Como Montar um Programa de Estudo Eficaz em Matemática para Concursos

29 Flares Facebook 27 Google+ 2 Twitter 0 29 Flares ×

O título acima é uma pergunta comum entre muitos candidatos quando participam de algum concurso, cujo programa tem Matemática.

Neste artigo, iremos fornecer algumas informações básicas que você deve levar em conta na hora de montar seu próprio programa de estudo.

Começamos por dizer que esta pergunta não é tão fácil de responder, pois isso depende de cada um. Como assim, depende de cada um?

Bem, depende do que você sabe (domina) e o que não sabe (domina). Sugerimos que leia o artigo você não precisa ser um gênio para aprender Matemática, antes de prosseguir.

Vamos supor que você vá prestar um concurso, no edital o programa é voltado para a Matemática do ensino médio.

Nesse contexto, é necessário saber somente a Matemática do ensino médio, certo? Depende!

Verificando o Conteúdo a Ser Estudado verificar conteudo

Vamos lá! Nesse suposto programa de concurso tem, por exemplo, equações exponenciais. Para aprender e dominar todas as propriedades e ter “sacadas” neste assunto antes, porém, é necessário conhecer e dominar as propriedades de potências, assunto estudado de início lá no ensino fundamental, sexto ano para ser mais preciso.

Entendeu a ideia da situação? Veja, mesmo um programa que aborda somente temas do ensino médio, é necessário ter embasamento nos assuntos do fundamental. Isso por que em Matemática os temas são interligados, como se apresentassem pré-requisitos.

Muitos estudantes não conseguem perceber tal condição e acreditam que a dificuldade de aprendizagem está exatamente no conteúdo do ensino médio, claro que também pode existir, mas antes de verificar este ponto, precisamos ter conhecimento da base.

Aqui, estou me referindo ao estudante que aprendeu mal o conteúdo do fundamental. Caso você já tenha domínio do conteúdo básico, não se enquadra no exemplo, vá em frente e aprenda mais.

A pergunta que você poderia estar fazendo é a seguinte: como fazer esse diagnóstico do que sei e do que não sei?

Você pode procurar um professor para tal em um cursinho e pedir que ele analise para você o programa verificando quais são os requisitos.

Também pode começar a estudar e assim que perceber que tem dificuldade, se organizar e começar pelo básico. Perguntar também para um amigo que tem maior domínio do assunto pode ajudar.

De modo geral, estudantes procuram cursinhos para poder aprender novamente o assunto em questão e aqui temos um outro problema.

A carga horária para o curso é desenvolvida em cima do programa do edital e não sobre o que você não sabe.

Provavelmente, no curso, utilizando o exemplo citado acima o de equações exponenciais, o professor fará uma rápida revisão de potências e seguirá com foco no programa.

E você que não “manja” muito de potências ou não se lembra mais vai ter dificuldade em equação exponencial. Muitos estudantes de cursinhos desitem logo nos primeiros meses, pois ficam “meio que vendidos” em sala de aula com o pensamento girando e sem saber o que fazer.

O professor continua a aula, pois tem que cumprir o programa do edital e mais uma vez muitos passam a odiar a Matemática com todas as forças não percebendo que o problema teve origem na base e seria relativamente fácil resolver.

Foi mal ensinado ou na época você não deu a devida atenção ou não teve professor, enfim pode ser uma série de fatores que levam a este tipo de problema.

Um Possível Caminho para Te Ajudar

Não vamos apresentar aqui uma solução para este problema, mas algumas sugestões para tal, pois como descrito acima, cada caso é um caso distinto. Você é único, então sua dificuldade pode ser diferente do outro.

Entretanto, qualquer que seja o concurso que cai conteúdo de Matemática é necessário dominar o conteúdo do 6º ano (antiga 5º série). Este conteúdo é básico. É por aqui, que você pode começar, caso tenha grande dificuldade.

Abaixo relacionamos o conteúdo básico que você precisa para um bom desempenho em outros assuntos da Matemática, alguns deles, você vai encontrar aqui no blog seja a teoria, exercícios ou ambos.

Caso você queira realizar um rápido check up para verificar sua situação atual, tente fazer os exercícios dos seguintes artigos, na ordem em que são apresentados:

  1. Exercícios de expressões numéricas – parte 1.
  2. Exercícios de expressões numéricas – parte 2.
  3. Exercícios de expressões com frações.

Se você conseguiu fazer todos sem muita dificuldade é sinal de que está com um bom embasamento de Matemática para avançar nos conteúdos dos anos seguintes.

Para saber quais são os assuntos de Matemática mais cobrados em concursos, clique no link abaixo.

Assuntos de Matemática mais cobrados em concursos

Mas, caso sinta muita dificuldade, é necessário estudar o conteúdo de Matemática do 6º ano novamente, comece pelos assuntos relacionados acima.

Repare que esse programa é só uma pequena ajuda para você se auto avaliar, cada caso é um caso.

Considerações Finais

Desejamos que este artigo venha a lhe ajudar nessa caminhada. Que através dele sua percepção das dificuldades, caso existam, seja mais clara.

Lembre-se cada um tem suas próprias dificuldades e maneira de aprender, o artigo foi escrito com o intuito de chamar a atenção para a organização nos estudos e além do mais mostrar que você é melhor do que pensa, podendo superar os obstáculos.

Atenção para os seguintes tópicos:

  • Sempre leia o programa do concurso em questão, saiba o que vai cair na prova. Mesmo se matriculando em algum cursinho, leia o programa.
  • Percebeu que tem dificuldade em algum tema, procure antes aprender sobre os requisitos que o tema exige, isto é, ganhe embasamento para prosseguir.
  • Aprendizagem pode ser um processo lento, então pense com antecedência, alguns concursos são certos de ocorrerem de anos em anos, portanto organize-se assim fica mais fácil, sem correria.
  • Estudar Matemática não é como assistir novela, tem que ser proativo, tenha em mãos papel e lápis para praticar sempre, refaça os exemplos dados, comece por exercícios básicos, aprenda de forma gradual, vá no seu ritmo.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deseja comentar ou perguntar fique a vontade para fazer nos comentários abaixo, assim você enriquece o artigo. Compartilhe com seus amigos, pode ser que alguns deles estejam com dúvidas sobre este assunto.

Um abraço e até breve!

Curso de Raciocínio Lógico para Concursos

Insira o seu email abaixo para receber o ebook!

Sobre o Autor

autor-70x70 Thieres Machado é Professor em cursos preparatórios para diversos concursos. Autor do e-book Raciocínio Lógico Quantitativo para concursos com 40 questões resolvidas passo a passo. Continue lendo aqui.


Comentários

  • cassia disse:

    Eu fujo de qualquer concurso que cobra a tal “MATEMÁTICA” que para mim sempre foi um “BICHO PAPÃO” e não é que depois de conhecer seu blog, ver a matéria com bons olhos me deu vontade de encarar?
    Parabéns Thieres.Você é um ser ILUMINADO !
    Prometo que vou me dedicar nos estudos…
    Um grande abraço!

    • Thieres Machado disse:

      Cassia,

      realmente este seu comentário nos enche de alegria, muito obrigado! Não só por acompanhar nosso trabalho, mas também por ACREDITAR MAIS EM VOCÊ, essa é uma qualidade de vencedores!

      Continue, siga em frente e tenha certeza da vitória, mesmo que em momentos difíceis sua visão possa ficar embaçada, lembre-se do futuro promissor que te aguarda, tenha FOCO!

      Sucesso!

  • FLÁVIO MACHADO disse:

    THIERES VOU PRESTAR CONCURSO PARA BOMBEIRO E TENHO QUE ESTUDAR MATEMÁTICA.
    VOCÊ SABE QUAIS OS PRINCIPAIS TÓPICOS ABORDADOS NESTE TIPO DE CONCURSO?

    DESDE JÁ AGRADEÇO.

    • Thieres Machado disse:

      Flávio Machado,

      não sei lhe dizer exatamente. Isso varia de estado p/ estado. Procure por editais, provas anteriores para saber os assuntos, mas sempre tenha atenção ao edital do atual concurso, o conteúdo pode mudar. Geralmente, nos concursos para Bombeiro Militar (Soldado) é necessário ter o ensino médio, então todo conteúdo deste nível pode ser cobrado, mas sempre tenha atenção ao edital.

  • ricardo ferreira da silva disse:

    ola thieres tenho muitos poblemas em matematica nao consigo
    memorizar faco todos os poblemas que o professor passa mas no outro dia
    ja esqueco o que devo fazer

    • Thieres Machado disse:

      Ricardo,

      não entendi muito bem qual é a sua dúvida. Por favor, detalhe mais qual é a sua situação. De fato, você não tem que ficar memorizando problemas, pois são muitos e acredito que seja impossível memorizar todos.

      Em primeiro lugar você tem que procurar aprender o conteúdo de fato, compreendê-lo sob todos os ângulos. Saber quais as propriedades envolvidas em tal assunto e além do mais ter o embasamento necessário para desenvolvê-lo.

      Procure sempre tirar suas dúvidas com o professor, caso esteja na escola. Desse modo, fica difícil saber como te ajudar, pois podem ser uma série de fatores externos influenciando na sua aprendizagem, procure verificar isso.

      Dúvidas é só comentar. Um abração e sucesso.

  • patrick disse:

    Gostaria de agradecer e parabenizar pela inciativa epelo resultado dos artigos
    Concerteza tem auxiliado e ajudado muitas pessoas

    • Thieres Machado disse:

      Patrick,

      muito obrigado pelo seu comentário e tempo disponível. Sim, acreditamos que tem ajudado muita gente, pois muitos estão deixando seu comentário positivo sobre o material. Continuares firmes em nosso objetivo desenvolvendo conteúdo de qualidade que possa agregar valor a vida de muitas pessoas.

      Abração e sucesso.

  • Felipe disse:

    Thieres, desde já quero dizer, que vc é um grande profissional, e suas dicas estão me sendo de grande utilidade, pois sempre me vi como péssimo em matemática, mas hoje vi que o que realmente aconteceu, foi a falta de atenção que tive no ensino fundamental! ;) mas muito obrigado mesmo,e espero absorver mas coisas boas com você!

    • Thieres Machado disse:

      Felipe,

      você é melhor do que pensa. As dificuldades fazem parte de nossa vida e nos ajudam a crescer mais e mais. Devemos sempre procurar analisar por que não obtemos tal objetivo pretendido, pois assim vamos descobrir aonde melhorar. Não há erro só resultados. Comece estudar pelo básico e avance para os mais complexos no seu ritmo, mas sempre em frente.

      Nós é que agradecemos pela sua visita e por acreditar em nosso trabalho disponibilizando seu precioso tempo. Obrigado Felipe pelo seu comentário, tenha certeza que ele nos impulsiona a continuar bravamente nosso trabalho.

      Qualquer dúvida nos artigos do blog, fique a vontade para comentar.
      Grande Abraço e Sucesso.

  • Pablo Calheiros de Freitas disse:

    Thieres, boa noite. O material disponibilizado de lógica está muito bom. Bem didático, criteriosamente elaborado e de fácil entendimento. Pessoas como você contribuem para o aumento da estatística de alunos que alcançam sucesso através do estudo. Parabéns.

    Pablo Calheiros de Freitas
    Graduando em Engenharia Civil – UFRN

    • Thieres Machado disse:

      Pablo,

      muito obrigado pelos elogios. Tenha certeza que seu comentário reforça em muito nossa busca por oferecer material de qualidade e gratuito para que diversos estudantes sejam ajudados a atingir o objetivo.

      Continue acompanhando o blog, pois em breve teremos novidades.

      Obrigado pela visita e cometário!
      Grande Abraço e Sucesso.

  • oliverio disse:

    mande mais assuntos de mmatematica poi estou min preparando para o concurso da Alepe obrigado.

    • Thieres Machado disse:

      Oliverio,

      visite o arquivo do blog, lá você vai encontrar todos os artigos separados por categoria. Para receber sempre nossas publicações, se inscreve logo acima na barra lateral à esquerda.

      Continue acompanhando o blog. Valeu pela visita.

  • Tam disse:

    muito otimo !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *