos fatores: por pânico, por tensão, por programação mental (você mesmo esta se sabotando), ou pode ser algo mais específico (somente com Matemática?), etc.

          Algumas soluções: procure ficar calma na hora da prova, para isso se prepare bem com antecedência. Prepare-se mentalmente para não ter mais “branco”, para isso utilize as técnicas de programação neurolinguística (PNL).

          Realize também simulados em casa, procurar simular a situação de prova em casa, com tempo cronometrado e tudo mais. Pratique bastante de forma inteligente e tenha certeza de que conseguirá.

          Se quiser ainda comentar algo, fique a vontade.
          Abraço.

  • jessica disse:

    professor nao conseguir resolver essa questão 10 pode resolver para mim?

  • juliano disse:

    Quando os parênteses estão juntos : (2+4)(5+6) sem indicação de sinal de + ou de -,significa uma multiplicação?

    • Thieres Machado disse:

      Juliano,

      geralmente sim. Para assuntos relacionados ao ensino fundamental e médio é costuma-se omitir o símbolo de multiplicação, para o caso de sua pergunta.
      (2 + 4).(5 + 6) ou (2 + 4)x(5 + 6) ou
      (2 + 4)(5 + 6) “subtende-se que é uma multiplicação.”

      Abraço.

  • Adriana disse:

    Tive q ajudar meu filho do 6 ano e como ja não lembrava de tudo recorri a suas explicações,no final,consegui tirar as dúvidas dele,obrigada.Suas explicações foram importantes para q isso pudesse acontecer.

    • Thieres Machado disse:

      Adriana,

      muito obrigado por compartilhar sua experiência que teve com o conteúdo do blog. Isso nos incentiva a criar mais material de qualidade, inovar!

      Agradecemos pelo seu tempo e sucesso para você e seu filho.

  • jonathan disse:

    como você sabe tanto

  • Rafaela Scatolin disse:

    Olá Thieres,

    “Conteúdo editado por não estar de acordo com a política do blog.”

    Obrigado.

  • Rivanildo xavier de souza disse:

    a matéria e excelente só conheci o site hoje mas nuca e tarde quando se tem um objetivo parabéns

    • Thieres Machado disse:

      Rivanildo,

      obrigado pelos elogios. É isso aí, para o infinito e além! Continue acompanhando o blog que em breve teremos novidades.

      Tudo de Bom! :-)

  • claudia disse:

    não consigo resolver:
    “conteúdo editado, pois não está de acordo com a política do blog”
    Grata

    • Thieres Machado disse:

      Cláudia,

      não resolvemos questões enviadas, pois não dispomos de tempo. Caso tenha dúvidas sobre os artigos do blog, fique a vontade para perguntar.

      Abraço.

  • isa disse:

    professor , bom dia
    quero parabeniza-lo pelo site e agradecer pois tem me ajudado muito,
    espero que continue com esta iniciativa tão inspiradora realmente aprender matemáica aqui ficou muito mais fácil
    parabéns.

    • Thieres Machado disse:

      Isa,

      muito obrigado pelos elogios. Seu comentário nos engrandece e nos inspira a continuar nosso trabalho, obrigado! Tenha certeza que continuaremos, há vários projetos em andamento que vão tornar o blog ainda melhor, ajudando mais as pessoas. Acompanhe o blog que em breve teremos novidades.

      Um abraço e tudo de bom! :-)

  • Lucas Marins disse:

    Boa noite professor ! Será q com esses exercícios eu consigo uma boa base do assunto para fazer a prova do senai?

    • Thieres Machado disse:

      Lucas,

      não sei qual é o conteúdo para a prova do senai. Verifique isso. Procure por provas anteriores. Com certeza aqui no blog deve ter muito material para esta prova.

      Abraço.

  • patricia kasumi koga disse:

    kkkkkkkk, o resultado dentro das chaves na questão 10 é enorme……esta pegadinha me pegou também….muito boa!!!!!!

  • Gislane disse:

    Eu empaquei na 8! Adorei todas as outras…

  • Ana Beatriz disse:

    PROFESSOR THIERES,AGORA EU ENTENDI PQ EU NAO CONSEGUIA FAZER A QUINTA QUESTAO.SEUS PROBLEMAS SAO OTIMOS!

  • Talyanne disse:

    Boa tarde!
    Gostaria que você verificasse a resposta da segunda questão, pois, a mesma tem como resultado 21 e não há esse resultado.

  • Mateus Pessini disse:

    Duvida na 10 =(

  • Ingrid de Paula Nascimento disse:

    Professor.
    As questões estão sendo de grande ajuda, então muito obrigada! (:
    Só não consegui entender a segunda, pode me explicar?
    Obrigada!

    • Thieres Machado disse:

      Ingrid,

      que bom que as questões estão sendo de grande ajuda, esse é o objetivo!

      Sobre a segunda questão o que você não entendeu, exatamente? Observe:

      Resolvendo a expressão 9 + ( 21 – 15 ).2 encontramos 21. Mas a questão pede o sucessor, ora o sucesso de 21 é 22. Certo?

      Explique sua dúvida com mais detalhes, caso ainda persista.

      Abraço.

  • Alisson disse:

    Fiz a questão 3

    3. Efetuando 43 + 34 – 92 encontramos:

    a) 6

    b) 64

    c) 36

    d) 32

    e) 22

    fiz a conta e deu 10, por favor onde errei que não encotrei nas alternativas, acho que você se equivocou, me mostre ai a alternativa verdadeira

  • daiana araujo disse:

    nossa amei suas explicações vou fazer concurso e tava sem saber o que fazer não lembrava mas desse assunto muito obrigado Deus te abençõe admiro seu trabalho.

    • Thieres Machado disse:

      Daiana,

      obrigado pelos elogios, ajudar é nosso objetivo e ficamos feliz por atingir este objetivo. Desejamos que você conquiste sua vaga no concurso.

      Obrigado pela visita e comentário. Sucesso. :-)

  • Solange disse:

    Professor acertei todas! Depois dos 30 anos resolvi estudar para concursos. Mas antes, tive que voltar as lições da quinta e sexta série do ensino fundamental. Não tive muita oportunidade de estudar, pois tinha que trabalhar. Mas sinto que a Matemática básica faz falta até mesmo em nossa vida profissional. Em outros tempos no exercício nº 10 eu pularia a questão. Agora já de cara, matei a charada! Agora eu sei que toda potência elevada a 0 é igual a 1! há!
    Viva os livros da sexta série! (Aqueles que a gente terminava o ano letivo sem ter aprendido nem a metade do conteúdo)… rsrs

    • Thieres Machado disse:

      Solange,

      estou torcendo pelo seu sucesso. Você não sabe a satisfação que tenho ao ler comentários como o seu. Que você sirva de exemplo para todos. Sempre é possível conquistar nossos objetivos.

      Sempre digo para os estudantes de concursos com dificuldades em Matemática que, em 90% dos casos, o problema está na base, aquela matéria do sexto ano.

      Siga em frente. Sucesso sempre!

      Abração. :-)

  • andressa disse:

    eu nao entendi 3 uestao d eu outro resutado

  • Larissa Souza disse:

    eu o deio matematica mas eu tenho que aprender eu resolvi a 7 questão e deu serto

  • Maria disse:

    Ola, não entendi a questão 2. pois eu resolvi e deu outro resultado.

    • Thieres Machado disse:

      Maria,

      pode explicar melhor sua dúvida?

      Repare que a questão pede o sucessor do número que é expresso pela expressão 9+(21-15).2, encontre o número resolvendo a expressão e depois veja qual é o seu sucessor.

      Qualquer dúvida, comente.

      Abraço.

  • Camilla disse:

    Olá primeiramente quero parabenizar o site tem exercícios muito bons mesmo.
    E em segundo lugar gostaria de uma ajudinha pra solucionar o problema número 10 porque eu realmente não consegui, resolvi tudo que estava dentro dos parênteses primeiro como dita a regra mais a segunda parte que é a de resolver oque esta dentro dos colchetes elevado ao cubo não consegui.
    Muito obrigada

    • Thieres Machado disse:

      Camilla,

      obrigado pelo elogio, que bom que gostou.

      Sobre a questão n° 10, ela é uma pegadinha :-), pois todo número (diferente de zero) elevado a zero é igual a um, então não importa o valor (desde que diferente de zero) que dê dentro das chaves, no final das operações vai estar elevado a zero.

      Qualquer dúvida, comente! Abração.

  • Sueli disse:

    Boa tarde,
    Por favor, tira uma dúvida minha, esta expressão existe ou houve erro de digitação?
    2a + 7b (para x = 3 e b = 1)

    • Thieres Machado disse:

      Sueli,

      a expressão existe, mas de acordo com o que você digitou, deveria ser a = 3 e não x = 3, pois não há x na expressão, caso fosse calcular seu valor numérico.

      Abraço.

  • Vanessa disse:

    Estou adorando! Parabéns!

  • Alexandre disse:

    Na questão 04 o resultado é 104, porém nenhuma das letras abaixo contem essa resposta. Pesquisei na internet essa mesma expressão e todos responderam com esse mesmo resultado 104.

    • Thieres Machado disse:

      Alexandre,

      vamos resolver a questão passo a passo:
      Primeiro resolvendo o que está dentro do parênteses (no sentido de dentro para fora).

      \displaystyle ((5+3)\times 12)\div ((5-3)\times 4)=
      \displaystyle (8\times 12)\div (2\times 4)=
      \displaystyle 96\div 8=12.

      Observe que temos o símbolo de uma divisão “no meio” e não soma, pois se fosse soma, de fato o resultado seria 104. A resposta correta é 12.
      Espero ter esclarecido sua dúvida, se ainda persistir comente!

      Abraço.

  • victoria disse:

    Thieres,

    São ótimas questões.Obrigada,mesmo não me conhecendo.

  • victoria disse:

    alguns meios difíceis mas dá para resolver com facilidade

  • paulo disse:

    Obrigado, pela disponibilização deste material. Acertei todas as questões.
    Amo a matemática.

  • Mariana disse:

    Bom dia , estou dando aulas de matemática no 7 ,9 e 2 ano , estava precisando de material , pois tem pouco tempo que lecciono , vi seus exercícios e resolvi pedir sua ajuda. Aguardo retorno
    Obrigada

    • Thieres Machado disse:

      Mariana,

      caso tenha dúvida em alguma questão ou outro artigo do blog é só comentar.

      Obrigado pela visita e sucesso na carreira!

  • Rose disse:

    Adorei os exercicios me ajudou muito, mas não consegui resolver a quastão 10.

    • Thieres Machado disse:

      Rose,

      que bom que gostou dos exercícios, fico feliz também por ter te ajudado. Sobre a questão, já respondi em um comentário logo abaixo clique aqui dê uma olhada que vai entender. Se ainda ficar com dúvida, comente.

      Abração! :-)

  • mateus disse:

    achei legal seu saite suas atividades extras forão boas para eu testar meu nivel de conhecimento, obrigado

  • ESTHER SILVA disse:

    Olá , Thieres Machado o Sr me ajudou muito amanhã tenho prova e essas dicas me ajudaram muito e as atividades exercitaram meu cérebro e consegui entender melhor muito obrigado !

  • Flávio disse:

    ão conseguir reponder a décima?fiquei com muita dúvida.abçs.

    • Thieres Machado disse:

      Flávio,

      Na décima questão, basta você lembrar uma propriedade de potências que diz: “todo número (diferente de zero) elevado a zero é igual a um”. Veja que as chaves estão envolvendo toda expressão e estão elevadas a zero, portanto não importa o valor encontrado entre as chaves, pois vai ficar elevado a zero e todo número elevado a zero é igual a um.
      Essa questão é uma pegadinha! :-)

      Bem, caso ainda tenha dúvidas, fique a vontade para comentar.

      Tenha um bom estudo!

  • Suellen Bento disse:

    Não consegui responder a quinta, a oitava e décima questão, Me ajuda? Onde estou errando?Me esclareçam por favor =/

  • Suellen Bento disse:

    Fiquei com muita dúvida na quinta questão
    Olha só como eu fiz:

    [(36)² +(15)²]+ raiz quadrada de 196

    R [(1296)+(225)] +13 como este resultado vai dar a letra a? onde eu errei????
    1521+13= 1534

    Ha! são ótimas as questões!!

    • Thieres Machado disse:

      Suellen,

      na quinta questão, a operação antes da raiz quadradra é divisão e não soma.

      Na oitava questão é o seguinte: dois vezes doze menos algum número, isso tudo dividido por três tem que ser igual a 5.
      Logo, esse algum número só pode ser 9, pois 24 (2×12) menos algum número é igual a 15 e 15 dividido por 3 é 5.

      Veja: (2×12 – N) : 3 = 5, o N é o número apagado, N é 9.

      Na décima questão, basta você lembrar uma propriedade de potências que diz: “todo número elevado a zero é igual a um”. Veja que as chaves estão envolvendo toda expressão e estão elevadas a zero, portanto não importa o valor encontrado entre as chaves, pois vai ficar elevado a zero e todo número elevado a zero é igual a um.
      Essa questão é uma pegadinha! :-)

      Bem, caso ainda tenha dúvidas, fique a vontade para comentar.

      Obrigado pelos elogios e bom estudo.

      • Suellen Bento disse:

        Bom dia profº Thieres Machado!

        Obrigado pelas as informações, adorei também a pegadinha da décima questão rsrsrs, como não me toquei? rs muito fácil.

        Porém não conseguir resolver a quinta questão, não entendi muito bem onde eu errei =/.

        Assim profº te agradeço muito, eu estou estudando arduamente, me preparando bastante pra prestar vestibular, e concursos públicos, e achei um material na internet (matemática para concursos públicos)
        estou seguindo ele, é muita coisa pra estudar, mas estou bem empenhada comecei estudar essa semana, e separei as matérias tudo certinho, só que nesse material só tem o apontamento do assunto, ou seja, não tem exercícios, e matemática, a gente só aprende exercitando-as.

        Sou da BA, tenho 16 anos, ano passado eu prestei vestibular para matemática na (Uneb) e passei em 2º lugar, porém fiz mesmo por fazer, pois não pretendo ser profª, apesar de admirá-los muito, Hoje em dia essa área não esta sendo bem remunerada, pelo contrário =/.

        E coloquei na minha cabeça, que só tem uma coisa que pode mudar minha vida pra melhor, que é só estudar, estudar e estudar…

        Vim pra SP no início deste ano e estou desposta, estudo manhã, tarde e noite. Se em meio aos meus estudos surgirem dúvidas será que o senhor poderia me ajudar?

        Obrigado pela atenção!

        • Thieres Machado disse:

          Suellen,

          parabéns pelo seu esforço em breve será recompensada. De fato, concordo com você, ser prof. não é fácil, mas lembre-se que não existe profissão melhor e sim o melhor profissional. Hoje tenho outra visão da profissão e estou investindo nessa visão, um novo caminho.

          Sobre a 5ª questão, volto a repetir, você está trocando o sinal de divisão antes da raiz quadrada pelo sinal de soma, verifique!

          Obrigado por compartilhar um pouco de sua história aqui, estou honrado. :-)

          Sobre suas dúvidas, pode sim comentar que na medida do possível, isto é, do tempo disponível, poderei lhe ajudar.

          Lembre-se: “As pessoas não falham, elas desistem”.

          Sucesso sempre!

        • mariana disse:

          quero prova online

    • Náila Andrade disse:

      Olá,boa tarde!!

      Voce errou na parte da raiz quadrada, Não é a raiz quadrada de 196 e sim da de 169. Deveria ficar assim a expressão: [[(36)²+(15)²] dividido pela a raiz quadrada de 169 [1296+225] dividido pela a raiz quadrada de 169 1521 dividido pela raiz quadrada de 169 que é(13) igual a 117!

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