Exercícios de Progressão Aritmética e Geométrica para Enem e Vestibular

5 Flares Facebook 5 Google+ 0 Twitter 0 5 Flares ×

Caro leitor, caro estudante, a busca por aprovação no vestibular ou ENEM é alcançada com dedicação aos estudos, mas isso não deve ser nenhuma novidade para você. A novidade é que preparamos mais uma lista de exercícios, formulada e resolvida pelo professor Rony Henrique.

Uma lista que vai lhe ajudar muito! A lista aborda o assunto de progressão aritmética e geométrica. Os exercícios são de alto nível para o vestibular e ENEM.

A lista contém questões das principais faculdades públicas do Estado do Rio de Janeiro, com 11 questões de nível excelente, resolvidas passo a passo.

Progressões no Vestibular, Enem e outros Concursos

Não adianta correr! Este assunto cai no ENEM e em muitos outros concursos por aí, sabe por que? Simples, tem uma aplicação vasta no nosso dia a dia e vou lhe dar um exemplo:

Os anos de eleições estão em progressão aritmética (PA), pois occorrem de 4 em 4 anos, veja

1993, 1997, 2001, …

Em progressões geométricas (PG), pode-se perceber sua aplicação, por exemplo, na Biologia. Suponha que tenhamos um colônia de bactéria que se desenvolve da seguinte maneira:

1º dia – 2 bactérias, 2º dia – 4 bactérias, 3º dia – 8 bactérias e assim por adiante.

Progressões e sequências também aparecem muito em concursos, onde se envolve o chamado raciocínio lógico. Tenha em mente que este assunto é comum aparecer em provas.

De uma forma ou de outra é bom que se saiba a definição de PA e PG, manipular as diversas propriedades que surgem da definição e trabalhar bastante na interpretação dos problemas para uma melhor aprendizagem.

Um Pouco Sobre PA e PG

No exemplo acima sobre PA, tem-se a seguinte sequência de números 1993, 1997, 2001, … uma PA é um sequência de termos, onde a diferença entre um termo e seu antecessor é sempre a mesma (constante). Essa diferença constante é chamada de razão.

2001 – 1997 = 1997 – 1993 = 4.

Na PA do exemplo, a razão é 4.

No exemplo sobre PG, temos a seguinte sequência 2, 4, 8, … uma PG é um sequência de termos onde o quociente entre um termo e seu antecessor é sempre o mesmo. Esse quociente constante é chamado de razão.

8/4 = 4/2 = 2.

Na PG do exemplo, a razão é 2.

Percebeu a diferença entre ambas as sequências? Sabendo isto, pode ter certeza que vai ficar muito mais fácil resolver os problemas.

Mais Algumas Dicas para Resolver a Lista:

1. Revise o conteúdo antes e procure iniciar pelas questões mais fáceis.

Estude a teoria relacionada a cada uma das sequências antes de sair desesperado tentando resolver as questões. Lembre-se: adquira o hábito de conhecer a base do assunto antes, veja as definições e propriedades que envolvem o assunto.

2. Só após tentar uma, duas, três, quatro, …, n vezes :-) verifique a resolução.

Acho que você entendeu o que quis dizer com o item 2, tente bastante antes de ver a resposta. Isso ajuda muito, faz rever o conteúdo, a forma como estamos a resolver o problema e acima de tudo melhora nossa análise sobre diversos pontos do conteúdo.

Conclusão

Sequências é um assunto que é cobrado em diversos concursos, então estude-o.

Aprenda melhor iniciando pela base do assunto, ou seja, teoria é importante. Entenda as definições e as propriedades antes de sair resolvendo exercícios.

Saiba que com dedicação somente não conseguirá obter êxito, saber se dedicar também faz parte do processo, então esteja sempre atento para o fato de sua dedicação estar ou não sendo produtiva.

Muitos estudantes se dedicam horas e mais horas de estudos e não rendem o esperado, uma grande quantidade de horas de estudo nem sempre quer dizer que você aprendeu mais.

Busque qualidade nos seus estudos, na sua aprendizagem!

Para obter o material clique aqui.

E caso ainda fique com dúvida, faça contato, estamos por perto!!!!!

Um abraço e bom estudo.

Curso de Raciocínio Lógico para Concursos

Insira o seu email abaixo para receber o ebook!

Sobre o Autor

autor-70x70 Thieres Machado é Professor em cursos preparatórios para diversos concursos. Autor do e-book Raciocínio Lógico Quantitativo para concursos com 40 questões resolvidas passo a passo. Continue lendo aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *