Questões de Matemática Resolvidas do Concurso para os Correios

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Neste artigo, logo abaixo, você vai encontrar mais um série de questões de Matemática resolvidas do concurso para os Correios.

Concurseiro que deseja ser aprovado, precisa praticar bastante e com antecedência. Não pode ficar esperando sair o edital para depois iniciar os estudos, o tempo até a realização da prova é muito pouco.

Procure ler as questões até você entender de fato o que se pede, e só depois procure resolver sem olhar as resoluções.

Caso ainda sim sinta dificuldade, verifique as resoluções e siga as instruções no texto referentes as indicações de diversos artigos, fazendo isso vai melhorar em muito sua aprendizagem.

Seguindo o mesmo modelo da primeira parte, a numeração das questões é a mesma da prova original.

As questões, fazem parte da seguinte prova:

Cargo: agente dos correios – Atividade 2: carteiro – caderno 21 verde – concurso público nível médio – tarde.

Continue lendo para saber mais sobre:

  • As questões resolvidas
  • O conteúdo de cada questão
  • O conteúdo necessário para resolver cada questão
  • As soluções das questões

Enunciados das Questões de Matemática para os Correios

Texto para as questões 26 e 27

Em 2/3/2011, Steve Jobs, executivo-chefe da Apple, apresentou em São Francisco o iPad2, o segundo modelo do seu tablet iPad. Lançado em abril de 2010, o iPad tornou-se o mais bem-sucedido produto eletrônico de consumo da história, com 14,8 milhões de unidades vendidas em apenas um ano. Entre as inovações presentes no iPad2, destaca-se a redução de sua espessura, que passou de 13,4 mm para 8,8 mm. O impacto do lançamento do iPad2 fez que as ações da Apple na Nasdaq, a bolsa de tecnologia de Nova York, subissem 1% no dia do lançamento, tendo alcançado 352 dólares.

26. De acordo com as informações do texto, a espessura do iPad2, em relação à espessura do iPad lançado em 2010, foi reduzida em

A) mais de 1/4 e menos de 1/3.
B) mais de 1/3 e menos de 1/2.
C) mais de 1/2.
D) menos de 1/5.
E) mais de 1/5 e menos de 1/4.

27. Se em 1.º/3/2011, 1 dólar valia R$ 1,64, então, nessa data, de acordo com o texto, uma ação da Apple valia

A) mais de R$ 500,00 e menos de R$ 600,00.
B) mais de R$ 600,00 e menos de R$ 700,00.
C) mais de R$ 700,00 e menos de R$ 800,00.
D) mais de R$ 800,00.
E) menos de R$ 500,00.

Texto para as questões de 28 a 30

O piso de uma sala retangular, medindo 3,52 m × 4,16 m, será revestido com ladrilhos quadrados, de mesma dimensão, inteiros, de forma que não fique espaço vazio entre ladrilhos vizinhos. Os ladrilhos serão escolhidos de modo que tenham a maior dimensão possível.

28. Na situação apresentada, o lado do ladrilho deverá medir

A) mais de 30 cm.
B) menos de 15 cm.
C) mais de 15 cm e menos de 20 cm.
D) mais de 20 cm e menos de 25 cm.
E) mais de 25 cm e menos de 30 cm.

29. Se, para assentar os ladrilhos, são utilizados 2 kg de argamassa por m2 e se a argamassa é vendida em sacos de 3 kg, então a quantidade necessária de sacos de argamassa para completar o serviço é igual a

A) 9.
B) 10.
C) 6.
D) 7.
E) 8.

30. Suponha que a despesa com mão de obra e materiais necessários para assentar os ladrilhos tenha sido orçada em R$ 1.000,00 o m2 e que o proprietário da sala disponha de apenas R$ 10.000,00. Nesse caso, o proprietário poderá obter o montante necessário aplicando o capital disponível à taxa de juros simples de 8% ao mês durante

A) 6 meses.
B) 7 meses.
C) 8 meses.
D) 4 meses.
E) 5 meses.

Soluções das Questões

Questão 26.

Primeiro, observamos que 13,4 – 8,8 = 4,6. Isto é, a diferença entre as espessuras do iPad e iPad2 é de 4,6 mm.

Então, a espessura do iPad2 foi reduzida em 4,6 mm em relação a espessura do iPad. Agora, vejamos o seguinte:

1/4 de 13,4 mm = 1/4 x (13,4) = (13,4)/4 = 3,35 mm, ou seja,

1/4 de 13,4 mm = 3,35 mm e 4,6 mm é maior do que 3,35 mm (1/4 de 13,4 mm).

Continuando …

1/3 de 13,4 mm = (13,4)/3 = 4,4666… e 4,6 mm é maior do que 4,4666… mm (1/3 de 13,4 mm).

1/2 de 13,4 mm = (13,4)/2 = 6,7 e 4,6 mm é menor do que 6,7 mm (1/2 de 13,4 mm).

1/5 de 13,4 mm = (13,4)/5 = 2,18 e 4,6 mm é maior do que 2,18 mm (1/5 de 13,4 mm).

Portanto, concluímos que

4,6 mm é maior do que 1/3 de 13,4 mm e 4,6 é menor do que 1/2 de 13,4 mm.

Logo, a espessura do iPad2, em relação à espessura do iPad lançado em 2010, foi reduzida em mais de 1/3 e menos de 1/2.

Questão 27.

O texto nos diz que em 2/3/2011 uma ação da Apple estava 352 doláres com aumento de 1%. Vamos então, calcular seu preço em 1/3/2011. Bastando diminuir 1% do valor atual.

Se você tem dificuldade com cálculo de porcentagem, estude o seguinte artigo antes:

Porcentagem: como calcular

Preço (1/3/2011) = 352 – (1% de 352) = 352 – 3,52 = 348,48 dólares.

Como neste dia (1/3/2011) 1 dólar valia R$ 1,64, temos que

348,48 x 1,64 = 571,5072.

Logo, 348,48 dólares equivalem a aproximadamente 571, 51 reais e uma ação da Apple valia mais de R$ 500,00 e menos de R$ 600,00.

Questão 28.

De acordo com o enunciado – o piso será revestido com ladrilhos quadrados, de mesma dimensão, inteiros, de forma que não fique espaço vazio entre ladrilhos vizinhos – e ainda os ladrilhos devem ter a maior dimensão possível.

Repare nas palavras: mesma dimensão, inteiros, maior dimensão.

Concluímos, portanto, que existe uma medida inteira para o lado do ladrilho que dividide exatamente as dimensões do piso da sala, isto é, existe um mesmo número inteiro que dividirá exatamente 3,52 m e 4,16 m sem deixar sobra alguma.

Mas como encontrar esse número inteiro a partir de outros decimais (3,52 e 4,16)?

Ora, repare que a medida do lado do ladrilho deve ser dada em centímetros (cm). Veja as alternativas!

Utilizando o sistema métrico decimal, vamos converter metros para centímetros:

3,52 m = 352 cm e 4,16 m = 416 cm.

Agora, para encontrar esse número inteiro, que divide extamente as dimensões do piso e deve ser o maior possível, usaremos o conceito de máximo divisor comum (mdc).

Calculado o mdc (352,416) vamos obter tal medida. Para determinar o mdc, vamos utilizar o método das divisões sucessivas (“jogo da velha”) ou algorítmo de Euclides.

Para saber sobre este método clique em: mdc – divisões sucessivas.

Veja o cálculo:

mdc divisoes sucessivas

Temos que o mdc (352,416) = 32. Logo, 32 é o maior número inteiro que divide exatamente 352 e 416.

Portanto, a medida do lado do ladrilho quadrado deve ser de 32 cm para que as condições do enunciado sejam satisfeitas.

Questão 29.

As informações do enunciado são as seguintes:

Para assentar 1 m2 de ladrilhos, precisamos de 2 kg de argamassa.

1 saco de argamassa pesa 3 kg.

O problema pede o total de sacos necessários para completar o serviço. De acordo com as informações dadas precisamos saber a medida da área total onde serão assentados os ladrilhos.

Sobre Cálculo de áreas, baixe nossa Apostila de Geometria Plana para Concursos.

Área total = 3,52 x 4,16 = 14,6432 m2.

Se gastamos para cada 1 m2 de ladrilho o total de 2 kg de argamassa, então para 14,6432 m2 de ladrilho, serão gastos:

2 x 14,6432 = 29,2864 kg de argamassa.

Agora, 1 saco de argamassa tem 3 kg, então vamos precisar de 10 sacos. Veja:

3 x 10 = 30 kg que é maior do que  29,2864 kg.

Uma quantidade menor do que 10 sacos não seria suficiente, por exemplo, 9 sacos.

9 x 3 = 27 kg que é menor do que 29,2864 kg, logo faltará argamassa para completar o serviço.

Portanto, serão necessários 10 sacos de argamassa para completar o serviço.

Questão 30.

Antes de resolver esta questão, caso você tenha muita dificuldade em juros simples, clique nos link abaixo para estudá-lo antes.

Juros Simples

Já sabemos a medida da área total = 14,6432 m2.

Então, o montante necessário será de

montante = 1000 x 14,6432 = 14643,2 reais. Já que a despesa para 1 m2 é de R$ 1000,00.

Do enunciado, temos as seguintes informações:

Capital (C) = 10000 ( disponível).

Taxa de juros (i) = 8% = 8/100 = 0,08.

Montante (M) = 14643,2.

O problema deseja saber o tempo t de aplicação. Vamos utilizar a expressão que nos fornece o montante M no sistema de juros simples.

M = C.(1 + i.t)

14643,2 = 10000.(1 + 0,08.t), então

(14643,2)/(10000) = 1 + 0,08t, então

1,46432 – 1 = 0,08t e daí

0,08t = 0,46432, logo t = (0,46432)/(0,08) e t = 5,804 meses.

Observação: de acordo com o gabarito oficial, esta questão foi anulada. Veja que não há alternativa correta.

Considerações Finais

Terminamos mais uma série de questões comentadas. Essa é a segunda parte da prova de Matemática dos Correios 2011. Para ver a primeira parte, clique no link abaixo.

Questões comentadas Correios – parte 1

Embora dominar todo o conteúdo do programa seja necessário, mas não é o suficiente. Deve ter ficado claro para você a necessidade de praticar com questões anteriores.

De que adianta muita teoria sem conseguir interpretar as questões da prova? Essa habilidade vem com a prática de diversos exercícios e questões anteriores.

Continue firme em seu objetivo, tenha foco!

Sobre as resoluções acima, você tem algo a dizer?

Fique a vontade para comentar.

Um Grande Abraço.

Curso de Raciocínio Lógico para Concursos

Insira o seu email abaixo para receber o ebook!

Sobre o Autor

autor-70x70 Thieres Machado é Professor em cursos preparatórios para diversos concursos. Autor do e-book Raciocínio Lógico Quantitativo para concursos com 40 questões resolvidas passo a passo. Continue lendo aqui.


Comentários

  • Tânia disse:

    Vcs me ajudaram muito
    Obrigado, grande abraço.

  • Sebastião Vieira do Nascimento disse:

    Olá, Thieres Machado!

    Sou professor titular (por concurso) aposentado da Universidade Federal de Campina Grande-PB. Conheço muitos blogs de matemática que só publicam matemática pura, ou seja, aquela matemática bela mas sem aplicação na vida real. Gostei do problema do concurso dos correios. É esse o tipo de problemas que os professores do ensino fundamental deveria apresentar aos alunos, após ter ensinado MDC. Tenho um livro publicado na Editora Ciência Moderna sob o título: A Matemática do Ensino Fundamental e Médio Aplicada à Vida. Nele eu abordo muitos problemas que para resolvê-los é necessário aplicar o MMC ou o MDC.

    Atenciosamente

    Prof. Sebá

    • Thieres Machado disse:

      Prof. Sebá, também pensamos que a Matemática deve ser abordada de várias formas, principalmente mostrando sua aplicabilidade no dia a dia. Muito obrigado por seu comentário e indicação do livro. Sucesso!

  • VALDECI GOMES DE OLIVEIRA disse:

    Desejo receber o e-book grátis: Raciocínio Lógico Quantitativo para Concursos

  • wellington azevedo de oliveira disse:

    Professor Thieres,com sempre um belo trabalho.Você nem imagina o quanto sua página é importante para nós. Muito obrigado!

    • Thieres Machado disse:

      Wellington,
      muito obrigado pelo comentário. Muito bom saber disso, que o trabalho que desenvolvemos está ajudando quem precisa. Tudo de bom.

  • Eliane disse:

    Muito bom ter encontrado este site,ajuda bastante em provas de concursos.
    Obrigada professor Thieres.

    • Thieres Machado disse:

      Eliane,
      nós é que agradecemos sua visita e comentário. Dúvidas sobre os artigos do blog, fique a vontade pra comentar, ok? Sucesso sempre!

  • Brunna disse:

    Tem como você me ajudar nessa questão: “conteúdo editado”

    • Thieres Machado disse:

      Brunna,

      não resolvemos questões enviadas, mas caso tenha alguma dúvida em algum artigo do blog, fique a vontade para comentar. Esperamos que compreenda.
      Abraço.

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