Exercícios de Noções de Conjuntos e Conjuntos Numéricos

2 Flares Facebook 2 Google+ 0 Twitter 0 2 Flares ×

Conjuntos, assunto que normalmente a maioria dos estudantes começa a estudar de forma estruturada a partir do ensino médio. Não que se estude antes, mas pouco se fala sobre a lógica dos conjuntos e sua importância desde o início, no fundamental.Neste artigo aproveite para saber um pouco mais e adquirir uma lista de exercícios gabaritada para praticar.

Desde já, aviso que neste artigo não aprofundaremos sobre o assunto, uma aula completa ou uma série de aulas ficará para uma próxima oportunidade, mas vamos mostrar o “caminho das pedras” para você ter condições de dar prosseguimento.

Um Pouco Sobre Conjuntos

Conjunto, acredito que a primeira ideia que se vem a cabeça é a de coleção. Coleção de objetos, pessoas, animaiss ou coisas de modo geral. Por isso, não vamos definir aqui o que é um conjunto, mas trabalharemos com a ideia exposta acima.

Exemplo: conjunto dos meses do ano.

Os objetos que formam o conjunto, no caso acima os meses do ano, são denominados elementos.

Como Representar Um Conjunto

Um conjunto pode ser representado de pelo menos três formas básicas: por extensão, por meio de uma propriedade e por diagrama (figuras).

Por extensão, enumeram-se os elementos, escrevendo-os entre chaves.

A = { janeiro, fevereiro, março, …, dezembro}

Conjunto A, é o conjuntos dos meses do ano.

Por meio de uma propriedade, tem-se uma propriedade que caracteriza os seus elementos.

B = { x | x é um número natural par }

O conjunto B, é o conjunto cujos elementos devem ser números naturais e pares.

Por diagrama, fazemos uso de figuras. Este modo de representar também é conhecido por diagrama de Venn.

image

Conjuntos Numéricos

No ensino fundamental, a maioria dos estudantes já desenvolve a teoria sobre os conjuntos numéricos começando pelo conjunto dos números naturais, inteiros, racionais e reais. Mas ainda existe um outro conjunto, o conjuntos dos números complexos.

Pesquise e Estude Mais …

Como descrito acima, vamos dar por encerrada esta breve introdução sobre conjuntos. É necessário que você ainda procure por mais, não falamos aqui sobre:

subconjuntos, operações entre conjuntos, tipos de conjuntos, problemas envolvendo conjuntos, os intervalos reais tão importante para o estudo das funções, enfim deixamos para um próximo artigo uma aula mais profunda sobre este assunto.

Se ficar com alguma dúvida em algum tópico, comente! :-)

Depois da Teoria …. a Prática!

Conforme mencionamos acima, depois de sua interação com a teoria sobre o assunto, é o momento de praticar, portanto utlize uma lista de exercícios básica com diversas questões de concursos anteriores e com gabarito que preparamos para você.

Para download clique aqui.

Veja exercícios resolvidos sobre conjuntos no artigo:

Exercícios sobre Noções de conjuntos

Desejo a você um bom estudo!

Gostou? Quer fazer algum cometário sobre a postagem ou a lista?

Então comente! :-)

Curso de Raciocínio Lógico para Concursos

Insira o seu email abaixo para receber o ebook!

Sobre o Autor

autor-70x70 Thieres Machado é Professor em cursos preparatórios para diversos concursos. Autor do e-book Raciocínio Lógico Quantitativo para concursos com 40 questões resolvidas passo a passo. Continue lendo aqui.


Comentários

  • Marlei Camara disse:

    Boa noite, tenho muita dificuldade na matemática, e confesso que admiro muito quem entende bem dela, estou no segundo ano do ensino médio, está dificultoso pra mim,e gostaria de saber se você poderia me ajudar em algumas questões?? Muito Obrigado

    • Thieres Machado disse:

      Marlei,
      qualquer dúvida sobre os artigos do blog, fique a vontade para comentar. Aqui, só não tiramos dúvidas de questões enviadas, pois não dispomos tempo para tal. Tenha força, mantenha o foco e persista! Você vai conseguir. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *